1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / O que aconteceu com as bandeiras fincadas na Lua pelos EUA durante as missões Apollo? Elas ainda estão lá?
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

O que aconteceu com as bandeiras fincadas na Lua pelos EUA durante as missões Apollo? Elas ainda estão lá?

Publicado em 25/07/2025 às 15:59
Bandeiras, Lua, NASA, Missões Apollo
Imagem: Reprodução / NASA
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Imagens da sonda LRO mostram que cinco bandeiras das missões Apollo continuam de pé na Lua após mais de 50 anos das viagens

As missões Apollo, conduzidas pela NASA entre 1969 e 1972, não apenas levaram astronautas à Lua, como também deixaram um símbolo marcante da presença americana: seis bandeiras dos Estados Unidos fincadas na superfície lunar. Com o passar do tempo, surgiu a dúvida sobre o estado atual dessas flâmulas.

Décadas após o encerramento das missões tripuladas, imagens registradas pelo Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), um orbitador da NASA, oferecem pistas sobre a permanência dessas bandeiras na Lua.

A primeira foi fincada em 1969, pela missão Apollo 11, e a última, em 1972, durante a Apollo 17.

A técnica usada para identificar as bandeiras

Para descobrir quais bandeiras ainda estão de pé, cientistas da NASA analisaram uma série de imagens feitas pelo LRO em diferentes horários do dia.

A observação se concentrou nas sombras projetadas ao redor dos pontos onde as bandeiras foram colocadas. O objetivo era identificar formas ou projeções que indicassem a presença física desses objetos.

A bandeira da Apollo 11 caiu durante a decolagem

De acordo com o Dr. Noah Petro, pesquisador da NASA envolvido com os projetos Artemis III e do Orbitador de Reconhecimento Lunar, a primeira bandeira, colocada na missão Apollo 11, provavelmente foi derrubada durante a decolagem do módulo lunar.

O astronauta Buzz Aldrin já havia relatado que o impacto do lançamento teria derrubado a flâmula. As imagens do LRO confirmam a ausência de sombra no local onde ela foi fincada em 20 de julho de 1969.

Após o ocorrido com a Apollo 11, as missões seguintes tomaram precauções. As bandeiras passaram a ser colocadas mais afastadas dos módulos lunares, justamente para evitar que a onda de choque da decolagem as derrubasse.

A estratégia parece ter dado certo. Segundo o Dr. Noah Petro, as imagens de alta resolução do LRO mostram claramente sombras nos locais de pouso das missões Apollo 12, 14, 15, 16 e 17. Isso indica que essas flâmulas ainda estão de pé.

Evidências mais claras e outras menos conclusivas

Entre todas, as bandeiras das missões Apollo 12, 16 e 17 são as que apresentam sombras mais nítidas e fáceis de identificar nas imagens do LRO.

Já os registros das bandeiras da Apollo 14 e 15 são menos conclusivos. Os cientistas acreditam que isso pode ter ocorrido por conta do posicionamento das flâmulas, que pode ter dificultado a visualização das sombras, ou porque a resolução das imagens não era suficiente para captar detalhes com precisão.

Mesmo assim, o fato de cinco das seis bandeiras ainda estarem de pé após mais de 50 anos é algo notável para os pesquisadores.

Com informações de Canal Tech.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Romário Pereira de Carvalho

Já publiquei milhares de matérias em portais reconhecidos, sempre com foco em conteúdo informativo, direto e com valor para o leitor. Fique à vontade para enviar sugestões ou perguntas

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x