O sistema de energia da CorPower Ocean que funciona como um coração chama atenção por ser criativo e, ao mesmo tempo, ajudar a gerar energia renovável e de forma sustentável. A prática é realizada a partir da força das ondas do mar e transformada em potencial energético para atender a população.
A empresa CorPower Ocean, referência na Suécia, tem chamado a atenção no mercado por desenvolver uma prática sustentável de geração de energia renovável. O time percebeu que as ondas do mar podem funcionar como uma espécie de coração: ao bombear a água, a força gerada pode ser transformada em eletricidade, ajudando as cidades circunvizinhas de uma maneira que afeta minimamente o meio ambiente.
O sistema da CorPower Ocean para a geração de energia renovável é realmente inspirado no funcionamento do coração e pretende se alinhar às expectativas da ONU
Na ONU, a Organização das Nações Unidas, foram desenvolvidos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030.
Entre eles, foi estabelecida a necessidade de caminhar para uma sociedade mais sustentável a partir do investimento em energia renovável. Diversos países estão contribuindo com essa prática a partir da adoção de processos sustentáveis.
- Projeto Noronha Verde: Transição Energética e Caminho para Fontes Renováveis em Fernando de Noronha pela Neoenergia
- Como a aquisição da AES Brasil coloca a Auren no topo: descubra a terceira maior geradora de energia do Brasil e seu segredo de sustentabilidade
- Reciclagem criativa: turbinas eólicas viram minicasas! Designers revolucionam setor ao dar nova vida a equipamentos antigos e enfrentar um dos maiores desafios da energia sustentável
- China e Brasil se juntam para impulsionar a energia eólica offshore: você sabia que o Brasil possui um dos maiores potenciais eólicos marítimos do mundo?
Foi por isso que a CorPower Ocean começou a procurar formas de também contribuir com esse movimento, encontrando na força das ondas do mar a solução ideal para gerar eletricidade de forma sustentável.
De forma prática, o sistema funciona a partir de um conversor que primeiramente capta a energia das ondas e, ao processá-la, a transforma em eletricidade.
O método é muito prático ao ser usado em mar aberto devido ao sensores do conversor que, por ser flutuante, consegue absorver a energia vinda de todas as direções, resultando em um produto maior para aproveitamento da população.
A CorPower Ocean, ao falar sobre o sistema inovador para geração de energia renovável, disse: “Nossos conversores de energia das ondas usam um sistema de pré-tensão para puxar a boia para baixo. Ondulações das ondas empurram a boia para cima, enquanto a pressão armazenada fornece força de retorno para impulsionar a boia para baixo. Isso resulta em uma produção igual de energia em ambas as direções”.
Veja como funciona o sistema da CorPower Ocean que beneficiará o setor da Energia Renovável
O sistema, além de ser sustentável e gerar eletricidade afetando minimamente o meio ambiente, também é barato e tem potencial para se popularizar
Na prática, esse sistema de energia renovável desenvolvido pela CorPower Ocean tem baixo custo, o que pode levá-lo para outros lugares do mundo, caso a eficiência seja comprovada a longo prazo.
Além disso, o design foi pensado para ser prático e eficiente. Dessa forma, quando for montado, poderá ser resolvido em poucas etapas e estará pronto para gerar eletricidade em pouco tempo.
Todas as vantagens pensadas, inclusive, não afetam em nada a praticidade do sistema. De acordo com o CEO da CorPower Ocean, Patrik Möller, o conversor é capaz de produzir cinco vezes mais energia por tonelada do que os outros sistemas que têm funcionamento semelhante, o que demonstra a sua vantagem em diferentes frentes.
Vale ressaltar que a ideia de se basear no funcionamento de um coração, com a questão do bombeamento, tem forte base teórica para que a teoria fosse eficiente.
O modelo teve como inspiração os estudos desenvolvidos por Stig Lundbäck, famoso cardiologista com especialização no bombeamento cardíaco. Por descrever bem as etapas que guiam o processo, a equipe da CorPower Ocean foi capaz de entender como transformar a teoria do campo biológico em algo funcional para a física em si e deu certo.
A ideia de transformar as ondas do mar em energia renovável é revolucionária. Além de ser criativa, ao usar o funcionamento do coração como base, também é sustentável e de alta eficiência.