Com tecnologia de carregamento rápido e design inspirado na Hornet, a marca japonesa finalmente mostra seu protótipo “EV Fun Concept” em testes e prepara o lançamento para breve.
A espera parece estar no fim. A Honda divulgou as primeiras e aguardadas imagens de sua primeira moto elétrica de tamanho normal em pleno funcionamento. Quase um ano após sua estreia como protótipo, o modelo batizado de “EV Fun Concept” é visto em testes reais, e seu nome provisório parece fazer jus ao visual arrojado.
Do protótipo à realidade: o ‘EV Fun Concept’ em testes na Europa
A jornada desta moto começou na EICMA 2024, onde foi apresentada ao público como um conceito. O modelo, um roadster de médio porte, passou boa parte de 2025 em testes intensivos. As novas fotos, que mostram a moto com pintura camuflada, foram tiradas em estradas europeias, confirmando que seu desenvolvimento está em fase avançada.
Detalhes visuais: inspiração na Hornet e componentes de ponta
O design da moto elétrica chama a atenção. A inspiração na CB500 Hornet é clara, principalmente na parte dianteira agressiva. As imagens também revelam outros detalhes importantes: espelhos laterais na extremidade do guidão, um quadro fino e um braço oscilante unilateral na traseira. A suspensão é composta por garfos invertidos na frente e um monoamortecedor atrás. O sistema de freios conta com discos duplos e pinças radiais da marca Nissin, e a transmissão é por correia.
-
BYD King 2026 chega ao Brasil com 44,2 km/l, autonomia de até 1.200 km, motor 1.5 híbrido e preços a partir de R$ 169.990 para enfrentar o Toyota Corolla
-
Toyota Bandeirante: o 4×4 indestrutível que nasceu do Land Cruiser, conquistou o Brasil e tem uma unidade com apenas 50 km até hoje
-
De motor V8 a elétrico: Ford Transit chega aos 60 anos
-
A lenda se rendeu à eletricidade: o novo Porsche 911 Turbo S agora é híbrido, mais pesado, mas o mais potente da história com 711 cavalos
O grande diferencial: carregamento rápido e autonomia promissora
A Honda aposta alto na tecnologia de carregamento. A moto terá compatibilidade com carregamento rápido “CCS2 de nível automotivo” e uma bateria fixa. Esta pode ser a sua principal vantagem competitiva, já que muitas motos elétricas atuais dependem de sistemas mais lentos.
O painel TFT, com um design inédito na linha Honda, indicava 34% de carga com 43,4 km de autonomia restante. Em uma projeção simples, isso sugere uma autonomia total que pode ser superior a 193 km com a carga completa. Contudo, é prudente considerar este número como um dado teórico, obtido em condições de teste.
A mente por trás do projeto e o conceito ‘Be the Wind’
Masatsugu Tanaka, um veterano da Honda com duas décadas de experiência, lidera o projeto. Ele já trabalhou em modelos icônicos como a CBR1000-RR Fireblade e a Africa Twin. “Desenvolvemos o primeiro modelo Fun elétrico da Honda sob o conceito-chave ‘Be the Wind’“, revelou Tanaka. Ele explica que a moto oferece uma “condução silenciosa e suave“, criando uma sensação de unidade total com a máquina.
Futuro elétrico: o que esperar e quando será o lançamento
A expectativa pelo lançamento oficial está crescendo. A Honda confirmou que mais informações serão reveladas no dia 16 de setembro. É cada vez mais provável que a moto seja lançada como um modelo de produção ainda este ano. Um anúncio oficial durante o próximo salão EICMA também é uma forte possibilidade.