Consumo deixou de ser detalhe e agora decide qual carro cabe no seu bolso
Com o preço do combustível nas alturas e a economia instável, o consumo deixou de ser detalhe: hoje ele pesa diretamente no bolso do motorista. Um levantamento do Inmetro, baseado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), revelou os 10 carros até R$ 150 mil com pior consumo de combustível em 2025.
A lista, que considera o consumo energético em megajoules por quilômetro (MJ/km), expõe uma realidade: mesmo em tempos de eletrificação, boa parte dos carros menos eficientes ainda são SUVs e picapes, justamente os segmentos que mais cresceram no Brasil, segundo Autoesporte.
10º) Peugeot 2008 – 1,66 MJ/km
O SUV francês até entrega bom pacote tecnológico, mas decepciona em eficiência, especialmente no uso urbano com etanol.
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- Versão: Active
- Preço: R$ 143.990
- Consumo (Inmetro): 12 km/l (cidade); 14,1 km/l (estrada) – gasolina | 8,5 km/l (cidade); 9,8 km/l (estrada) – etanol
- Motor: 1.0 de 130 cv e 20,4 kgfm
9º) Nissan Versa – 1,69 MJ/km
O sedã japonês agrada no conforto e no espaço, mas perde competitividade no quesito consumo, sobretudo no etanol.
- Versões: Todas
- Preço: a partir de R$ 117.990
- Consumo (Inmetro): 11,5 km/l (cidade); 15 km/l (estrada) – gasolina | 7,9 km/l (cidade); 10,5 km/l (estrada) – etanol
- Motor: 1.6 flex de 113 cv e 15,3 kgfm
8º) Chevrolet Tracker – 1,71 MJ/km
Entre os SUVs mais vendidos, o Tracker poderia entregar mais eficiência: seus números ficam abaixo da expectativa para um 1.0 turbo.
- Versão: AT
- Preço: R$ 119.000
- Consumo (Inmetro): 11,5 km/l (cidade); 13,8 km/l (estrada)
- Motor: 1.0 turbo flex de até 115,5 cv e 18,9 kgfm
7º) Nissan Kicks – 1,77 MJ/km
Popular nas ruas brasileiras, o Kicks decepciona quem busca economia: o consumo com etanol é um dos piores entre os SUVs compactos.
- Versões: Todas
- Preço: a partir de R$ 117.990
- Consumo (Inmetro): 11,3 km/l (cidade); 13,7 km/l (estrada) – gasolina | 7,8 km/l (cidade); 9,4 km/l (estrada) – etanol
- Motor: 1.6 de 113 cv e 15,3 kgfm
6º) Citroën C3 Aircross – 1,80 MJ/km
Recém-lançado e com foco em espaço interno, o C3 Aircross peca na eficiência, custando caro para quem roda bastante.
- Versões: Todas
- Preço: a partir de R$ 112.990
- Consumo (Inmetro): 11,2 km/l (cidade); 13 km/l (estrada) – gasolina | 7,9 km/l (cidade); 9,1 km/l (estrada) – etanol
- Motor: 1.0 de 130 cv e 20,4 kgfm
5º) Volkswagen Saveiro – 1,83 MJ/km
Mesmo sendo menor que outras picapes, a Saveiro decepciona na economia, mostrando números próximos de utilitários maiores.
- Versões: Todas
- Preço: a partir de R$ 109.490
- Consumo (Inmetro): 11,2 km/l (cidade); 12,9 km/l (estrada) – gasolina | 7,7 km/l (cidade); 8,8 km/l (estrada) – etanol
- Motor: 1.6 de 116 cv e 15,4 kgfm
4º) Jeep Renegade – 1,84 MJ/km
Queridinho entre os SUVs, o Renegade cobra seu preço: o design robusto e o motor 1.3 turbo vêm acompanhados de consumo elevado.
- Versões: Sport e Altitude
- Preço: a partir de R$ 118.290
- Consumo (Inmetro): 11,1 km/l (cidade); 12,4 km/l (estrada) – gasolina | 7,8 km/l (cidade); 8,9 km/l (estrada) – etanol
- Motor: 1.3 de 176 cv e 27,5 kgfm
3º) Chevrolet Spin – 1,87 MJ/km
Opção prática para famílias e motoristas de aplicativo, a Spin entrega espaço e versatilidade, mas exige visitas constantes ao posto.
- Versões: AT, LT (MT e AT) e LTZ
- Preço: a partir de R$ 119.900
- Consumo (Inmetro):
- AT, LT AT e LTZ: 10,5 km/l (cidade); 13,4 km/l (estrada) – gasolina | 7,4 km/l (cidade); 9,3 km/l (estrada) – etanol
- LT MT: 11 km/l (cidade); 12,5 km/l (estrada) – gasolina | 7,7 km/l (cidade); 8,6 km/l (estrada) – etanol
- Motor: 1.8 de 111 cv e 17,7 kgfm
2º) Renault Oroch – 1,91 MJ/km
A picape intermediária da Renault alia versatilidade a preços competitivos, mas perde muito em eficiência energética.
- Versões: Pro e Intense
- Preço: a partir de R$ 126.690
- Consumo (Inmetro): 11,3 km/l (cidade); 11,7 km/l (estrada) – gasolina | 7,6 km/l (cidade); 8,1 km/l (estrada) – etanol
- Motor: 1.6 de 112 cv e 15,6 kgfm
1º) Caoa Chery Tiggo 5x – 2,06 MJ/km
O campeão negativo da lista: o Tiggo 5x entrega o pior consumo entre os modelos até R$ 150 mil, chegando a apenas 6,5 km/l no etanol urbano.
- Versões: Pro e Sport
- Preço: R$ 119.990
- Consumo (Inmetro): 10 km/l (cidade); 12,1 km/l (estrada) – gasolina | 6,5 km/l (cidade); 8,4 km/l (estrada) – etanol
- Motor: 1.5 turboflex de 150 cv e 21,4 kgfm
Você tem um desses na garagem ou prefere apostar em um modelo mais econômico?