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O novo investimento da General Motors (GM) no Brasil, de R$ 7 bilhões, que modernizará fábricas para 10 novos modelos eletrificados

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 02/06/2025 às 14:36
General Motors (GM) investe R$ 7 bilhões no Brasil rumo à mobilidade sustentável (2024-2028)
General Motors (GM) investe R$ 7 bilhões no Brasil rumo à mobilidade sustentável (2024-2028)
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A General Motors (GM) anuncia um novo e robusto ciclo de investimento de R$ 7 bilhões no Brasil para o período de 2024 a 2028. Saiba como a gigante automotiva planeja modernizar suas fábricas e renovar a linha Chevrolet com um forte foco em eletrificação e sustentabilidade.

A General Motors (GM) reafirmou seu compromisso estratégico de longo prazo com o Brasil ao anunciar um substancial plano de investimento. Serão R$ 7 bilhões destinados à modernização de suas operações e à inovação de produtos no país, abrangendo o período de 2024 a 2028.

Este novo ciclo de aportes visa preparar a General Motors (GM) para o futuro da mobilidade, com uma ênfase clara na sustentabilidade e na eletrificação. Veja os pilares deste investimento, os aguardados lançamentos da marca Chevrolet e o impacto esperado para a indústria automotiva nacional.

Os pilares do investimento de R$ 7 bilhões da General Motors no Brasil

O plano de investimento de R$ 7 bilhões da General Motors (GM) foi formalmente anunciado em janeiro de 2024, após uma reunião de executivos da empresa, incluindo Shilpan Amin, Presidente da GM International, com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este anúncio representa um compromisso renovado com o mercado brasileiro, visto pela GM como vital para sua expansão global. O investimento é caracterizado como a “primeira fase do novo ciclo”, indicando possíveis aportes adicionais no futuro.

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Os três eixos centrais deste investimento são: a modernização das fábricas da General Motors (GM) para maior eficiência e sustentabilidade; a renovação completa do portfólio de veículos Chevrolet, com forte ênfase em tecnologias de mobilidade sustentável, incluindo veículos elétricos (EVs) e diversos tipos de híbridos; e a promoção da sustentabilidade, alinhada às metas globais da GM e a programas governamentais como o Mover.

Fábricas em transformação: foco em Gravataí, São Paulo e Joinville

O novo investimento da General Motors (GM) no Brasil, de R$ 7 bilhões, que modernizará fábricas para 10 novos modelos eletrificados

Uma parcela significativa do aporte será direcionada à atualização das plantas fabris. O complexo industrial de Gravataí (RS) receberá R$ 1,2 bilhão para modernização e preparação para a produção de um novo modelo de veículo Chevrolet, um SUV compacto conhecido internamente como Projeto Carbon ou “SUV do Onix”, com lançamento previsto para 2026. Este investimento também beneficiará a produção dos atuais Onix e Onix Plus.

Um montante de R$ 5,5 bilhões será destinado à modernização das plantas da General Motors (GM) no estado de São Paulo (São Caetano do Sul e São José dos Campos). O foco principal nessas unidades será o início da produção de carros híbridos, incluindo modelos mild hybrid (híbridos leves) e plug-in. Adicionalmente, estima-se que R$ 300 milhões sejam alocados para a fábrica de motores em Joinville (SC), visando atualizações para suportar a produção dos novos e mais eficientes powertrains.

A nova era Chevrolet: 10 modelos eletrificados e lançamentos para 2025

A General Motors (GM) prepara uma grande ofensiva de produtos. A empresa planeja lançar cinco novos modelos da marca Chevrolet no mercado brasileiro durante o ano de 2025, que coincide com o 100º aniversário da Chevrolet no país. Entre os confirmados estão o elétrico compacto Spark EUV (baseado no chinês Baojun Yep Plus), o SUV médio Wuling Starlight S (com versões BEV e PHEV), a picape grande Silverado EV, a nova geração do Equinox em versão Híbrida Plug-in (PHEV) e o novo SUV compacto a ser produzido em Gravataí, com motorização mild-hybrid flex.

Olhando mais à frente, a GM está desenvolvendo um pipeline de dez modelos eletrificados inéditos a serem introduzidos no Brasil até o ano de 2028. Modelos populares já existentes, como Onix, Onix Plus, Tracker e Montana, também serão atualizados, recebendo versões mild-hybrid (MHEV) e motores mais eficientes com tecnologia de injeção direta para atender às novas normas de emissões Proconve L8.

Programa Mover como catalisador e o acirrado cenário competitivo no Brasil

O Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) do governo federal é um fator de apoio crucial para o novo ciclo de investimento da General Motors (GM). O Mover oferece incentivos fiscais de R$ 19,3 bilhões até 2028 para empresas automotivas que investem em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), descarbonização, segurança veicular e reciclagem.

Contudo, a General Motors (GM) enfrenta um mercado brasileiro altamente competitivo. Outras grandes montadoras, como Stellantis (R$ 30 bilhões), Volkswagen (R$ 16 bilhões), Toyota (R$ 11 bilhões) e Hyundai (R$ 5,5 bilhões), também anunciaram investimentos significativos no país, muitas delas impulsionadas pelo mesmo programa Mover. Além disso, há o crescimento de novas fabricantes chinesas, como BYD e GWM, com foco em veículos eletrificados. A GM planeja usar modelos de suas joint ventures chinesas (SAIC-GM-Wuling) para competir no segmento de elétricos mais acessíveis.

Impactos do investimento da General Motors: empregos, tecnologia e desafios futuros

O investimento de R$ 7 bilhões da General Motors (GM) tem o potencial de gerar empregos e contribuir para a reindustrialização do Brasil, alinhando-se com programas governamentais como o Novo PAC e a Nova Política Industrial, conforme destacado por executivos da GM e membros do governo. Espera-se também um fomento ao desenvolvimento tecnológico nacional em áreas como veículos elétricos, energias renováveis e, crucialmente, tecnologias inovadoras adaptadas ao mercado local, como os sistemas híbridos flex.

No entanto, a General Motors (GM) também enfrenta desafios. A empresa passou por um período de tensões trabalhistas em 2023 (com demissões que foram posteriormente revertidas) e opera com um certo nível de ociosidade em suas fábricas brasileiras. A transição para novas tecnologias também exigirá um desenvolvimento e fortalecimento da cadeia de suprimentos local para componentes de veículos eletrificados.

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Cristiano
Cristiano
04/06/2025 14:41

Kkkkkkkkkkk… Confiar na Chevrolet depois das **** do Onix, Tracker e Monstrana? Só se for muito **** mesmo. A propósito; eletrificado é chinês, o resto é resto.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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