1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Números gigantes da pecuária do Brasil: abate de bois, porcos e frangos dispara — e produção de ovos e leite alcança patamar histórico
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Números gigantes da pecuária do Brasil: abate de bois, porcos e frangos dispara — e produção de ovos e leite alcança patamar histórico

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 13/08/2025 às 20:54
pecuária
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O setor pecuário brasileiro registrou crescimento em várias frentes no segundo trimestre de 2025, com aumento no abate de animais, na produção de ovos e na aquisição de leite, segundo dados divulgados pelo IBGE.

O setor da pecuária encerrou o segundo trimestre de 2025 com resultados positivos em diversos segmentos. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo IBGE, o abate de bovinos, suínos e frangos apresentou crescimento tanto na comparação com o mesmo período de 2024 quanto em relação ao primeiro trimestre deste ano.

Além disso, houve aumento na produção de ovos e na aquisição de leite cru, reforçando o cenário de alta na produção agropecuária.

Avanço no abate de bovinos

O abate de bovinos totalizou 10,40 milhões de cabeças, alta de 3,3% frente ao segundo trimestre de 2024 e de 5,4% em relação aos primeiros três meses de 2025.

O volume de carcaça bovina chegou a 2,63 milhões de toneladas, representando crescimento de 1,0% em comparação anual e de 6,0% em relação ao trimestre anterior.

Esse desempenho mostra o fortalecimento da cadeia produtiva, apoiada pelo ritmo das inspeções sanitárias em âmbito municipal, estadual e federal.

Produção de suínos também avança

No mesmo período, o abate de suínos atingiu 14,87 milhões de cabeças.

O número significa um avanço de 1,6% em relação ao segundo trimestre de 2024 e de 3,8% frente ao primeiro trimestre deste ano.

O peso das carcaças alcançou 1,40 milhão de toneladas, o que representa alta de 4,7% na comparação anual e de 6,1% em relação aos três primeiros meses de 2025.

O mais importante é que esses dados confirmam a tendência de crescimento constante observada ao longo dos últimos trimestres.

Frango mantém ritmo estável

Em relação ao frango, foram abatidas 1,64 bilhão de cabeças no segundo trimestre de 2025.

O número representa alta de 1,1% em relação ao mesmo período de 2024 e estabilidade frente ao primeiro trimestre deste ano.

Já o peso total das carcaças foi de 3,56 milhões de toneladas, crescimento de 2,7% na comparação anual e de 2,4% em relação ao trimestre anterior.

Portanto, mesmo com estabilidade no volume abatido, houve ganho na produtividade.

Leite cru apresenta alta

A aquisição de leite cru somou 6,50 bilhões de litros no segundo trimestre de 2025. O resultado mostra um aumento expressivo de 9,3% frente ao mesmo período do ano anterior.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2025, o avanço foi de 0,1%.

O desempenho reforça a importância do setor lácteo dentro da produção agropecuária nacional, mantendo o abastecimento para a indústria e o consumo doméstico.

Couro cresce em um cenário misto

Os curtumes receberam 10,55 milhões de peças inteiras de couro cru bovino no segundo trimestre deste ano. O volume representa aumento de 2,6% em relação ao mesmo período de 2024.

No entanto, houve queda de 1,9% frente ao primeiro trimestre de 2025.

Os números são provenientes de unidades que processam pelo menos 5.000 peças por ano, conforme critérios da pesquisa do IBGE.

Produção de ovos segue em alta

A produção de ovos de galinha alcançou 1,22 bilhão de dúzias no segundo trimestre de 2025.

O número representa crescimento de 4,0% em relação ao segundo trimestre do ano passado e de 1,6% frente ao primeiro trimestre deste ano.

Além disso, o aumento confirma a consolidação do segmento como um dos mais estáveis e importantes para o abastecimento alimentar no país.

Sobre a pesquisa

O IBGE realiza trimestralmente as pesquisas de abate de animais, aquisição de leite, curtimento de couro e produção de ovos.

Desde o primeiro trimestre de 2018, os primeiros resultados são divulgados cerca de um mês antes da publicação completa no periódico Indicadores IBGE: Estatística da Produção Pecuária.

Essas informações permitem acesso mais rápido aos dados da conjuntura agropecuária, atendendo a demandas de produtores, indústrias e órgãos de planejamento.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x