Com 10,61 metros de diâmetro, a tuneladora da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo redefiniu a engenharia de túneis no país ao estabelecer um novo recorde de tamanho.
De acordo com notícias publicadas por portais como o G1, o título de maior tuneladora (tatuzão) que já operou no Brasil pertence ao equipamento utilizado na construção da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo. A máquina, batizada de “Tatuzão Norte”, possui impressionantes 10,61 metros de diâmetro de escavação, o que equivale à altura de um prédio de três andares.
Este gigante da engenharia iniciou suas operações em dezembro de 2023, marcando um novo capítulo para as obras de infraestrutura no Brasil. O projeto, liderado pela concessionária Linha Uni e com construção a cargo da empresa espanhola Acciona, superou o recorde anterior, que pertencia à tuneladora usada na construção da Linha 4-Amarela, também em São Paulo.
Conheça o “Tatuzão Norte”, a máquina recordista da Linha 6-Laranja
O detentor do recorde é uma das duas máquinas fabricadas pela empresa alemã Herrenknecht para as obras da Linha 6-Laranja. Enquanto seu “irmão gêmeo”, o Tatuzão Sul, possui as mesmas especificações, o Tatuzão Norte foi o primeiro de seu porte a entrar em plena operação no país.
-
Isolado há décadas, Jalapão só agora iniciou a construção de um novo aeroporto para atender turistas e moradores
-
Túnel subaquático brasileiro vai usar mesma tecnologia da megaobra que conecta Dinamarca e Alemanha — entenda os planos da nova infraestrutura
-
As 10 melhores cores para pintar a parede externa e ter uma fachada incrível
-
Com motor robusto e potente, a motoniveladora John Deere 670G tem a troca de marchas mais suave da indústria e cabine confortável para ser operada por horas
Seu trabalho consiste em escavar o solo e, simultaneamente, instalar os anéis de concreto que formam a parede definitiva do túnel, avançando de forma contínua e segura pelo subsolo da metrópole. A operação dessa máquina é um marco para a engenharia nacional, demonstrando a capacidade de executar projetos de altíssima complexidade.
Os números que redefiniram a engenharia nacional
Os números do tatuzão da Linha 6-Laranja são superlativos e ajudam a entender a grandiosidade do maior tuneladora (tatuzão) que já operou no Brasil. Além do diâmetro recorde, a máquina possui outras características notáveis:
Diâmetro de Escavação: 10,61 metros.
Comprimento Total: Aproximadamente 109 metros.
Peso Total: Cerca de 2 mil toneladas.
Tipo: EPB Shield (Earth Pressure Balance), um modelo projetado para operar em solos moles e argilosos como o da cidade de São Paulo.
Fabricado na Alemanha e transportado em peças para o Brasil, o equipamento é uma verdadeira fábrica subterrânea, abrigando posto de comando, refeitório, esteiras para retirada de material e sistemas de ventilação.
A megaobra da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo
A Linha 6-Laranja é um dos projetos de infraestrutura urbana mais importantes em andamento no Brasil. Com 15,3 quilômetros de extensão, ela conectará a Brasilândia, na Zona Norte, à estação São Joaquim, no centro de São Paulo, passando por importantes polos universitários e centros de saúde.
O uso de uma tuneladora deste porte foi essencial para viabilizar a construção em uma área densamente urbanizada, minimizando o impacto na superfície. O Tatuzão Norte iniciou sua jornada em dezembro de 2023, partindo do VSE (poço de ventilação e saída de emergência) Felício Tretel, na Freguesia do Ó.
O recorde anterior da Linha 4-Amarela
Antes do gigante da Linha 6-Laranja, o título de maior tuneladora (tatuzão) que já operou no Brasil pertencia à máquina que atuou nas obras da primeira fase da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, entre 2007 e 2010. Aquele equipamento possuía 9,5 metros de diâmetro, um número que já era considerado um marco para a engenharia brasileira na época. A chegada da máquina de 10,61 metros representa um salto significativo em escala e capacidade tecnológica.
O fim da jornada: o que acontece com um tatuzão após o trabalho?
Ao final de seu percurso de escavação, um tatuzão não pode simplesmente ser retirado inteiro do subsolo. A máquina é cuidadosamente desmontada dentro do próprio túnel que ajudou a construir. Partes valiosas, como os sistemas eletrônicos e motores, podem ser recuperadas e reutilizadas pelo fabricante em outros projetos ao redor do mundo. A carcaça metálica principal, conhecida como “shield”, geralmente é cortada e vendida como sucata, já que seu transporte e reaproveitamento integral são logisticamente inviáveis.