Startup americana desenvolve novo motor chamado Omega 1. Este motor rotativo de apenas 15 kg promete revolucionar a indústria automotiva global.
Desde os primórdios da indústria automotiva, o motor a combustão interna tem sido a força motriz por trás de incontáveis veículos, operando por meio de um processo em que a combustão da mistura ar-combustível libera energia térmica, gerando pressão que impulsiona os pistões e, por consequência, o veículo. À medida que evoluímos para uma era de inovação e sustentabilidade, o revolucionário motor Omega 1 surge com a promessa de transformar a dinâmica da indústria automotiva. Descubra como essa inovação pode mudar o futuro dos veículos.
Conheça o revolucionário motor Omega 1
Uma startup situada em uma pequena cidade no Kansas, nos Estados Unidos, chamada Astron Aerospace, lançou recentemente o que classificou como “um novo motor revolucionário com um design selvagem”. Entretanto, o anúncio pode ser considerado corajoso, visto que se trata de um novo modelo de combustão interna (ICE), lançado em um momento onde grande parte das montadoras concentram seus olhos rumo a um futuro inteiramente eletrificado.
Mas a novidade não para por aí, pois o novo motor, chamado de Omega 1, foi concebido na mesma forma rotativa do motor Wankel, desenvolvido em 1924 pelo engenheiro com o mesmo nome, e considerado o maior fracasso da indústria automotiva de todos os tempos, sendo utilizado apenas pela japonesa Mazda, que o aposentou em 2012.
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O Omega 1, que já conta com um protótipo funcional na Astron Aerospace, promete funcionar com diversos combustíveis. Outrossim, a montadora garante que o motor gera algo entre extremamente baixas a zero emissões de poluentes, sendo capaz de funcionar como um extensor de autonomia (unidade de energia auxiliar) definitivo.
Novo motor entrega 160 cavalos de potência e pode ser alternativa aos carros elétricos
Para garantir tal performance, a Astron desenvolveu um design único, no qual os quatro tempos de um motor foram divididos em duas câmaras independentes, com uma pré-câmara entre elas, que separa o ar frio da admissão dos gases quentes do escape.
O conjunto utiliza quatro rotores montados em dois eixos primários funcionando em pares verticais, e acoplados com engrenagens de sincronização que giram no mesmo RPM, mas em direções opostas.
Na relação potência/peso, o protótipo do Omega 1 pesa apenas 15,9 kg e entrega impressionantes 160 cavalos de potência e 170 libras-pé de torque. O funcionamento em torno de um único eixo de potência faz desse novo motor o primeiro do mundo com transferência de potência linear ativa. Outra inovação é a falta de vedações rotativas, visto que as RPMs são tão altas que não há chance de o ar vazar.
Mazda retorna com motor rotativo para destravar indústria automotiva
Apesar do fracasso do motor rotativo antes, agora a Mazda está trazendo este motor de volta, mas de forma um tanto diferente. Esta nova versão vem com diversas melhorias notáveis que o tornam uma promissora fonte de energia para a era moderna dos veículos elétricos.
O novo Mazda MX-30 REV apresenta um motor rotativo de um único rotor, sendo uma grande mudança em relação ao antigo de dois rotores, que era conhecido pelo seu desempenho no modelo RX-8 e prometendo acabar com os carros elétricos.
Essa mudança de design pode surpreender, visto que os entusiastas se acostumaram com a potência e natureza pronta para rotação dos motores de dois rotores. Entretanto, a abordagem da Mazda para o novo motor rotativo, que promete desbancar os veículos elétricos, é alavancada pelo foco na eficiência e mobilidade sustentável.
A implementação da injeção direta de combustível na câmara é uma melhoria notável. Visto que isso garante uma melhor otimização do combustível e da combustão, gerando uma eficiência melhor e menos emissões.