Sendo um dos setores que mais emitem carbono na atmosfera, agora a aviação está investindo em um combustível feito a partir da grama para “compensar” o meio ambiente
O setor de aviação diante de diversas críticas por suas emissões de carbono na atmosfera, decidiu por “compensar” o meio ambiente lançando um combustível verde feito a partir de grama. Embora na prática a contribuição do setor seja muito menor do que a maioria das outras formas de transporte, o setor de aviação também passará por seus desafios a fim de descarbonizar todos os aviões, principalmente os voos de longa distância.
Grande parcela do transporte rodoviário pode ser eletrificada, porém ainda não existe uma tecnologia que forneça aviões elétricos que possam voar distâncias intercontinentais, sendo que o propulsor de jato sustentável oferece uma solução possível e a Alder Fuels considera que é a opção mais viável.
Aproximadamente um quinto das emissões mundiais de carbono são originários do transporte de aviação e 24% se for considerado apenas o uso direto de energia. No total, a aviação é apenas 11,6% da pegada de carbono do transporte, ou 2,5% do total. Esse fato é obviamente muito menor do que os 15% das emissões globais do transporte rodoviário, porém ainda é um valor significativo.
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CONHEÇA OS COMBUSTÍVEIS TRADICIONAIS UTILIZADOS PELOS AVIÕES
Emissão de carbono poderá diminuir em até 50 anos com combustível
Diante da novidade do setor, pesquisas mostram que o volume de carbono do transporte rodoviário que desloca pessoas irá diminuir para quase zero em 50 anos, enquanto o do setor de aviação vai continuar quase inalterado no mesmo período, quando será o principal contribuinte do transporte.
Se o nosso objetivo for atingir as metas de redução do aquecimento global, nós precisaremos encontrar uma alternativa ao combustível de aviação, uma vez que a opção do momento é o combustível criado a partir de “óleos e graxas residuais” (também conhecido como FOG). Esses são os subprodutos residuais da indústria alimentícia, como o sebo bovino.
No ano de 2016 a AltAir Fuels realizou testes com sucesso na produção de combustível a partir dessa fonte, usando uma refinaria convertida no sul da Califórnia e tecnologia da Honeywell UOP.
O funcionamento do combustível verde
Porém, como nem tudo são flores, Bryan Sherbacow, que era COO da AltAir, notou que não havia FOG suficiente para aumentar a escala desse combustível, por mais que ele funcionasse bem. Com isso, no ano de 2021, ele fundou a Alder Fuels, que tem como objetivo criar combustíveis sustentáveis a partir da biomassa vegetal.
Existe ainda um certo ceticismo diante dos combustíveis derivados da biomassa, isso porque eles podem acarretar a conversão de terras aráveis perfeitamente boas para longe da produção de alimentos, ou a destruição da floresta primária.