1. Início
  2. / Economia
  3. / O que são investimentos socialmente responsáveis?
Tempo de leitura 3 min de leitura

O que são investimentos socialmente responsáveis?

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 10/08/2021 às 14:46
investimentos responsáveis são feitos mais por jovens e esg pelas empresas
Investimentos responsáveis e sustentáveis são feitos mais por jovens. Fonte: Visual Stories/Micheile/Unsplash
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O mercado financeiro está cada vez mais atento à responsabilidade social das empresas, sobretudo, àquelas listadas na Bolsa. Por isso, o interesse por Investimentos Socialmente Responsáveis (SRI) tem aumentado entre os investidores ao redor do mundo, como mostram diferentes pesquisas.

Segundo informações do Fórum para Investimentos Sustentáveis e Responsáveis, 26% dos recursos administrados profissionalmente nos Estados Unidos, em 2019, foram referentes aos fundos de SRI. Em cifras, o percentual corresponde a US$ 12 trilhões do total de US$ 46,6 trilhões que foram movimentados naquele ano.

Em 2021, a participação deve ser ainda maior. Em entrevista à rede CNBC, em julho, o CEO do Credit Suisse, Thomas Gottstein, afirmou que a pandemia de Covid-19 aumentou o interesse por esse tipo de investimento. No Brasil, a modalidade vem amadurecendo e está aberta à expansão.

Os fundos SRI são aqueles que consideram não só a possibilidade de bons rendimentos aos investidores, mas também a postura das empresas que compõem seu portfólio nos aspectos ambiental, social e de governança – ESG, do inglês Environmental, Social and Governance. A aposta é que organizações sustentáveis e socialmente responsáveis também agregam valor para o acionista e estão mais preparadas para enfrentar oscilações econômicas.

Leia também:

Preferência de investimentos pelos mais jovens

Os investidores mais jovens, na faixa etária entre 20 e 30 anos, são os mais interessados em SRI, conforme relatório do Instituto para Investimentos Sustentáveis ​​do Morgan Stanley. O crescimento desse interesse ocorre paralelamente à expansão dos Fundos de Índices, os ETFs, do inglês Exchange Traded Funds. São os mais jovens que têm observado o quanto a junção dos dois conceitos pode ser lucrativa.

Os ETFs são um tipo investimento em renda variável que têm o rendimento atrelado a algum índice. Trata-se de uma espécie de cesta de ativos, que confere a vantagem de diversificação da carteira do investidor. Para participar do fundo, que tem gestão profissional, é preciso adquirir a cota. O aporte inicial pode ser bastante acessível, o que confere outra vantagem à modalidade.

Opções de ETFs ESG no Brasil

No caso dos ETFs socialmente responsáveis, os ativos que compõem o fundo são de empresas que se enquadram nos critérios ESG. No Brasil, já há algumas opções de investimentos, disponíveis aos investidores como o ECOO11, o GOVE11 e o ISUS 11.

O ECOO11 é atrelado ao Índice Carbono Eficiente (ICO2), que tem a adesão de empresas que mantêm a transparência sobre a emissão de gases do efeito estufa e se planeja para uma economia de baixo carbono.

Já o GOVE11 segue o Índice Governança Corporativa Trade (IGCT B3), direcionado às empresas que atendem os critérios da metodologia desenvolvida pela B3 sobre governança corporativa.

O ISUS11 está relacionado ao Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), indicador de desempenho da cotação dos ativos de empresas reconhecidas pelo comprometimento com a sustentabilidade.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos