O Metrô de São Paulo lançou o edital para contratação das obras da Linha 19-Celeste, que conectará Guarulhos à Capital com 15 estações, 31 trens e capacidade para atender até 630 mil passageiros por dia, ampliando significativamente a mobilidade urbana na região metropolitana.
O Metrô deu mais um passo importante para a expansão do transporte público em São Paulo. Nesta segunda-feira (24), foi lançado o edital de licitação para contratar as obras da nova Linha 19-Celeste. A linha vai ligar Guarulhos à região central da Capital.
Conexão entre Bosque Maia e Anhangabaú
A nova linha terá 17,6 km de extensão e 15 estações. Ela vai começar no Bosque Maia, em Guarulhos, e terminar no Anhangabaú, no centro de São Paulo. O contrato prevê o projeto executivo e a construção das obras civis, incluindo o pátio de manutenção.
Além das estações, serão construídos 18 poços de ventilação e emergência. As estações São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha) também serão adaptadas para receber a nova conexão.
-
Isolado há décadas, Jalapão só agora iniciou a construção de um novo aeroporto para atender turistas e moradores
-
Túnel subaquático brasileiro vai usar mesma tecnologia da megaobra que conecta Dinamarca e Alemanha — entenda os planos da nova infraestrutura
-
As 10 melhores cores para pintar a parede externa e ter uma fachada incrível
-
Com motor robusto e potente, a motoniveladora John Deere 670G tem a troca de marchas mais suave da indústria e cabine confortável para ser operada por horas
Início das obras previsto para 2026
A meta do Metrô é assinar os contratos e iniciar os projetos executivos ainda neste ano. Com isso, as obras civis devem começar em 2026. A previsão de conclusão é de até 75 meses após o início da construção.
A futura linha vai operar com 31 trens e terá capacidade para transportar 630 mil passageiros por dia. A estimativa é que o trajeto entre Guarulhos e o centro de São Paulo seja reduzido em até uma hora.
Conexões com outras linhas
A Linha 19-Celeste vai permitir integração com outras três linhas do Metrô: 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Também há possibilidade de futuras conexões com linhas de trem.
As estações previstas são: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra, Itapegica, Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento e Anhangabaú.