1. Início
  2. / Automotivo
  3. / O menor motor V8 do mundo impressiona com seu comprimento de 35,5 cm e potência máxima a 10.000 rpm; conheça o revolucionário Stinger 609!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 2 comentários

O menor motor V8 do mundo impressiona com seu comprimento de 35,5 cm e potência máxima a 10.000 rpm; conheça o revolucionário Stinger 609!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 29/05/2024 às 23:20
Atualizado em 31/05/2024 às 17:16
O menor motor V8 do mundo impressiona com seu comprimento de 35,5 cm e potência máxima a 10.000 rpm; conheça o revolucionário Stinger 609!
Foto: Menor motor V8 do mundo

Menor motor V8 do mundo criado por empresa norte-americana é um “brinquedo” de gente grande. O motor Stinger 609 entrega até 9 cv de potência.

O menor motor V8 do mundo, um modelo de quatro tempos, pode ser adquirido por cerca de US$ 7 mil. O motor Stinger 609 é uma peça impressionante que fica bem em qualquer estante e certamente deixará muitos visitantes invejosos. Desenvolvido pela Conley Precision Engines, uma empresa norte-americana especializada em projetar e construir motores em escala, este minúsculo propulsor V8 é um verdadeiro “brinquedo” para entusiastas de motores.

Menor motor V8 do mundo entrega 9 cv de potência

O motor V8 minúsculo conta com apenas 35,5 cm de comprimento, 15 cm de largura e 25 cm de altura, contando o blower. Sim, é verdade, ele possui até compressor volumétrico. Aliás, o motor Stinger 609 possui tudo que um motor em escala real tem, motor de partida elétrico, circuito de óleo, arrefecimento a água, tensor de correia, carburador duplo e muito mais. O menor motor V8 do mundo pode entregar até 9 cv de potência máxima a 10 mil rpm, retirados de 100 cm³ de cilindrada.

Uma peça que pode valer pouco para aqueles que não gostam de carros ou de mecânica, mas um verdadeiro objeto de culto para os aficionados que estarão dispostos a dar cerca de 5500 euros por uma réplica deste motor Stinger 609. Cada cilindro do motor V8 minúsculo possui 12,5 ml de deslocamento e a relação diâmetro x curso dos pistões é de 10 x 9,7 mm – para se ter uma ideia, a mesma medida do motor 1.0 do VW Up, é de 74,5 x 76,4 mm.

O menor motor V8 do mundo impressiona com seu comprimento de 35,5 cm e potência máxima a 10.000 rpm; conheça o revolucionário Stinger 609!
Foto: reprodução/Youtube

Um concorrente à altura do menor motor V8 do mundo?

Além do motor Stinger 609, da empresa americana, a Toyan Engine, empresa chinesa especialista em miniaturas de componentes do setor automotivo, desenvolveu a sua versão do menor motor V8 do mundo, que é basicamente um brinquedo de gente grande com porte suficiente para caber na palma da mão.

O motor V8 minúsculo funciona perfeitamente como o tradicional e é construído em escala reduzida de 1:10. A miniatura, inclusive, pode ser desmontada para qualquer um conferir seus detalhes ou o funcionamento dos mecanismos, além de facilitar qualquer possível reparo. Contudo, neste caso, o proprietário deve ter as ferramentas próprias para o ajuste.

O motor possui apenas 28 cilindradas, que são números muito distantes, claro, do que os motores de escala original entregam. Como referência, um Coyote do Ford Mustang tem 5.000 cilindradas. O pequeno motor V8 minúsculo rival do motor Stinger 609 gera 4,25 cv de potência, sendo alimentado por dois carburadores, tendo refrigeração a água e alcançando até 12.500 rpm.

Youtuber constrói o menor motor Wankel do mundo

O youtuber JohnnyW90 recriou um propulsor Wankel em miniatura. Ao contrário de vários outros modelos em escala, o motor rotativo construído por Johnny está quase perfeitamente funcional. Na primeira tentativa, de fato, a mistura ar-combustível do minúsculo carburador estava muito pobre, resultando no desligamento do pequeno motor.

A solução foi um carburador duplo e assim o pequeno motor Wankel finalmente funcionou perfeitamente. O modelo pode girar entre 4 mil e 14 mil RPM, algo que é atingido em um tempo muito curto.

 Com o nome do seu criador, o engenheiro alemão Felix Wankel, e aperfeiçoado pela Mazda, o motor rotativo foi abandonado com o fim da produção do RX-8. Desde então, várias conversas sobre seu retorno acontecem esporadicamente. Um dos rumores que mais fazem sentido é usar um motor Wankel, que tem funcionamento muito suave, como gerador para alimentar as baterias de carros elétricos.

Inscreva-se
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x