1. Início
  2. / Construção
  3. / Revolução na construção civil: Pás de turbinas eólicas estão virando concreto e argamassa sem usar processo térmico ou químico
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

Revolução na construção civil: Pás de turbinas eólicas estão virando concreto e argamassa sem usar processo térmico ou químico

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 11/06/2024 às 06:22
construção civil - turbina - argamassa - concreto - construção civil - vortex - vestas - siemens - weg - vagas
Empresa dos EUA transforma pás de turbinas eólicas em concreto e argamassa sem usar processo térmico ou químico, revolucionando a construção civil no mundo! – Imagem Travero

Empresa dos EUA transforma pás de turbinas eólicas em concreto e argamassa sem usar processo térmico ou químico, revolucionando a construção civil no mundo!

Para evitar que as pás das turbinas acabem em aterros industriais e contribuir para a redução da pegada ecológica dos parques eólicos, a Regen Fiber, de propriedade da empresa de soluções logísticas Travero, sediada no estado de Iowa, nos Estados Unidos da América, é a primeira e única empresa do mundo a apresentar um processo de reciclagem que permite converter as lâminas desativadas em materiais para a indústria da construção civil, sem usar um processo térmico ou químico.

O principal produto final é uma fibra de reforço de alto desempenho a partir de componentes de pás eólicas para uso em uma variedade de aplicações que pode aumentar a resistência e a durabilidade geral de aplicações de concreto e argamassa, como pavimento, lajes de alta qualidade e produtos pré-moldados, nas obras da construção civil, sem que elas acabem em aterros ou liberem subprodutos de combustão, como carbono, para a atmosfera se queimados.

Revolução da construção civil: Pás de turbinas eólicas estão virando concreto e argamassa

De acordo com a American Clean Power Association (Washington, D.C., EUA), a energia eólica é a maior fonte de energia renovável nos EUA e “quase 70.000 turbinas eólicas em todo o país estão gerando energia limpa e confiável e revolucionando as obras da construção civil”.

“Com um tremendo crescimento projetado na indústria eólica e um número crescente de turbinas já chegando ao final de sua vida útil de aproximadamente 20 anos, a REGEN Fiber está entrando no mercado no momento perfeito”, diz Jeff Woods, diretor de desenvolvimento de negócios da Travero.

A REGEN Fiber prevê a reciclagem de mais de 30.000 toneladas de materiais de pás de aerogeradores por ano.

Em 2021, a REGEN Fiber começou a pilotar o processo em uma instalação em Des Moines, Iowa. Trabalhando com clientes da construção civil, na indústria de concreto e argamassa, a REGEN Fiber conseguiu validar o desempenho dos produtos e garantir que os mesmos atendam aos requisitos do cliente.

As grandes operações de escala comercial para a reciclagem de pás de turbinas desativadas começaram no segundo semestre de 2023. Para atender à alta demanda, foi construída em Fairfax uma nova instalação de fabricação da REGEN Fiber para reciclar essas lâminas.

Assim que as operações em escala comercial em Fairfax atingirem níveis completos de produção, a REGEN Fiber prevê a reciclagem de mais de 30.000 toneladas de materiais de pás de turbinas eólicas desativadas por ano.

A Travero, juntamente com sua subsidiária Travero Logistics, apoia a REGEN Fiber e seus clientes com todos os aspectos relacionados ao transporte de pás de turbinas e produtos acabados em toda a América do Norte.

“A vasta experiência da Travero em cadeia de suprimentos e logística, operações de produção e manuseio de materiais, está dando vida ao novo processo de reciclagem da REGEN Fiber”, acrescenta Woods. “Estamos orgulhosos de fornecer aos fabricantes produtos de alta qualidade que são feitos nos EUA, ajudando a proteger o meio ambiente para as gerações futuras.”

De acordo com o comunicado de imprensa da Regen Fiber, estão já previstas para todo o ano de 2024 várias operações de desmantelamento e posterior reciclagem de algumas pás de turbinas que prometem revolucionar as obras da construção civil.

Adoraria saber o que você achou dessa nova tecnologia de reciclagem. Conte para nós na seção de comentários se você é profissional da Construção Civil e a sua experiência na área. Não se esqueça de deixar 5 estrelas e ativar as notificações do CPG para acompanhar todas as novidades do mundo automobilístico. Até a próxima!

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x