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O que há sob a cabine de comando, na parte traseira de um porta-aviões?

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 11/06/2024 às 12:54
O que há sob a cabine de comando, na parte traseira de um porta-aviões?
A vida em um porta-aviões é cheia de atividades e locais curiosos. Você já se perguntou o que há sob a cabine de comando e na parte traseira de um porta-aviões? Vamos explorar o que existe nessas áreas menos conhecidas. Imagem: Defesa Náutica/Divulgação

A vida em um porta-aviões é cheia de atividades e locais curiosos. Você já se perguntou o que há sob a cabine de comando e na parte traseira de um porta-aviões? Vamos explorar o que existe nessas áreas menos conhecidas.

Debaixo do convés de voo dos porta-aviões ficam quase todas as salas de controle. Como a superestrutura da ilha foi projetada para ser a menor possível, as únicas áreas de trabalho na superestrutura são a ponte de comando, a sala de cartas, os sistemas de radar e vigilância e a sala de controle do cockpit.

Na parte traseira do porta-aviões, há uma área que antigamente era chamada de “Spud Locker”, onde eram armazenadas batatas. Os pilotos costumavam brincar que, se voassem muito baixo ao pousar no porta-aviões, poderiam acabar colidindo com a despensa. Em alguns navios, essa sala foi transformada na oficina de motores a jato, onde esses motores são revisados e testados.

Logo abaixo do convés de voo, ficam os hangares, que ocupam mais de dois terços do comprimento total do porta-aviões

Este espaço é o “garagem” do porta-aviões, onde são guardados os aviões quando não estão em uso. O hangar é dividido em quatro zonas separadas por portas deslizantes, que ajudam a conter incêndios, caso ocorra algum incidente.

Ao redor do hangar, há quatro elevadores grandes e potentes, capazes de transportar até dois caças de uma vez, do hangar para o convés de voo. Estes elevadores são essenciais para a operação rápida e eficiente dos aviões.

Na parte traseira do hangar, há oficinas de manutenção de aeronaves, conhecidas como AIMD (Aircraft Intermediate Maintenance Division)

Nessas oficinas, são realizados reparos constantes e testes de equipamentos de aeronaves. Os motores a jato são revisados e testados em um espaço aberto na parte traseira do porta-aviões, onde é seguro realizar testes de propulsão.

A necessidade de verificar as condições dos motores e aeronaves é constante. Qualquer negligência pode resultar em perdas de vidas. Os motores são mantidos e testados regularmente, seja por tempo de uso ou danos causados por objetos estranhos, como partículas que podem ser sugadas durante a operação.

Abaixo do convés de voo dos porta-aviões, especialmente na parte traseira, existe um mundo complexo e vital para a operação eficiente e segura do navio. Desde hangares e oficinas de motores a jato até áreas de teste, cada espaço desempenha um papel crucial para garantir que tudo funcione perfeitamente.

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Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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