O presidente, Jair Messias Bolsonaro, recebeu ontem a diretoria e funcionários da Marcopolo e conheceu o projeto do ônibus elétrico 100% produzido no Brasil.
Ontem, em evento oficial, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, se reuniu com representantes e membros da Marcopolo, empresa Brasileira especializada em produção de ônibus, para a apresentação do veículo 100% elétrico produzido no Brasil. O Presidente dirigiu o ônibus da Alvorada até o planalto, e elogiou muito a iniciativa Verde. Junto ao dirigente do país estavam o Presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, Mauro Bellini, o Senador Flávio Bolsonaro e os Ministros Paulo Guedes (Economia), Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), Augusto Heleno (GSI), Joaquim Leite (Meio Ambiente) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).
- Fabricante chinesa Higer Bus produzirá ônibus elétricos em SP
- Cop 26: o que muda em relação ao petróleo e energias renováveis?
- Bolsonaro fala, no G20, sobre uma nova alta de preços de combustíveis
Em seu discurso, o Presidente elogiou o espírito empreendedor de Bellini, lembrou o fim da COP 26 e reforçou a importância da tecnologia verde para diminuir o impacto econômico do aumento dos combustíveis fósseis.
Além do Presidente, Belini também falou um pouco dos projetos que a Marcopolo tem em mente, além de reforçar que esses novos projetos irão trazer emprego e renda para o país. “A ideia é mostrar a capacidade que a Indústria Nacional tem para investir na tecnologia para trazer o que há de melhor no mundo para ser produzido no Brasil, gerando empregos e incentivando esse parque industrial”, disse o empresário.
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Já o Ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçou a importância do empreendedorismo brasileiro, mostrando que a tecnologia verde e outras tendências desse tipo têm espaço no Brasil.
A promessa que fica com a possibilidade de implantação do transporte coletivo de massa totalmente elétrico no Brasil envolve também o barateamento deste, que é sempre uma pauta em grande discussão dentro dos políticos.
Ônibus elétrico 100% nacional: Testado e Aprovado
O ônibus 100% elétrico que a Marcopolo trouxe para Brasília na data de ontem não é apenas um protótipo “de festa”, já que está sendo utilizado de forma experimental pela Suzantur.
A empresa, responsável pela operação no transporte público no ABC Paulista e na cidade de São Carlos, no interior de SP, vem testando o mesmo veículo que foi levado para Brasília hoje, em um itinerário semelhante a linha tr03 ( Terminal Santo André Oeste/ Terminal Vila Luzita- via Passos Municipal), só que sem levar passageiros.
Neste momento, a autonomia do veículo é de 250 km, de ônibus, e pode ser recarregado em até 4 horas.
Os ônibus elétricos plug-in são mais interessantes do que os trólebus?
Essa é uma pergunta que algumas pessoas costumam fazer a respeito do transporte coletivo elétrico urbano.
Os trólebus, evolução direta dos chamados bondes elétricos, são veículos movidos a eletricidade que só podem andar dentro de determinados caminhos, pois dependem da eletricidade gerada por uma rede de alta voltagem, da qual retiram a eletricidade necessária para se movimentarem.
Apesar de serem de construção mais barata neste presente momento, os trólebus geram um custo enorme de infraestrutura, para que as redes de cabos sejam colocados, permitindo a movimentação desses ônibus elétricos primitivos.
Esses ônibus têm menos mobilidade e acabam sempre enfrentando dificuldades quando o assunto é se manter “nos trilhos”, pois geralmente apenas ao mudar de faixa e especialmente quando fazem curvas de forma um pouco mais abrupta, os trólebus acabam desconectando da rede, obrigando o motorista a sair de dentro do veículo e recolocá-lo no trilho, o que gera um inconveniente considerável.
Nesse momento, a tecnologia utilizada no ônibus elétrico 100% nacional ainda é a tecnologia plug-in, onde o veículo tem uma bateria com autonomia limitada e precisa ser recarregada. No futuro espera-se que a frota elétrica do Brasil seja movida a hidrogênio Verde, que tem uma tendência a ser mais econômico e, além de tudo, de fácil produção no Brasil.
O que mais sabemos sobre a Marcopolo?
A Marcopolo é uma empresa multinacional sediada no Brasil, que vem apresentando um crescimento incrível nos últimos anos.
Sendo responsável por quase metade da produção nacional de ônibus, a Marcopolo é a terceira maior encarroçadora do planeta.
Ela possui fábricas em vários planos em várias partes do mundo e a oferta da empresa apresentar um protótipo 100% elétrico significa que existe um interesse grande por parte da mesma. Em desenvolver ainda mais modelos.