1. Início
  2. /
  3. / Obras da Termoelétrica Nossa Senhora de Fatima em Macaé
Tempo de leitura 3 min de leitura

Obras da Termoelétrica Nossa Senhora de Fatima em Macaé

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 12/06/2018 às 09:37
Atualizado em 12/02/2019 às 17:03

Sem categoria

termoelétrica macae

Estivemos na Audiência Pública para deferimento da Licença Ambiental da termoelétrica em Macaé, saibam quais serão as empresas atuantes e a empregabilidade do empreendimento

Aconteceu na cidade de Macaé ontem(11) à audiência pública para deferimento da licença ambiental, que permitirá a instalação da tão aguardada termoelétrica. O Click Petróleo e Gás esteve no evento e cobriu os principais pontos do empreendimento como contratações, arrecadações para o município, empresas que atuarão nas obras antes e depois do projeto finalizado. Como havíamos informado anteriormente sobre esta audiência pública  em outra matéria( confiram aqui), a população acabou comparecendo em massa. Vamos citar alguns dos mais importantes assunto da assembleia no decorrer da matéria:

  • Empregabilidade
  • Empresas Envolvidas
  • Geração de Energia
  • Impactos Ambientais e Sociais
  • Arrecadação para o Município

Pequeno trecho da Audiência Pública no vídeo abaixo

 

 

Empregabilidade

Todos os assuntos foram importantes, mas dentre eles, o de maior interesse neste período de desemprego e recessão economica foi a questão de empregos. O Empreendedor do projeto, Natural Energia, disse que haverá geração em massa de empregos, com contratações na área civil, técnica, engenharia e ambiental. Não foi informado questões de prioridades ou se apenas munícipes macaenses serão contratados em maior volume.

Empresas Envolvidas

Haverá muitas outras envolvidas no empreendimento para prestação de serviços nos mais variados segmentos, mas segue às principais que atuarão nas obras da Termoelétrica Santa Tereza até o momento:  Natural Energia, Siemens e CEG. Cada uma ligada a uma etapa específica das obras estruturais e de transmissão.

Geração de Energia

A energia necessária para fazer a usina termoelétrica funcionar será proveniente do gás tratado ou não pelo pelo POLO PETROQUÍMICO DE CABIÚNAS, da Bacia de Campos e do pré-sal da Bacia de Santos, através do gasoduto ROTA 2.  que passa na cidade. A Siemens será responsável pela instalação de turbinas do tipo “ciclo-combinado”, com máximo de aproveitamento. O projeto fornecerá milhões de Gigawatts à Macaé, e o excedente, será tratado com Subestação de Furnas.

Impactos Ambientais e Sociais

Muitos representantes de assentamentos e moradores  de terrenos sob a administração do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária( INCRA), estavam preocupados com os impactos desta obra em suas vidas.

  1. Os representantes do Ibama, Natural Energia e demais órgãos informaram que a princípio, não haverá necessidade de deslocamento dos assentados, e caso isso aconteca, haverá remanejamento e indenizações.
  2. Haverá necessidade de  escavações de cerca de 17 km do terminal de Cabiúnas até o local da termoelétrica, passando por áreas de preservação ambiental, mas há um plano de recuperação destas áreas pós – obras.
  3. À água necessária para  para abastecimento da usina será proveniente do Rio Macaé, a Natural Energia informa que não haverá impactos no abastecimento a cidade, segundo as projeções.

Arrecadação para Macaé

Um empreendimento desta magnitude além de gerar muitos empregos, também será uma boa fonte de receita para o município de Macaé com o recolhimento de ICMS e outros impostos. Para pessoas que moram, trabalham e gastam na cidade, irão fazer a economia girar, maximizando ainda mais os cofres.

A instalação da Usina Termoelétrica Nossa Senhora da Fátima em Macaé é uma realidade e não há mais volta, a data para o início das obras será em 2019, até o primeiro semestre. Muitos investimentos estão sendo feitos na cadeia produtiva de óleo e gás, além de outros setores da economia, com grandes empresas, muitas delas multinacionais. Saibam o porquê elas se interessam tanto pela cidade aqui.

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos