Com a concorrência dos elétricos chineses em ascensão, a Ford amplia investimentos na Europa para reforçar sua competitividade no setor automotivo.
A Ford está reforçando seus investimentos na Europa para enfrentar a crescente presença de montadoras chinesas no mercado de veículos elétricos.
A empresa anunciou um novo aporte de 4,4 bilhões de euros (US$ 4,8 bilhões) para reestruturar suas operações no continente e reduzir sua dívida.
Reestruturação da Ford para cortar custos
A Ford vem enfrentando desafios na Europa, com “perdas significativas” nos últimos anos. Para contornar essa situação, a empresa busca reduzir custos e simplificar suas operações.
-
6 SUVs da Toyota que custavam mais de R$ 250 mil e hoje valem o mesmo que um carro 1.0 de entrada: modelos que perderam até R$ 150 mil em poucos anos no mercado de usados
-
Os 7 hábitos que destroem o câmbio automático sem que você perceba: erros simples que reduzem pela metade a vida útil do sistema e podem gerar prejuízos de até R$ 15 mil em reparos
-
Tesla domina 60% do mercado americano de elétricos, mas ignora o Brasil: o real motivo está nas picapes de R$ 300 mil
-
Craques do Bayern de Munique recebem nova frota da Audi: tem SUV Audi Q8, Esportivo RS e-tron GT performance, Q4 Sportback e-tron e Q7 SUV S line
Em novembro, anunciou a demissão de 4.000 funcionários até 2027, justificando a medida pela demanda abaixo do esperado e pela concorrência de novos modelos elétricos, incluindo os de marcas chinesas como BYD e MG, da SAIC.
O novo investimento será utilizado para reduzir a dívida da subsidiária alemã Ford-Werke GmbH, que atualmente soma US$ 6,3 bilhões. A montadora também pretende fortalecer sua linha de produtos e aumentar sua eficiência para competir no mercado.
Apoio para transformação
John Lawler, vice-presidente da Ford Motor Company, afirmou que a injeção de capital ajudará na transformação da empresa na Europa.
Segundo ele, a Ford precisa “simplificar suas estruturas, reduzir custos e aumentar a eficiência” para competir com as novas montadoras.
Lawler também defendeu que os legisladores europeus criem “uma agenda política clara” para impulsionar a adoção de veículos elétricos de acordo com a demanda dos consumidores.
Nos últimos anos, a Ford tem investido fortemente no continente para se adaptar ao mercado. Em 2022, destinou US$ 2 bilhões para modernizar sua fábrica em Colônia, na Alemanha, que agora produz modelos elétricos.
Novos modelos elétricos
A planta de Colônia está responsável pela produção de dois modelos elétricos, o Explorer e o Capri. Em dezembro, a Ford revelou seu quarto modelo elétrico para o mercado europeu, o Puma Gen-E, que será fabricado na Romênia.
A empresa busca se posicionar melhor diante da forte concorrência das montadoras chinesas, que têm lançado modelos mais baratos e avançados tecnologicamente.
A Ford aposta na modernização de suas fábricas e em novos produtos para garantir sua presença no mercado europeu nos próximos anos.