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Os 5 piores motores 3 cilindros do Brasil e 1 que surpreende pela qualidade

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 16/07/2025 às 21:03
Motor 3 cilindros
Foto: IA
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Você sabe se o motor 3 cilindros do seu carro é realmente confiável? Descubra os modelos que mais causam dor de cabeça aos motoristas brasileiros – e qual é a exceção que dá show de desempenho e durabilidade.

A popularização dos motores 3 cilindros no Brasil trouxe avanços em eficiência e consumo, mas também revelou defeitos recorrentes que podem custar caro ao motorista. Saber identificar os pontos fracos de cada modelo e fazer manutenção preventiva é essencial para evitar dor de cabeça — especialmente quando se trata de consumo de óleo, correia banhada a óleo e vibração excessiva.

1. Renault SCe 1.0: um motor que dá mais problemas do que soluções

O SCe 1.0 da Renault, presente em modelos como Kwid e Sandero, lidera a lista negativa. Apesar de utilizar corrente de comando, sofre com desgaste precoce no colo do eixo do comando, o que causa folgas axiais, ruídos estridentes e falhas difíceis de diagnosticar.

Principais defeitos:

  • Desgaste prematuro no comando
  • Vazamentos de óleo pela tampa de válvula
  • Consumo de óleo excessivo
  • Queima frequente das bobinas
  • Vibração intensa sentida na carroceria

Alerta: É comum o motor baixar óleo mesmo em carros novos, sendo “normalizado” pelas montadoras.

2. Peugeot Puretech: a bomba-relógio da correia banhada a óleo

O motor Puretech 1.2 da PSA (Peugeot e Citroën) é conhecido por sua economia, mas acumula reclamações sérias relacionadas à correia dentada banhada a óleo, que se dissolve e pode destruir o motor.

Defeitos recorrentes:

  • Correia que se desfaz com baixa quilometragem
  • Contaminação do óleo por partículas da correia
  • Alta complexidade de manutenção
  • Necessidade de ferramentas específicas para manutenção correta
  • Um erro na troca da correia pode deixar o motor fora de ponto e exigir retrabalho completo.

3. GM 1.0 Turbo/aspirado: problemas graves mesmo com óleo correto

Presente em diversos modelos Chevrolet, esse motor 3 cilindros sofre dos mesmos males do Puretech: correia banhada a óleo dissolvendo prematuramente e problemas com a bomba de vácuo.

Sintomas comuns:

  • Correia se desfaz antes da hora (mesmo com manutenção correta)
  • Entupimento do pescador de óleo
  • Pedal do freio endurecendo (falha da bomba de vácuo)
  • Barulhos anormais no motor
  • Um dos motores 3 cilindros com maior custo de reparo quando ocorrem falhas internas.

4. Ford 1.0 3 cilindros (1ª geração): tremedeira que assusta

O “motor trimilique” da Ford é criticado pela vibração extrema, que pode soltar até polo de bateria. Utilizado em modelos como Ka e EcoSport, teve sua reputação arranhada logo no lançamento.

Pontos negativos:

  • Vibração excessiva que afeta câmbio e chicote
  • Queima de bobina e corpo de borboleta
  • Correia também dissolve com uso de óleo errado
  • A primeira geração ficou marcada por assustar clientes já na saída da concessionária, tamanha a vibração.

5. Fiat Firefly 1.0/1.3: problemas de sincronismo e bomba d’água

Apesar de usar corrente de comando (o que evita a dissolução da correia), o Firefly tem suas dores de cabeça: pula o ponto com facilidade se for girado ao contrário, gerando código de falha e funcionamento irregular.

Defeitos típicos:

  • Diafragma da tampa de válvula fura e gera falhas
  • Vibração destrói coxins caros (até R$ 3.000!)
  • Mistura de água e óleo por defeito na bomba d’água
  • Alto consumo de óleo
  • Um detalhe técnico: o motor pode sair do ponto mesmo sem desmontagem – basta girá-lo no sentido errado.

O melhor motor 3 cilindros – EA211 da Volkswagen

Diferente dos citados acima, o EA211 da Volkswagen (presente no Polo, Virtus e T-Cross) é elogiado por confiabilidade, desempenho e durabilidade. Seja aspirado ou turbo (TSI), é considerado um dos motores mais robustos do mercado atual.

Pontos positivos:

  • Correia externa, fácil de trocar
  • Baixo índice de falhas graves
  • Funciona bem com manutenção básica
  • Injeção direta no TSI requer apenas limpeza periódica das válvulas

E você, o que acha desses motores?

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MTI serviços de tecnologia e telecom
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20/07/2025 11:41

Se esqueceu de mencionar o motor 3 cilindros kappa da Hyundai, o aspirado é muito bom, só há ressalvas no motor turbo(2016 -2018) que tem falhas recorrentes na bomba de vácuo gerando ruídos e falhas de funcionamento e no TGDI(2019 em diante) que exige cuidados com qualidade do combustível utilizado por conta da injeção direta e recorrentes reclamações de proprietários sobre perda de potência.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

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