Novo CR450 supera qualquer outro trem de alta velocidade já construído, operando a 400 km/h e utilizando tecnologia de ponta para maior eficiência e segurança.
A China está mais uma vez na vanguarda da tecnologia ferroviária com o lançamento do CR450, o trem mais rápido do mundo. O novo modelo, que atingiu 450 km/h em testes, promete revolucionar o transporte de alta velocidade.
O trem, que está sendo testado nas linhas ferroviárias de Pequim, foi apresentado em dezembro de 2024 como uma evolução dos trens Fuxing CR400, que já são referência em velocidade e eficiência. Enquanto o CR400 opera a 350 km/h, o CR450 será capaz de manter uma velocidade operacional de 400 km/h, ultrapassando qualquer outro trem de passageiros em circulação.
Tecnologia inovadora permite velocidades inéditas no trem mais rápido do mundo
Para alcançar essa impressionante velocidade, os engenheiros chineses aprimoraram o sistema de tração magnética e investiram em um design aerodinâmico revolucionário. O novo sistema de tração por ímã permanente refrigerado a água evita o superaquecimento, permitindo que o trem opere em potência máxima sem comprometer a segurança.
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A aerodinâmica do trem foi otimizada para reduzir a resistência do ar, tornando a viagem mais eficiente e econômica. Segundo Wang Feng, vice-presidente da fabricante CRRC Corporation Limited, os engenheiros desenvolveram um deck de bogie redesenhado para melhorar a estabilidade e minimizar a perda de energia.
Segurança reforçada com milhares de sensores
A segurança sempre foi um fator crítico em trens de alta velocidade, e o CR450 não é exceção. O novo modelo conta com mais de 4.000 sensores de monitoramento espalhados pela estrutura do trem.
Esses sensores rastreiam em tempo real o trem de pouso, a carroceria do veículo, os pantógrafos de alta voltagem e os sistemas de controle e detecção de incêndio. Caso um problema seja identificado, o sistema inteligente pode agir instantaneamente para evitar acidentes.
O CR450 traz um sistema de reconhecimento “além do horizonte”, que permite identificar emergências nos trilhos antes que o trem se aproxime, garantindo tempo hábil para reações automáticas.
Outro grande destaque do CR450 é o conforto aprimorado para os passageiros.
Graças ao uso de materiais de absorção de som e ajustes na aerodinâmica, o nível de ruído dentro da cabine foi reduzido em 2 decibéis. Isso significa viagens mais tranquilas, mesmo em velocidades extremas.
Quando o CR450 entrará em operação?
O trem CR450 ainda está em fase de testes, mas os especialistas esperam que ele entre em operação nos próximos anos. Quando isso acontecer, ele poderá se tornar o novo padrão global para trens de alta velocidade, desafiando até mesmo os famosos trens-bala japoneses.
Com um desempenho inigualável, segurança reforçada e tecnologia de última geração, o CR450 mostra que a China segue liderando o desenvolvimento do transporte ferroviário moderno.
E no Brasil que os investidores extinguiram os trens de passageiros e deixaram a bananada só viajando por rodovias esburacadas ondulações cheia de radares e lotadas de pedágios mais caros que os dos países de 1 mundo,pedágios estes explorados por investidores dos países de 1 mundo,países de 1 mundo que mandam no governo e ditam as regras e o governo só os obedece e fodddambsevas bananadas semianalfabetos
Manchete atrasada! O mais rápido é o Maglev, também da China, que em testes atingiu 623 km/h, têm vídeo no Youtube.
Oxe, chega nem perto do jeguefast que está em fase final de experiência no sertão do Seridó, os jeguefast usam energia infinita das pontas dos espinhos do mandacarus atômicos quânticos.