1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Patinete elétrico MIMO C1 suporta até 190 kg e pode ser utilizado como carrinho de mão
Tempo de leitura 3 min de leitura

Patinete elétrico MIMO C1 suporta até 190 kg e pode ser utilizado como carrinho de mão

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/06/2022 às 11:53
Atualizado em 15/06/2022 às 01:14
Patinete - patinete elétrico - carrinho de mão - MIMI c1 - autonomia
O patinete elétrico Mimo C1 se transforma em um carrinho de compras em 3 segundos — imagem: Mimo/Divulgação

A empresa MIMO desenvolveu um patinete elétrico capaz de suportar até 190 kg e que tem uma autonomia de 25 km, com foco em entregas urbanas. Além disso, quando descarregado, o veículo funciona como um carrinho de mão.

Diversas empresas têm atuado fortemente para encontrar soluções baratas, práticas e elétricas para os mais diversos serviços de entregas. No último mês, a Voltz e o iFood anunciaram a chegada de uma moto elétrica que tem como foco os entregadores de aplicativos, custando pouco e entregando um ótimo desempenho. Sendo assim, agora é a vez da MIMO apresentar um patinete, também elétrico, capaz de efetuar entregas a curtas distâncias e voltado à praticidade. Quando descarregado, o patinete MIMO C1 se transforma em um carrinho de mão.

Patinete elétrico da empresa MIMO consegue entregar autonomia de 25 km

MIMO C1 — A primeira E-Cargo 2 em 1 do mundo — Vídeo Oficial

O patinete da MIMO, que recebeu o nome de C1, não é revolucionário em suas tecnologias, mas isso é dispensável tendo em vista o que ele propõe.

Seu motor elétrico é alimentado por uma bateria da Samsung, que pode ser trocada como pilhas de um carro de controle remoto e que pode oferecer ao veículo uma autonomia de apenas 25 km, fazendo do C1 um patinete elétrico ideal para entregas nas proximidades do estabelecimento comercial ou até mesmo para uso interno em grandes indústrias.

A velocidade máxima não passa dos 25 km/h, e a empresa, que possui sede em Cingapura, ressalta que, nos países onde o limite de velocidade é menor, pode ser instalado um limitador.

Sua velocidade máxima não chega nem perto do modelo da Segway-Ninebot, o Kick Scooters GT2, que tem capacidade de atingir os 70 km/h, podendo ir de 0 a 50 km/h no mesmo tempo do recém-lançado Renault Kwid E-Tech (elétrico). 

Patinete elétrico pesa 17 kg, mas consegue carregar 190 kg

O MIMO C1 pode transportar um condutor de até 120 kg além de uma carga de 70 kg. Um dos detalhes bastante interessantes do patinete é que, caso a bateria acabe no meio do caminho (o que é totalmente possível uma vez que a autonomia não é um dos pontos fortes do C1), ele pode se transformar em uma categoria de carrinho de mão que o condutor pode empurrar de forma prática, inclusive em escritórios. Essa transição, segundo a montadora, pode ser feita em três segundos.

Conforme informa a fabricante, o patinete elétrico tem 1 metro de distância entre as rodas e pesa apenas 17 kg. O modelo tem dois faróis na dianteira e outro na traseira. O freio é a disco e está posicionado apenas na roda de trás.

Empresa alemã desenvolve triciclo elétrico

A empresa alemã Bayk criou um conceito chamado City Cruiser, um táxi que utiliza pedais. Chamado pela empresa de velótaxi, pode ser uma ótima opção para aqueles que desejam economizar e contribuir com a sustentabilidade.

O triciclo elétrico consegue transportar até dois passageiros e foi criado para suprir as grandes necessidades de mobilidade elétrica nos grandes centros urbanos, principalmente no continente europeu. Segundo a empresa, o veículo não utiliza nenhum combustível e já está presente em 120 cidades do mundo todo.

Em todas as configurações, o modelo consegue alcançar uma velocidade máxima de até 25 km/h, com um motor de 250 watts de potência, e entrega até 10 kgfm de torque. A velocidade é limitada por um software, ou seja, pode ir além da margem sugerida pela empresa, mas isso possa gerar danos aos componentes do veículo, que não utiliza combustível. A companhia alemã afirma que o triciclo consegue percorrer 80 km com uma única carga.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos