Solstad Offshore fecha uma parceria junto a Ocyan para utilização de embarcação para oferecer serviços ao mercado de construção submarina
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2022 – A Ocyan acaba de fechar contrato com a Solstad Offshore para afretamento de uma embarcação de construção submarina (Construction Support Vessel) “Normand Cutter”. A finalidade é possibilitar a Ocyan a participar de diversos projetos do segmento e o primeiro deles será o contrato de descomissionamento dos sistemas submarinos de 3 FPSOs, recém-conquistado junto à Petrobras pela empresa no primeiro semestre deste ano.
“Ter essa embarcação na nossa frota nos abre uma janela de oportunidades para novos contratos de construção submarina. A partir de agora, podemos buscar novos projetos que exijam o barco como uma ferramenta de trabalho e outros clientes poderão nos procurar para variados serviços na atividade de construção”, comemora Rafael Guigon, Diretor de Contratos de Construção Submarina da Ocyan.
De acordo com o executivo, serão necessárias adaptações a essa embarcação. Algumas delas serão realizadas no Brasil, como o comissionamento do sistema de armazenamento; e outras no exterior, como a instalação do sistema de recolhimento e lançamento de dutos flexíveis. “O barco estará disponível para iniciar a execução do contrato de descomissionamento, conquistado pela Ocyan, entre dezembro deste ano e janeiro de 2023, atendendo o cronograma original do contrato. Após essa etapa de mobilização, a embarcação estará apta a executar projetos de lançamento e recolhimento de dutos flexíveis no Brasil”, destaca.
- É oficial: a Novonor decidiu mexer suas peças no tabuleiro petroquímico e traz ninguém menos que o ex-Ocyan para assumir o comando da Braskem
- PetroReconcavo surpreende o mercado com mega investimento de R$ 340 milhões em nova planta de gás natural na Bahia — Capacidade promete revolucionar o setor energético do Nordeste!
- Washington em alerta! Exportações de petróleo da Rússia para o Brasil explodem para o surpreendente valor de R$ 40,3 bilhões em 2024,
- Petrobras suspende operações do FPSO Cidade de Santos: milhões perdidos e impacto na produção de petróleo e gás no Brasil!
A estrutura da embarcação possui 127,5 metros de comprimento e conta com um guindaste de 300 toneladas com compensador de movimento vertical (heave, como é conhecido no negócio), e contará com um sistema de lançamento de dutos flexíveis de 150 toneladas e de armazenamento de até 1.250 toneladas destes mesmos dutos. A capacidade de ocupação do barco é para uma tripulação de até 114 pessoas.
Fonte: CDN Comunicação | Via Renata Pinheiro