O parque de energia eólica offshore a ser construído no Ceará vai garantir o crescimento do estado no segmento de renováveis, gerar empregos e renda para os cearenses
O Ceará é considerado pioneiro no Brasil no processo de energias renováveis, o que tem atraído investimentos para a região. Foi assinado nesta quinta-feira (10), um memorando de entendimento pelo governo do estado com a fabricante chinesa de equipamentos de energia renovável Ming Yang Smart Energy Group Ltd para implementar um projeto de parque eólico offshore na costa cearense.
Leia também
- Projeto de mineração de quase US $ 300 milhões da Gerdau atinge obstáculo ambiental
- Para avançar no setor de energia nuclear, Governo do Brasil quer elevar produção anual de urânio para 2,4 mil toneladas até 2030
- Petrobras apoia investigação Lava Jato: Polícia Federal mira fraude de R$ 100 mi em operações de câmbio contratadas pela estatal
Camilo Santana, governador do Ceará, disse que o estado tem grande potencial para produzir energia elétrica a partir de fontes renováveis, em especial a eólica. O empreendimento de Ming Yang vai garantir o crescimento do estado no segmento de renováveis, gerar empregos e gerar renda para os cearenses, acrescentou o governador.
Ming Yang fabrica turbinas eólicas, produtos fotovoltaicos (PV) e soluções de energia inteligente e é considerada pioneira em inovação eólica offshore. Segundo o pesquisador de mercado Wood Mackenzie, a empresa ocupou a sexta posição no ranking mundial em instalações de turbinas em 2019.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
Detalhes e mais informações sobre quantias ou datas para a execução do projeto de construção do complexo eólico offshore no Ceará não foram divulgadas pelas partes envolvidas.
Bons ventos no offshore brasileiro
O Brasil está ampliando os horizontes para projetos de geração de energia eólica offshore, principalmente no Nordeste do país, onde o potencial é maior cuja extensa costa e condições climáticas favoráveis ao vento.
Estudos mostram o potencial de produção de energia eólica offshore no Brasil é de 11.000 gigawatts, com 57% situados em nove estados da região nordeste, destacando-se Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
Projeto de construção de complexo de energia eólica offshore no Rio Grande do Norte mais próximo de ser concretizado
O projeto de construção de parque de energia eólica offshore no Rio Grande do Norte está cada vez mais perto de começar a ser executado! A BI Energia apresentou detalhes do escopo da proposta ao Governo do Estado, em encontro virtual realizado na última quinta-feira (03), e ficou estabelecido que haverá a assinatura do Memorando de Entendimento entre os interessados dentro de duas semanas. Saiba mais aqui.