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Os motores de navios são enormes e essenciais para a indústria naval. Mas como são feitos?

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 25/06/2024 às 20:09
Os motores de navios são enormes e essenciais para a indústria naval. Mas como são feitos?
Os navios de grande porte, como cruzeiros e porta-contêineres, possuem motores de dimensões colossais. Essas máquinas não só impulsionam os navios, mas também geram energia para diversos setores a bordo. Pesando toneladas e com tecnologia avançada, esses motores permitem que grandes embarcações atravessem vastos oceanos e transportem cargas pesadas. Imagem: Nauctis/Divulgação

Os navios de grande porte, como cruzeiros e porta-contêineres, possuem motores de dimensões colossais. Essas máquinas não só impulsionam os navios, mas também geram energia para diversos setores a bordo. Pesando toneladas e com tecnologia avançada, esses motores permitem que grandes embarcações atravessem vastos oceanos e transportem cargas pesadas.

No passado, os navios utilizavam motores a vapor. Com o tempo, esses foram sendo substituídos por motores a diesel, que são mais eficientes, leves e requerem menos manutenção. Hoje em dia, além dos motores diesel, muitos navios também são movidos a eletricidade e gás natural, permitindo velocidades maiores e maior capacidade de carga.

A fabricação de motores para grandes embarcações é um processo demorado, que exige milhares de horas de trabalho. A maioria dos grandes navios utiliza motores diesel de dois tempos, que são mais eficientes no consumo de combustível e têm manutenção mais simples.

O cárter do motor

A produção de motores marítimos começa com a criação do cárter, que é o maior e mais importante componente do motor. Esse processo ocorre em uma fábrica de processamento de metal na Alemanha.

Os trabalhadores preparam materiais como aço, ferro bruto, eletrodo de grafite, lâminas de metal e carbeto de silício. Esses materiais são fundidos em um forno a 1.500°C. O magnésio é adicionado à mistura fundida, que é então vertida em moldes enormes feitos de areia de quartzo.

Os moldes resfriam durante semanas antes de serem abertos. O cárter é removido do molde e limpo de qualquer areia aderida utilizando uma máquina vibratória e depois jateado com esferas de ferro.

O virabrequim

Outro componente essencial dos motores de navios é o virabrequim, feito de aço e materiais carbonosos. O material do virabrequim é aquecido e colocado em uma máquina de forjamento por impacto cruzado, utilizando um martelo hidráulico. O virabrequim aquecido é resfriado em água para ficar mais forte e duro.

O virabrequim é forjado novamente utilizando um molde pesado. O componente gira em altas velocidades para medir qualquer desequilíbrio. Após o balanceamento, o virabrequim passa por uma inspeção final e é lavado antes de receber um número de motor único.

A fabricação de motores de navios é um processo complexo e minucioso, que envolve várias etapas e a utilização de tecnologia avançada. Essas peças gigantescas são essenciais para a indústria naval, permitindo que grandes embarcações naveguem pelos oceanos e transportem cargas ao redor do mundo.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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