Mecânico detalha os problemas mais comuns que afetam o motor EA-111, presente em vários modelos da Volkswagen desde 2002.
Se você tem um Fox, Gol, Polo, Voyage, Saveiro ou Golf, com certeza já ouviu falar dos famosos defeitos crônicos do motor EA-111. Este motor, utilizado em diversos modelos da Volkswagen ao longo de duas décadas, é conhecido por apresentar uma série de problemas que, quando não tratados a tempo, podem gerar dores de cabeça – e um belo rombo no bolso! Será que esses defeitos fazem do EA-111 uma verdadeira “bomba”? Ouvimos o especialista em mecânica da DR Auto Mecânica para entender os cinco principais defeitos desse motor e como lidar com eles. Vamos explorar?
Defeitos crônicos do motor EA-111: o que você precisa saber
O motor EA-111 equipa uma vasta linha de veículos da Volkswagen desde 2002 até 2022, tanto nas versões 1.0 quanto 1.6. Embora muitos achem que o 1.6 apresenta menos problemas, o especialista da DR Auto Mecânica esclarece que os defeitos são praticamente os mesmos. De tuchos batendo até corrosão no cabeçote, esses motores precisam de cuidados específicos para manter a performance e evitar paradas indesejadas.
1. Tuchos barulhentos: um clássico incômodo
Um dos principais defeitos crônicos do motor EA-111 é o famoso barulho nos tuchos hidráulicos. O problema ocorre quando há falta de pressão de óleo, fazendo com que o tucho trave e o barulho seja constante, tanto em partidas a frio quanto em funcionamento contínuo. Segundo o especialista da DR Auto Mecânica, “muitos tentam resolver trocando o óleo ou o tucho, mas o problema pode estar relacionado ao uso de óleo inadequado”. Esse detalhe técnico é crucial, já que o motor EA-111 não tolera bem óleos fora da especificação.
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2. Carbonização do motor: perigo oculto
Trocar o óleo a cada 10.000 km? Esqueça! O EA-111 é notoriamente sensível à carbonização quando o óleo não é trocado com maior frequência. “O manual pode dizer 10.000 km, mas o ideal é trocar com 5.000 km, especialmente para quem circula em áreas urbanas,” alerta o mecânico. A carbonização pode causar entupimentos no pescador de óleo, resultando em desgaste prematuro do motor e, em casos mais graves, até falhas catastróficas.
3. Vazamento no sistema antichamas
O sistema antichamas desse motor é outro ponto frágil. Ele costuma entupir com frequência, provocando vazamentos em diversos pontos do motor, como nos retentores do volante e do cabeçote. A recomendação do especialista é simples: “Trocar o antichamas regularmente e evitar tentar limpá-lo, pois as passagens internas são complexas.” Ignorar este problema pode causar pressão excessiva no motor, levando ao desgaste de outras peças.
4. Corrosão no cabeçote: um vilão silencioso
O uso de água de torneira no radiador e a falta de aditivos corretos são os grandes causadores da corrosão no cabeçote. De acordo com a DR Auto Mecânica, “o material do cabeçote é muito sensível, e a corrosão pode fazer com que a água entre no óleo ou até nos cilindros, causando falhas no motor.” Portanto, é essencial seguir à risca as orientações de manutenção do sistema de arrefecimento.
5. Luz de óleo piscando: alerta de problemas graves
Por último, mas não menos importante, está a famigerada luz de óleo piscando. “Isso acontece porque o pescador de óleo pode estar entupido pela carbonização, ou o motor já pode estar sofrendo desgaste nas bronzinas,” explica o especialista. Muita gente tenta resolver trocando a bomba de óleo, mas, na verdade, o problema é bem mais profundo, estando relacionado ao desgaste geral do motor.
Vale a pena manter o EA-111?
Os defeitos crônicos do motor EA-111 são conhecidos e podem ser resolvidos com manutenção adequada. No entanto, é importante estar sempre atento às recomendações de especialistas para evitar problemas maiores no futuro. “Muitos desses defeitos podem ser prevenidos ou minimizados com trocas de óleo frequentes e o uso de peças de qualidade,” lembra o mecânico.
Você tem um Volkswagen com motor EA-111? Já enfrentou algum desses problemas? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!
😢
Tenho uma Saveiro 18/19, fazem 4 anos ( atualmente está com 131 mil km( comprei com 64 mil)).
Nunca tive nenhum desses ” problemas ” descritos acima na matéria.
Realizo as trocas de óleo e filtros a cada 10 mil km, conforme orientação do fabricante.
Utilizo em área rural constantemente.
O único problema que tive, foi vazamento de óleo devido a bomba de óleo estar solta.
Até o momento nada mais.
Utilizo diariamente, para trabalho, entregas, viagens.
Trabalho em uma empresa que tem vários motores EA111 trabalho de mecânico e não temos nenhum problema desses tipos, motor muito bom, pra aguentar o dia dia na mão de motoristas.