Menor motor V8 do mundo criado por empresa norte-americana é um “brinquedo” de gente grande. O motor Stinger 609 entrega até 9 cv de potência.
O menor motor V8 do mundo, um modelo de quatro tempos, pode ser adquirido por cerca de US$ 7 mil. O motor Stinger 609 é uma peça impressionante que fica bem em qualquer estante e certamente deixará muitos visitantes invejosos. Desenvolvido pela Conley Precision Engines, uma empresa norte-americana especializada em projetar e construir motores em escala, este minúsculo propulsor V8 é um verdadeiro “brinquedo” para entusiastas de motores.
Menor motor V8 do mundo entrega 9 cv de potência
O motor V8 minúsculo conta com apenas 35,5 cm de comprimento, 15 cm de largura e 25 cm de altura, contando o blower. Sim, é verdade, ele possui até compressor volumétrico. Aliás, o motor Stinger 609 possui tudo que um motor em escala real tem, motor de partida elétrico, circuito de óleo, arrefecimento a água, tensor de correia, carburador duplo e muito mais. O menor motor V8 do mundo pode entregar até 9 cv de potência máxima a 10 mil rpm, retirados de 100 cm³ de cilindrada.
Uma peça que pode valer pouco para aqueles que não gostam de carros ou de mecânica, mas um verdadeiro objeto de culto para os aficionados que estarão dispostos a dar cerca de 5500 euros por uma réplica deste motor Stinger 609. Cada cilindro do motor V8 minúsculo possui 12,5 ml de deslocamento e a relação diâmetro x curso dos pistões é de 10 x 9,7 mm – para se ter uma ideia, a mesma medida do motor 1.0 do VW Up, é de 74,5 x 76,4 mm.
-
Blindagem inédita no Brasil desta Cybertruck custou uma fortuna, exigiu forno 70% maior e virou desafio para a líder da blindagem automotiva no país
-
De hatch a picape: ranking dos 6 carros com as peças mais baratas do Brasil em 2025 revela surpresas que todo motorista precisa saber
-
Moto elétrica que encara barro e cascalho chega ao Brasil com design retrô ousado e preço promocional de R$ 14 mil; conheça a Bee Type 2
-
Chevrolet anuncia retorno triunfal de Opala e Monza com motor 4.1 injetado, câmbio Tremec e freios de alta performance, mas de um jeito diferente
Um concorrente à altura do menor motor V8 do mundo?
Além do motor Stinger 609, da empresa americana, a Toyan Engine, empresa chinesa especialista em miniaturas de componentes do setor automotivo, desenvolveu a sua versão do menor motor V8 do mundo, que é basicamente um brinquedo de gente grande com porte suficiente para caber na palma da mão.
O motor V8 minúsculo funciona perfeitamente como o tradicional e é construído em escala reduzida de 1:10. A miniatura, inclusive, pode ser desmontada para qualquer um conferir seus detalhes ou o funcionamento dos mecanismos, além de facilitar qualquer possível reparo. Contudo, neste caso, o proprietário deve ter as ferramentas próprias para o ajuste.
O motor possui apenas 28 cilindradas, que são números muito distantes, claro, do que os motores de escala original entregam. Como referência, um Coyote do Ford Mustang tem 5.000 cilindradas. O pequeno motor V8 minúsculo rival do motor Stinger 609 gera 4,25 cv de potência, sendo alimentado por dois carburadores, tendo refrigeração a água e alcançando até 12.500 rpm.
Youtuber constrói o menor motor Wankel do mundo
O youtuber JohnnyW90 recriou um propulsor Wankel em miniatura. Ao contrário de vários outros modelos em escala, o motor rotativo construído por Johnny está quase perfeitamente funcional. Na primeira tentativa, de fato, a mistura ar-combustível do minúsculo carburador estava muito pobre, resultando no desligamento do pequeno motor.
A solução foi um carburador duplo e assim o pequeno motor Wankel finalmente funcionou perfeitamente. O modelo pode girar entre 4 mil e 14 mil RPM, algo que é atingido em um tempo muito curto.
Com o nome do seu criador, o engenheiro alemão Felix Wankel, e aperfeiçoado pela Mazda, o motor rotativo foi abandonado com o fim da produção do RX-8. Desde então, várias conversas sobre seu retorno acontecem esporadicamente. Um dos rumores que mais fazem sentido é usar um motor Wankel, que tem funcionamento muito suave, como gerador para alimentar as baterias de carros elétricos.
Incrível !!
É o motor da Freeland?