Com consumo urbano de até 21,3 km/l e design moderno, o Omoda 5 híbrido estreia no Brasil no segundo semestre de 2025. Posicionado abaixo dos R$ 200 mil, o SUV da marca chinesa promete disputar espaço com o Jeep Compass e os híbridos da Toyota e da GWM.
O segmento de SUVs híbridos no Brasil acaba de ganhar mais um competidor — e um que chega com força. O Omoda 5 híbrido, que estreará oficialmente no segundo semestre de 2025, promete unir estilo ousado, tecnologia eficiente e uma proposta de economia acessível. Com visual futurista e mecânica inspirada no Toyota Corolla Cross, o modelo surge como alternativa direta ao Jeep Compass, especialmente nas versões com motorização flex ou diesel.
A reportagem da Autoesporte esteve na China para testar o Omoda 5 HEV em um trajeto real de cerca de 300 km, passando por áreas urbanas e rodoviárias. E os números impressionam: o consumo urbano chegou a 21,3 km/l, resultado raro para SUVs médios no Brasil.
Híbrido não plug-in: como funciona o sistema do Omoda 5 HEV
Diferente de muitos modelos chineses vendidos atualmente no Brasil, que usam sistemas plug-in (PHEV), o Omoda 5 híbrido adota a arquitetura paralela (HEV). Isso significa que o motorista não precisa conectar o veículo à tomada para recarregar: a energia elétrica é recuperada pelo funcionamento do motor a combustão e pelo sistema de frenagem regenerativa.
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Na prática, o carro utiliza propulsão elétrica em baixas velocidades — como ao arrancar no semáforo ou trafegar em congestionamentos —, enquanto o motor a combustão assume em médias e altas rotações. O resultado é uma economia significativa de combustível sem a preocupação com infraestrutura de recarga, ainda limitada no país.
Até 21,3 km/l na cidade: consumo é destaque entre SUVs médios
Durante o teste em território chinês, o Omoda 5 HEV registrou um consumo urbano de 21,3 km/l, segundo o computador de bordo. A média foi obtida em ruas bem pavimentadas e com gasolina de melhor qualidade do que a brasileira, mas ainda assim representa uma das melhores marcas entre SUVs híbridos no mercado nacional.
Esse desempenho coloca o Omoda 5 em vantagem sobre rivais diretos como o Jeep Compass e o Volkswagen T-Cross, principalmente para quem busca economia sem abrir mão do porte e conforto. A eficiência energética também rivaliza com modelos consagrados como o Corolla Cross Hybrid.
Visual agressivo, porte médio e estilo cupê
Além da motorização eficiente, o Omoda 5 híbrido aposta no design para conquistar o consumidor brasileiro. Com estilo cupê e porte similar ao do Jeep Compass, o SUV mede 4,42 metros de comprimento, 1,83 m de largura e 1,59 m de altura, com entre-eixos de 2,63 metros.
A dianteira conta com grade frontal real com acabamento em preto brilhante e losangos entrelaçados, diferente da versão elétrica. Os faróis são divididos em dois blocos — com DRLs estreitos na parte superior e faróis principais abaixo. Já na traseira, o destaque vai para as lanternas interligadas, claramente inspiradas no design do Lexus NX.
A carroceria tem colunas C com acabamento “flutuante” e para-choques com detalhes em aço escovado, reforçando a proposta de sofisticação. Se há um ponto passível de crítica, ele está no design das rodas aro 18″, que misturam preto e prata, mas destoam do estilo agressivo do restante do veículo.
Interior com bom acabamento e central flutuante
Por dentro, o Omoda 5 híbrido impressiona pelo acabamento superior ao que se costuma ver em modelos chineses da mesma faixa de preço. O painel integra a central multimídia e o quadro de instrumentos em uma régua única, flutuante, com visual semelhante aos modelos da Mercedes-Benz.
O console central é alto e com dois andares. Na parte superior, há detalhes que imitam madeira envernizada escura, enquanto a porção inferior do painel traz material emborrachado e acabamento em couro sintético. As portas traseiras, embora usem plástico duro, mantêm boa montagem.
A central multimídia de 10,3 polegadas tem boa usabilidade, mas poderia ser mais responsiva ao toque. A tela apresenta certa lentidão em comandos rápidos e a resolução, mesmo no brilho máximo, é apenas razoável.
Conjunto mecânico: motor 1.5 turbo + elétrico
O Omoda 5 HEV compartilha a base com o Tiggo 5X e traz sob o capô o motor 1.5 TCI a gasolina, com 143 cavalos a 5.000 rpm e torque de 21,9 kgfm a 1.750 rpm. A novidade é a integração com um motor elétrico dianteiro, responsável por ajudar nas arrancadas e nas baixas velocidades.
A potência e o torque combinados dos dois motores ainda não foram divulgados oficialmente, mas estima-se que ultrapassem os 160 cv. A tração é sempre dianteira e o câmbio é do tipo CVT com simulação de marchas, sistema comum em híbridos.
A bateria de íons de lítio tem 1,83 kWh de capacidade, superando a do Corolla Cross, que tem 1,3 kWh e utiliza tecnologia de níquel — menos eficiente. O sistema prioriza a simplicidade e não demanda manutenção complexa.
Ficha técnica resumida — Omoda 5 HEV
Especificação | Detalhes |
---|---|
Motor a combustão | 1.5 TCI Turbo, 4 cilindros, 143 cv |
Motor elétrico | Não especificado (dianteiro, tração FWD) |
Torque a combustão | 21,9 kgfm a 1.750 rpm |
Câmbio | CVT automático |
Bateria | Íons de lítio, 1,83 kWh |
Consumo urbano estimado | 21,3 km/l |
Suspensão dianteira | McPherson |
Suspensão traseira | Eixo de torção |
Freios | Disco (dianteira) e tambor (traseira) |
Pneus | 215/55 R18 |
Porta-malas | 378 litros |
Comprimento | 4,42 m |
Largura | 1,83 m |
Altura | 1,59 m |
Entre-eixos | 2,63 m |
Preço estimado | Abaixo de R$ 200 mil |
Preço e posicionamento: abaixo de R$ 200 mil para incomodar o Compass
Um dos grandes atrativos do Omoda 5 híbrido será seu preço. A marca confirmou que a versão HEV chegará ao Brasil com valor abaixo de R$ 200 mil, posicionando-se para competir diretamente com as versões de entrada do Jeep Compass e até com os SUVs compactos topo de linha como o VW T-Cross Highline, o Honda HR-V Touring e o Hyundai Creta Ultimate.
A versão elétrica do Omoda 5 já é vendida no Brasil por R$ 209.990. Com o modelo híbrido mais barato, a marca espera atrair um público que deseja economia de combustível sem abrir mão de sofisticação e espaço.
Quando chega ao Brasil?
O lançamento do Omoda 5 HEV no Brasil está confirmado para o segundo semestre de 2025, com as primeiras unidades previstas para chegar às concessionárias no último trimestre do ano. A importação será feita diretamente da China, e a marca já trabalha na expansão de sua rede no país.
Além disso, existe a expectativa de que o modelo seja nacionalizado em médio prazo, especialmente se as vendas forem expressivas. A Omoda Jaecoo faz parte do grupo Chery, que já atua no Brasil em parceria com a Caoa, o que pode facilitar uma eventual produção local.
Com visual ousado, consumo impressionante de até 21,3 km/l e preço competitivo abaixo dos R$ 200 mil, o Omoda 5 híbrido chega ao Brasil como uma das grandes apostas chinesas para disputar espaço em um segmento aquecido — o de SUVs médios eletrificados.
Capaz de rivalizar com o Jeep Compass, o Toyota Corolla Cross Hybrid e até modelos premium mais antigos, o Omoda 5 HEV oferece um pacote difícil de ignorar. E com o avanço das marcas chinesas em design e tecnologia, a disputa pelo topo do segmento só tende a esquentar.
Estou interesado nesse hibrido! Me coloca com comprador assim que chegarem as primeiras unidades!!
China está absolutamente na frente.
Questão baterias / Lítio está na frente EUA em 10 anos. ( CEO da Ford ) Ou seja crédito ao país milenar sedoso.