1. Início
  2. / Agronegócio
  3. / Operador Nacional do Sistema Elétrico, a ONS apresentou proposta para preservação do reservatório de Furnas
Localização MG Tempo de leitura 2 min de leitura

Operador Nacional do Sistema Elétrico, a ONS apresentou proposta para preservação do reservatório de Furnas

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 07/10/2020 às 08:50
ONS, reservatório, Furnas, Sistema Elétrico
Reservatório de Furnas
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico, apresentou estratégia para preservar o reservatório de Furnas e da UHE Mascarenhas de Moraes

A ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico, apresentou proposta para operar as hidrelétricas de Furnas e Mascarenhas de Moraes, com o objetivo de reduzir o índice de declínio da capacidade de armazenamento até 2020. De acordo com as recomendações do Ministério de Minas e Energia, a proposta prevê também a restauração gradativa dos reservatórios das usinas a partir do início do período chuvoso.

Confira outras notícias:

No dia 24 de setembro, na quarta reunião do grupo de trabalho para avaliação das condições dos reservatórios do projeto, foi anunciada a estratégia da ONS, em relação as operação das usinas, que considerava o uso múltiplo da água. A operadora acredita que até novembro, a altura de operação da usina pode ser mantida em cerca de 2 metros, o que ajudará a restaurar o reservatório mais rapidamente no futuro.

O GT é supervisionado e coordenado pela Agência Nacional de Águas, MME, Ministério do Turismo e Infraestrutura, ONS, Agência Nacional de Energia Elétrica, Furnas, Associação Municipal do Lago de Furnas, Conselheiros Estaduais de Minas Gerais e diversas instituições da sociedade civil representante.

Furnas:

A Usina Hidrelétrica de Furnas foi a primeira usina construída pela Empresa, da qual herdou o nome. A barragem está localizada no curso médio do rio Grande, no trecho denominado “Corredeiras das Furnas”, entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais. Tem 1216 MW de potência instalada.

Mascarenhas Moraes:

A história da Usina Mascarenhas de Moraes, anteriormente denominada Peixoto, data de 1947, dez anos antes da fundação de FURNAS, quando a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) via ameaçada de esgotamento a sua capacidade de geração. Sua capacidade é de 476 MW.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos