Informações preliminares sugerem que o super carro elétrico esportivo da BYD terá quatro motores com 240 kW (322 cv) cada
A BYD está confiante em sua capacidade de estabelecer sua marca premium como resultado de seu crescente sucesso em escala mundial. Além de revelar seu SUV elétrico off-road, o Yangwang U8, a gigante chinesa também revelou seu segundo veículo premium, o Yangwang U9, um super carro elétrico com 1300 cv.
Estes são os dois primeiros modelos lançados sob a submarca premium da BYD, Yangwang, e ambos fazem sua estreia na nova plataforma conhecida como e4.
Na cerimônia de lançamento, o presidente global da BYD, Wang Chuanfu, fez a seguinte declaração: “A marca Yangwang será a primeira a aplicar as tecnologias de ponta do grupo BYD e oferecer segurança, desempenho e experiência aos clientes, mesmo em condições extremas de direção”.
- Volkswagen T-Cross 2025 revoluciona o mercado: SUV mais vendido chega com faróis full-LED, motor turbo de 150 cv e tecnologia de ponta!
- Uma Harley Davidson dos anos 1950 foi descoberta por acaso, mas o verdadeiro prêmio surpreendeu ainda mais os sortudos
- Motor a água de 400 CV e 6.500 RPM já funciona: o fim dos combustíveis fósseis pode estar mais perto do que pensamos
- Novo carro da Chevrolet por R$ 60 mil? Mini SUV brasileiro é muito mais barato que Yaris Cross e promete abalar o mercado
A marca Yangwang vai utilizar a plataforma e4 em seu super carro elétrico, que se distingue pela propulsão independente de quatro motores elétricos e com fabricação em série na China. A plataforma e4 tem uma distância entre eixos variável e equipará futuros lançamentos da marca Yangwang.
Como cada motor tem seu próprio controle vetorial independente, os carros elétricos construídos com esse design têm a capacidade de ajustar a dinâmica das quatro rodas.
Usando seu motor elétrico altamente integrado e projetado internamente, os modelos construídos nesta plataforma são capazes de fazer uma volta completa de 360 graus em superfícies com boa tração, como o asfalto.
De acordo com o comunicado oficial, a BYD afirma que o veículo é capaz de acelerar de 0 a 100 quilômetros por hora em menos de 2 segundos. Isso o coloca em pé de igualdade com o Tesla Roadster!
Mesmo que a direção e os freios não funcionem corretamente, a plataforma e4 permite que o carro elétrico Yangwang U9 pare de 100 quilômetros por hora em menos de 40 metros. Isso é possível pela capacidade de saída de torque independente, que pode ser positiva ou negativa.
A BYD ainda não divulgou todas as especificações técnicas, mas informações preliminares sugerem que o veículo terá quatro motores, cada um com 240 kW (322 cv). Isso resultará em uma potência cumulativa de até 960 kW (1.300 cv).
O Yangwang U9 vem para ser um carro elétrico de alto desempenho que pretende competir em pé de igualdade com os modelos de alta performance oferecidos por outros fabricantes no mercado, como o modelo Roadster, da montadora de Elon Musk, que ainda não tem data de lançamento oficial.
Quando você leva em consideração o fato de que o U9 será muito mais leve que o U8, bem como o fato de que sua aerodinâmica será significativamente mais eficaz, é bem provável que estejamos falando de um dos super carros elétricos mais emocionantes atualmente no mercado.