Além de Nissan e Renault, outras montadoras futuramente poderão se beneficiar da nova linha de baterias com alta autonomia
A fabricante chinesa de baterias Envision AESC anunciou esta semana que dará início a produção de uma série de baterias que são capazes de garantir mais de 1.000 km de autonomia em veículos elétricos de vários modelos, principalmente os modelos da Nissan e Renault. Esse é mais um passo importante na fase de transição energética em que as montadoras Renault e Nissan vem dando ao longo dos últimos dois anos.
Leia também
Planejamento da Envision AESC para produção das baterias
Visando conseguir um aumento considerável no alcance das novas baterias, a Envision AESC relatou que irá dobrar o número de células dentro dos pacotes das baterias, entretanto, as baterias ficarão mais pesadas após essa modificação.
O design e o sistema de configuração dessas células de bateria trarão uma melhora de 30%, com relação ao tempo de recarga. A Envision AESC é a fornecedora de baterias para carros elétricos da fabricante japonesa Nissan, que inclusive, possui cerca de 20% de participação na Envision.
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
Além da Nissan, a empresa possui uma espécie de acordo de colaboração com a montadora francesa Renault, justamente por ela fazer parte da aliança com a Nissan. Porém, a Envision AESC já visa a expansão de seus contratos à outros grupos e fabricantes de automóveis no futuro. De acordo com o comunicado emitido pela Envision, representantes afirmaram veementemente que a capacidade de produção de baterias para veículos elétricos com autonomia elevada dentro da empresa irá crescer pelo menos 10 vezes, até o ano de 2030.
Nova linha de baterias promete equipar carros da Nissan, Renault e, futuramente, outras montadoras
A nova, moderna e completa unidade fabril onde as baterias serão produzidas, fica localizada próximo a prefeitura de Ibaraki, na região de Tóquio, Japão, onde toda a linha de produção será zero emissão e alimentada pelo sistema de captação de energia solar através de painéis fotovoltaicos. As células de baterias que serão utilizadas nessa nova linha serão muito mais densas do que as usadas em outras linhas de bateria da Envision.
De acordo com confirmações dadas pela empresa, além da nova autonomia alcançada pela bateria, que foi de 1.000 km, a companhia relatou que também possui a intenção de fabricar baterias de estado sólido. Até agora, poucas informações foram dadas pela empresa sobre estas células, mas já se sabe que elas irão chegar ao mercado em 2028, e custarão em torno de US$ 75/kWh.
A Nissan destacou que o eletrólito sólido fará com que a montadora possa ter uma redução de metade dos custos da bateria, assim, a densidade de energia será dobrada e o tempo de carregamento diminuirá cerca de 1/3 do tempo atual. As parceiras de aliança Renault e Mitsubishi também serão grandes beneficiadas com essa nova tecnologia.
Saiba mais sobre a Envision AESC
A Automotive Energy Supply Corporation ou Envision AESC é uma empresa líder mundial em desenvolvimento de tecnologia voltadas para baterias. Através de inovações que são impulsionadas por inteligência artificial em tecnologia de baterias e aplicações multidisciplinares, a Envision AESC colabora para que veículos elétricos consigam participar do movimento sustentável, utilizando fontes renováveis de energia.