Os alunos ficarão embarcados por 7 dias no Laboratório de Ensino Flutuante
Na próxima quinta-feira (9), terá início uma experiência única para os alunos do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Os estudantes ficarão embarcados até o dia 16 deste mês no navio-escola Ciências do Mar III, e poderão aproveitar a infraestrutura disponível para aprender sobre o ROV. Para isso, o Laboratório de Ensino Flutuante fará sua primeira viagem ao Espírito Santo.
Segundo A Gazeta, 14 estudantes da Ufes, um professor e um pós-doutorando embarcarão no navio-escola. O pós-doutorando irá conduzir um experimento de pesquisa com um robô submarino (ROV), e uma enfermeira do Departamento de Enfermagem da Universidade auxiliará os alunos com possíveis problemas de mal-estar gerados pelo balanço do mar.
O navio é compartilhado entre instituições de ensino da região Sudeste que oferecem cursos na área de Ciências do Mar
A viagem irá acontecer graças a um convênio firmado em novembro de 2022 entre a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), que administra o Ciências do Mar III. O navio-escola ficará em alto-mar até o dia 16 de março. No dia 19, ele será entregue para o Ifes de Piúma e, posteriormente, voltará para Niterói-RJ, onde fica sua base operacional.
-
Com R$ 3 bilhões e 540 hectares, megaprojeto nasce no RS para produzir 50 aeronaves anuais, abrigar centro de pesquisa, hangares, museu do avião a céu aberto e desenvolver o primeiro bimotor movido a etanol do mundo
-
Subsolo de uma igreja em MG produz cerveja há 130 anos ainda usando máquinas holandesas de 1907 e poucos sabem disso
-
China desafia limites e lança navio de luxo movido a gás natural com tecnologia 100% doméstica
-
Com mais de US$ 8 trilhões em investimentos, 140 países conectados e milhares de quilômetros de ferrovias, portos e gasodutos, este megaprojeto chinês é o maior plano de infraestrutura da história e promete redesenhar a economia mundial nas próximas décadas
O navio-escola é compartilhado entre instituições de ensino da região Sudeste que oferecem cursos na área de Ciências do Mar e integra o projeto LEF, em que mais três navios se encontram espalhados pelo litoral brasileiro. As quatro embarcações foram desenvolvidas pelo Ministério da Educação (MEC) através do Programa de Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPGMAR).
A viagem no navio-escola permitirá que os estudantes da Ufes conheçam os equipamentos mencionados em aulas teóricas
O professor do Departamento de Oceanografia da Ufes Agnaldo Silva Martins, responsável pelo programa didático da disciplina Embarque Supervisionado, afirma que o Ciências do Mar III é uma importante aquisição para a infraestrutura da Ufes.
“Os estudantes atualmente realizam essa experiência embarcada, mas em geral em embarcações nem sempre em condições ideais para o aprendizado. Agora, poderemos ministrar uma aula do curso no ambiente e utilizando os equipamentos que tanto mencionamos em aulas teóricas”, explica.
Além disso, ele conclui que “o objetivo deste navio não é pesquisa, mas ensino. As pesquisas podem e devem ocorrer porque o navio é equipado com instrumentos oceanográficos de última geração, que são os mesmos usados em pesquisas, mas a ideia do projeto é que os estudantes possam interagir com o navio e aprender o que geralmente não é possível em expedições onde eles vão ‘de carona’”.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.