Os navios de grande porte, como cruzeiros e porta-contêineres, possuem motores de dimensões colossais. Essas máquinas não só impulsionam os navios, mas também geram energia para diversos setores a bordo. Pesando toneladas e com tecnologia avançada, esses motores permitem que grandes embarcações atravessem vastos oceanos e transportem cargas pesadas.
No passado, os navios utilizavam motores a vapor. Com o tempo, esses foram sendo substituídos por motores a diesel, que são mais eficientes, leves e requerem menos manutenção. Hoje em dia, além dos motores diesel, muitos navios também são movidos a eletricidade e gás natural, permitindo velocidades maiores e maior capacidade de carga.
A fabricação de motores para grandes embarcações é um processo demorado, que exige milhares de horas de trabalho. A maioria dos grandes navios utiliza motores diesel de dois tempos, que são mais eficientes no consumo de combustível e têm manutenção mais simples.
O cárter do motor
A produção de motores marítimos começa com a criação do cárter, que é o maior e mais importante componente do motor. Esse processo ocorre em uma fábrica de processamento de metal na Alemanha.
-
Humanos substituídos? Robôs humanoides chegam aos estaleiros, assumem trabalhos pesados e prometem redefinir a construção naval
-
Marinha precisa de submarinos nucleares, afirma diretor-geral ao citar dependência de 95% do comércio pelo mar: “Se quiserem inviabilizar o Brasil, será pelo mar”
-
FUJIAN: conheça o porta-aviões chinês que tem chamado a atenção de observadores militares após sessão de testes. Expectativa é que sua entrada oficial na Marinha do PLA esteja próxima
-
Do diesel ao combustível limpo: Porto do Açu começa fase de testes com biocombustíveis em embarcações e vira exemplo de descarbonização no setor marítimo brasileiro
Os trabalhadores preparam materiais como aço, ferro bruto, eletrodo de grafite, lâminas de metal e carbeto de silício. Esses materiais são fundidos em um forno a 1.500°C. O magnésio é adicionado à mistura fundida, que é então vertida em moldes enormes feitos de areia de quartzo.
Os moldes resfriam durante semanas antes de serem abertos. O cárter é removido do molde e limpo de qualquer areia aderida utilizando uma máquina vibratória e depois jateado com esferas de ferro.
O virabrequim
Outro componente essencial dos motores de navios é o virabrequim, feito de aço e materiais carbonosos. O material do virabrequim é aquecido e colocado em uma máquina de forjamento por impacto cruzado, utilizando um martelo hidráulico. O virabrequim aquecido é resfriado em água para ficar mais forte e duro.
O virabrequim é forjado novamente utilizando um molde pesado. O componente gira em altas velocidades para medir qualquer desequilíbrio. Após o balanceamento, o virabrequim passa por uma inspeção final e é lavado antes de receber um número de motor único.
A fabricação de motores de navios é um processo complexo e minucioso, que envolve várias etapas e a utilização de tecnologia avançada. Essas peças gigantescas são essenciais para a indústria naval, permitindo que grandes embarcações naveguem pelos oceanos e transportem cargas ao redor do mundo.
Só quem já viu a limpeza de cárter de um motor pequeno é que entende rápido como é feito um grandão desses e o moldes feitos de areia de quartzo..
É muito impressionante ver este motor tão grande.
Para não queimar óleo diesel esses navios deveriam ter propulsão nuclear. Motores movidos à eletricidade possuem alto torque e baixa manutenção.