1. Início
  2. / Vagas de Emprego
  3. / Início da operação do FPSO Maria Quitéria, da Petrobras, promete movimentar a economia e criar mais de 2000 vagas de emprego para geólogos, engenheiros, operadores, técnicos, encarregados, cozinheiros, pilotos e mais
Tempo de leitura 2 min de leitura

Início da operação do FPSO Maria Quitéria, da Petrobras, promete movimentar a economia e criar mais de 2000 vagas de emprego para geólogos, engenheiros, operadores, técnicos, encarregados, cozinheiros, pilotos e mais

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 06/04/2022 às 15:18
emprego - FPSO - vagas offshore - Petrobras - trabalhar embarcado - plataformas de petróleo - yinson
Trabalhadores offshore em plataforma de petróleo – Imagem Google

Navio-plataforma de Petrobras vai entrar em operação em 2024 e gerar mais de 2000 empregos para diversos cargos e níveis de escolaridade. As contratações devem começar no final de 2023.

De acordo com Durval Vieira de Freitas, CEO da DVF Consultoria, o início da operação do FPSO Maria Quitéria, da Petrobras, vai movimentar a economia capixaba e gerar mais de 2000 vagas de emprego para diversos cargos e níveis de escolaridade. A previsão é que o navio-plataforma inicie a produção no quarto trimestre de 2024, mas as contratações devem começar no final de 2023.

Vale ressaltar que em fevereiro, o gigante do petróleo brasileiro assinou o contrato com o grupo Yinson Production PTE para afretamento e prestação de serviços da plataforma, que será destinado para o Projeto Integrado Parque das Baleias, a ser instalado no Campo de Jubarte, localizado no Norte da Bacia de Campos. 

Segundo Freitas, dos empregos que serão criados, 200 serão contratações da própria multinacional e 2.000 serão empregos indiretos, oferecidos na cadeia de abastecimento do setor.

O navio-plataforma terá capacidade de processamento de 100 mil barris de óleo e 5 milhões de m³ de gás por dia. Segundo a Petrobras, o contrato terá duração de 22 anos e seis meses. O projeto prevê ainda a interligação de 17 poços ao navio, sendo nove produtores de óleo e oito injetores de água.

Cerca de 2200 vagas de ensino fundamental, médio, técnico e superior serão gerados para a operação do FPSO Maria Quitéria, da Petrobras.

Freitas destaca que haverá vagas de emprego para diversos cargos como, geólogos, engenheiro mecânico, engenheiro eletricista, engenheiro de automação, operadores de máquina, técnico em instrumentação, técnico em meio ambiente, técnico de segurança, encarregados, técnico em planejamento, médicos, enfermeiros, cozinheiro, piloto de lancha, piloto de helicóptero.

“Este investimento é extremamente importante para o Estado, pois o petróleo, que já representou 20% do nosso PIB (Produto Interno Bruto), hoje está em torno de 10% a 12%. Isso ajuda na gestão municipal, pois é arrecadação de royalties e participação especial”, disse Durval

O conselheiro do Centro Capixaba de Desenvolvimento Metalmecânico (CDMEC), Fausto Frizzera, também falou do investimento. “No petróleo, houve um distanciamento muito grande da maioria das empresas capixabas. E estamos tentando essa aproximação, então esse investimento é muito importante”, disse.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira de Produção pós-graduada em Engenharia Elétrica e Automação, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos, com mais de 7 mil artigos publicados. Sua expertise técnica e habilidade de comunicação a tornam uma referência respeitada em seu campo. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos