MENU
Menu
Início Ondas do mar para gerar energia renovável: CorPower Ocean desenvolve sistema que funciona como um coração e bombeia a água para abastecer de forma sustentável

Ondas do mar para gerar energia renovável: CorPower Ocean desenvolve sistema que funciona como um coração e bombeia a água para abastecer de forma sustentável

31/03/2023 às 20:01
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
O sistema de energia da CorPower Ocean que funciona como um coração chama atenção por ser criativo e, ao mesmo tempo, ajudar a gerar energia renovável e de forma sustentável. A prática é realizada a partir da força das ondas do mar e transformada em potencial energético para atender a população.
Foto: CorPower Ocean

O sistema de energia da CorPower Ocean que funciona como um coração chama atenção por ser criativo e, ao mesmo tempo, ajudar a gerar energia renovável e de forma sustentável. A prática é realizada a partir da força das ondas do mar e transformada em potencial energético para atender a população.

A empresa CorPower Ocean, referência na Suécia, tem chamado a atenção no mercado por desenvolver uma prática sustentável de geração de energia renovável. O time percebeu que as ondas do mar podem funcionar como uma espécie de coração: ao bombear a água, a força gerada pode ser transformada em eletricidade, ajudando as cidades circunvizinhas de uma maneira que afeta minimamente o meio ambiente.

O sistema da CorPower Ocean para a geração de energia renovável é realmente inspirado no funcionamento do coração e pretende se alinhar às expectativas da ONU

Na ONU, a Organização das Nações Unidas, foram desenvolvidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030.

Artigos recomendados

Entre eles, foi estabelecida a necessidade de caminhar para uma sociedade mais sustentável a partir do investimento em energia renovável. Diversos países estão contribuindo com essa prática a partir da adoção de processos sustentáveis.

Foi por isso que a CorPower Ocean começou a procurar formas de também contribuir com esse movimento, encontrando na força das ondas do mar a solução ideal para gerar eletricidade de forma sustentável.

De forma prática, o sistema funciona a partir de um conversor que primeiramente capta a energia das ondas e, ao processá-la, a transforma em eletricidade.

O método é muito prático ao ser usado em mar aberto devido ao sensores do conversor que, por ser flutuante, consegue absorver a energia vinda de todas as direções, resultando em um produto maior para aproveitamento da população.

A CorPower Ocean, ao falar sobre o sistema inovador para geração de energia renovável, disse: “Nossos conversores de energia das ondas usam um sistema de pré-tensão para puxar a boia para baixo. Ondulações das ondas empurram a boia para cima, enquanto a pressão armazenada fornece força de retorno para impulsionar a boia para baixo. Isso resulta em uma produção igual de energia em ambas as direções”.

Veja como funciona o sistema da CorPower Ocean que beneficiará o setor da Energia Renovável

Fonte: CorPower Ocean

O sistema, além de ser sustentável e gerar eletricidade afetando minimamente o meio ambiente, também é barato e tem potencial para se popularizar

Na prática, esse sistema de energia renovável desenvolvido pela CorPower Ocean tem baixo custo, o que pode levá-lo para outros lugares do mundo, caso a eficiência seja comprovada a longo prazo.

Além disso, o design foi pensado para ser prático e eficiente. Dessa forma, quando for montado, poderá ser resolvido em poucas etapas e estará pronto para gerar eletricidade em pouco tempo.

Todas as vantagens pensadas, inclusive, não afetam em nada a praticidade do sistema. De acordo com o CEO da CorPower Ocean, Patrik Möller, o conversor é capaz de produzir cinco vezes mais energia por tonelada do que os outros sistemas que têm funcionamento semelhante, o que demonstra a sua vantagem em diferentes frentes.

Vale ressaltar que a ideia de se basear no funcionamento de um coração, com a questão do bombeamento, tem forte base teórica para que a teoria fosse eficiente.

O modelo teve como inspiração os estudos desenvolvidos por Stig Lundbäck, famoso cardiologista com especialização no bombeamento cardíaco. Por descrever bem as etapas que guiam o processo, a equipe da CorPower Ocean foi capaz de entender como transformar a teoria do campo biológico em algo funcional para a física em si e deu certo.

A ideia de transformar as ondas do mar em energia renovável é revolucionária. Além de ser criativa, ao usar o funcionamento do coração como base, também é sustentável e de alta eficiência.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR