1. Início
  2. / Construção
  3. / Paulo Guedes vai ao exterior visando a implementação de novas fábricas de semicondutores no Brasil
Tempo de leitura 3 min de leitura

Paulo Guedes vai ao exterior visando a implementação de novas fábricas de semicondutores no Brasil

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 30/09/2022 às 09:22
Paulo Guedes, Brasil, semicondutores
Foto: reprodução agenciabrasil.ebc.com.br

Paulo Guedes destacou o potencial do Brasil em diversos setores industriais e reforçou que o governo pretende “reposicionar a indústria no Brasil”, incluindo a de semicondutores

Paulo Guedes, ministro da Economia, informou nesta quarta-feira (28) no programa “Pânico”, que o governo federal tem uma Medida Provisória para incentivar a implementação de fábricas de semicondutores no Brasil. Desde a pandemia da Covid-19, a produção de semicondutores tem sofrido uma grave crise, a qual têm afetado principalmente a indústria automobilística global.

Implementação das fábricas de semicondutores

Guedes disse que foi ao exterior conversar com os japoneses , uma vez que todo o mundo está à procura de fábricas de semicondutores e eles querem implementá-las no Brasil.  Os arranjos produtivos estão sendo trazidos para o país, pois 75% da produção acontece em Taiwan, que está sob risco político e é muito longe. Guedes acrescenta que busca criar incentivo, sem implantar impostos de renda e já estando com uma MP pronta. O ministro destacou ainda o potencial do Brasil em diversos setores industriais e reforçou que o governo pretende “reposicionar a indústria no Brasil”.

O ministro da Economia pontuou que o Brasil perdeu a primeira revolução industrial e a quinta já está chegando. Com isso, o país irá embarcar nessa nova revolução. O Brasil domina a energia eólica, principalmente, mas também deve assegurar energia barata, segurança energética do mundo e energia solar.

Saiba as novidades da reforma tributária

Paulo Guedes comentou também sobre a reforma tributária que, de acordo com ele, está travada no Senado. Segundo o ministro, a proposta da reforma foi aprovada na Câmara por grande maioria, inclusive com “o apoio da esquerda”. Durante a fala, Guedes criticou uma pequena parcela da direita a quem ele nomeou de “pica-pau”.

Ele disse que na direita são 90% trabalhando, etc, e 10% de pica-pau. Os 10%, por exemplo, bloquearam a proposta da reforma tributária. Disse ainda que conversou com um deputado de esquerda e fez a seguinte pergunta: “Vai deixar passar uma oportunidade dessa? De tributar lucros e dividendos?”.

De acordo com o ministro, depois que a reforma foi aprovada na Câmara, “uma porção de ratinhos baixaram em Brasília e travou tudo”. Paulo Guedes já informou em outras situações sua intenção de usar a taxação de lucros e dividendos, presente na reforma tributária, para custear o valor permanente do Auxílio Brasil em R$ 600.

Renda básica no Brasil

Paulo Guedes elogiou a criação do Plano Real e do Bolsa Família durante a entrevista, mas apontou equívocos nos programas. Segundo o ministro da Economia, uma das consequências negativas do Plano Real foi a estagnação da economia brasileira.

Guedes disse que foi um plano bem desenhado, mas ele teve falhas importantes. Primeiramente, pontuou que achavam que o câmbio era uma âncora e acabaram explodindo a âncora. Segundo ele, o câmbio é para ser flutuante. A segunda falha refere-se à responsabilidade fiscal, que só veio oito anos depois, estagnando a economia brasileira.

Paulo Guedes complementou sua fala dizendo que o ex-presidente Lula foi um interregno, porque conseguiu crescer na esteira da estabilização anterior, mas logo ali, acabou o gás. Ele teve o mérito de ter alguns gastos como Bolsa Família, colocando os mais frágeis no orçamento público, mas que agora isso iria triplicar. O que antes representava 0,4% do PIB, passará a ser 1,5% do PIB, três vezes mais, para 20 milhões de famílias, e 50 milhões de brasileiros.”.

O ministro lembrou também que o governo tinha, em 2018, a intenção de criar um programa de renda básica que, de acordo com ele, teve que ser adiantado com a pandemia da Covid-19 e a criação do auxílio emergencial.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos