1. Início
  2. / Construção
  3. / O Metrô abriu edital para contratar as obras da futura Linha 19-Celeste, que ligará Guarulhos à Capital com capacidade para transportar até 630 mil passageiros por dia
Localização SP Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

O Metrô abriu edital para contratar as obras da futura Linha 19-Celeste, que ligará Guarulhos à Capital com capacidade para transportar até 630 mil passageiros por dia

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 24/03/2025 às 10:36
Metrô
Linha 19-Celeste pode reduzir tempo de deslocamento em até uma hora. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

O Metrô de São Paulo lançou o edital para contratação das obras da Linha 19-Celeste, que conectará Guarulhos à Capital com 15 estações, 31 trens e capacidade para atender até 630 mil passageiros por dia, ampliando significativamente a mobilidade urbana na região metropolitana.

O Metrô deu mais um passo importante para a expansão do transporte público em São Paulo. Nesta segunda-feira (24), foi lançado o edital de licitação para contratar as obras da nova Linha 19-Celeste. A linha vai ligar Guarulhos à região central da Capital.

Conexão entre Bosque Maia e Anhangabaú

A nova linha terá 17,6 km de extensão e 15 estações. Ela vai começar no Bosque Maia, em Guarulhos, e terminar no Anhangabaú, no centro de São Paulo. O contrato prevê o projeto executivo e a construção das obras civis, incluindo o pátio de manutenção.

Além das estações, serão construídos 18 poços de ventilação e emergência. As estações São Bento (Linha 1-Azul) e Anhangabaú (Linha 3-Vermelha) também serão adaptadas para receber a nova conexão.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Início das obras previsto para 2026

A meta do Metrô é assinar os contratos e iniciar os projetos executivos ainda neste ano. Com isso, as obras civis devem começar em 2026. A previsão de conclusão é de até 75 meses após o início da construção.

A futura linha vai operar com 31 trens e terá capacidade para transportar 630 mil passageiros por dia. A estimativa é que o trajeto entre Guarulhos e o centro de São Paulo seja reduzido em até uma hora.

Conexões com outras linhas

A Linha 19-Celeste vai permitir integração com outras três linhas do Metrô: 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Também há possibilidade de futuras conexões com linhas de trem.

As estações previstas são: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra, Itapegica, Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento e Anhangabaú.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x