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Obras públicas em rodovias, pontes e outras geram 40 MIL vagas de emprego e prometem revolução em estado brasileiro

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 09/11/2024 às 23:43

Estado está criando milhares de vagas em obras que mudam a infraestrutura e a vida dos moradores. A região avança em obras de pavimentação, drenagem e projetos voltados à COP 30, como o Parque da Cidade e a ponte sobre o rio Maguari.

Em uma impressionante reviravolta econômica, o Pará surge como protagonista no cenário de obras públicas do Brasil.

Sob a liderança do governador Helder Barbalho, o estado não apenas transforma sua infraestrutura, mas também se destaca por criar milhares de empregos.

Com investimentos em vias, hospitais, infraestrutura de drenagem e preparação para a COP 30, o estado promete mudanças significativas na qualidade de vida de seus moradores.

Uma revolução no mercado de trabalho paraense

Segundo dados oficiais do governo paraense, cerca de 40 mil vagas de emprego foram geradas diretamente ou indiretamente por meio de projetos ambiciosos em todo o estado.

As oportunidades surgem de várias frentes, impulsionadas por secretarias como a de Obras Públicas (Seop), a de Infraestrutura e Logística (Seinfra), e pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM).

Entre as funções mais demandadas estão aquelas ligadas à construção civil e infraestrutura urbana, como asfaltamento, pavimentação e obras de drenagem.

Apenas entre 2023 e 2024, a Seop foi responsável pela contratação de aproximadamente 37,5 mil profissionais para trabalhar em grandes projetos, incluindo asfaltamento de vias e a construção do Pronto-Socorro de Augusto Montenegro, além do primeiro Hospital Público da Mulher na região Norte do país.

Impactos das obras em Belém e na preparação para a COP 30

Em Belém, cidade-sede da futura COP 30, as obras de infraestrutura já impactam diretamente a vida dos moradores.

De acordo com a Agência Brasil, o secretário da Seop, Ruy Cabral, destacou que o Governo do Pará busca um equilíbrio entre melhorias estruturais e a geração de novas vagas de emprego.

“Essas obras elevam a qualidade de vida da população e prometem criar ainda mais empregos quando chegarmos ao ápice das obras para a COP 30”, afirmou Cabral, reforçando que essas melhorias trazem um legado importante para a capital paraense.

Depoimentos de quem vive as obras no dia a dia

Para quem trabalha nas obras, o impacto vai além da simples questão financeira.

O operário Cleidson Júnior, que trabalha na macrodrenagem de um canal, declarou sentir-se realizado por fazer parte dessa transformação:

“Vejo esse emprego como uma grande oportunidade para ajudar minha família e também contribuir com uma obra muito esperada pelos moradores”, disse ele.

A entrega do canal representará uma grande mudança para a comunidade, que aguarda essas melhorias há anos.

Projetos e vagas sob a gestão da Seinfra

Além dos projetos da Seop, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) também investe em importantes obras, que envolvem milhares de trabalhadores.

Em Belém, a Seinfra atualmente emprega mais de 1.000 trabalhadores no Parque da Cidade, empreendimento que promete ser um dos grandes legados para a COP 30.

Além disso, outros 400 profissionais atuam no Porto Futuro II, projeto que emprega mão de obra exclusivamente paraense.

Outro marco importante é a construção da ponte sobre o rio Maguari, que ligará Belém a Ananindeua, com cerca de 200 pessoas diretamente envolvidas.

Esse projeto visa não apenas melhorar a mobilidade urbana, mas também criar novas oportunidades de trabalho na região.

Avenida Liberdade: o novo corredor de acesso à capital

A Seinfra também é responsável pela ambiciosa obra da avenida Liberdade, que conectará a Alça Viária à Perimetral.

Este projeto, além de gerar cerca de 800 empregos diretos, incluirá duas faixas de tráfego em cada sentido, acostamentos e uma faixa exclusiva para ciclistas.

Com iluminação alimentada por energia solar e pavimento ecológico, a avenida de 13,3 quilômetros promete não apenas ser uma alternativa de acesso, mas também um modelo de infraestrutura sustentável.

Investimentos em mobilidade urbana pela NGTM

O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) também contribui com as melhorias urbanas de Belém.

Entre as obras realizadas está a avenida Padre Bruno Sechi, que gerou aproximadamente 1.000 empregos.

Entregue em fevereiro de 2022, essa via de 4,2 quilômetros interliga a avenida Centenário à rodovia Tapanã, no bairro do Bengui, facilitando o deslocamento de milhares de paraenses diariamente.

Segundo a NGTM, a obra inclui drenagem, pavimentação, construção de calçadas acessíveis, ciclofaixa e iluminação pública.

Quais os impactos das obras na economia do Pará?

Além de transformar a infraestrutura do estado, as obras públicas em execução no Pará estão mudando o cenário econômico da região.

A geração de empregos tem sido uma das principais estratégias do governo local para dinamizar a economia, especialmente em um momento em que a preparação para a COP 30 traz grande visibilidade ao estado.

Conforme especialistas, esses investimentos podem ser vistos como uma alavanca para o desenvolvimento social e econômico do Pará, beneficiando não só os trabalhadores, mas também pequenos e médios negócios que prestam serviços para essas grandes obras.

Com tantas obras em andamento e novas oportunidades de trabalho sendo geradas, a pergunta que fica é: será que esse modelo de investimento em infraestrutura pode ser uma solução para outras regiões do Brasil?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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