Maior píer do mundo: Uma impressionante obra de engenharia no México permite a ancoragem de navios gigantes em águas profundas e se tornou um destino turístico único.
O maior píer do mundo, localizado em Progreso, no México, se estende por 6,5 km sobre o Golfo do México. A estrutura foi construída para permitir que navios de grande porte atraquem em águas profundas, já que a costa da região possui um fundo raso. Além de desempenhar um papel essencial no comércio e turismo, o píer de Progreso também se tornou um destino turístico por si só.
Para se ter uma ideia da sua grandiosidade, ele é quase três vezes maior que o famoso píer de Southend-on-Sea, no Reino Unido, que tem apenas 2,1 km.
A história do maior píer do mundo
O píer de Progreso foi originalmente construído em 1941 para substituir uma antiga estrutura de madeira, mas sua primeira versão tinha apenas 1,9 km de extensão. Em 1988, a estrutura foi ampliada em mais 4 km, permitindo a atracação de embarcações muito maiores.
-
BNDES libera R$ 694 milhões para obras em rodovias de Mato Grosso do Sul — valor será usado em obras de recuperação, operação, melhorias e ampliação da capacidade das rodovias MS-112, BR-158 e BR-436
-
O setor que ergue cidades, mas ainda trava no tempo: por que a construção civil precisa mudar já
-
Construções mais caras da história incluem Grande Muralha avaliada em US$ 42 bilhões, Túnel da Mancha de US$ 21 bi e Barragem de US$ 28 bi
-
Cientistas revelam rio perdido de 64 km que pode explicar quanto tempo e esforço foi poupado na construção das pirâmides do Egito
Esse crescimento foi essencial para transformar Progreso em um dos principais portos do México, especialmente para o turismo de cruzeiros e transporte de mercadorias.
O motivo por trás da sua extensão de 6,5 km
A necessidade de uma estrutura tão longa vem das características geográficas da costa de Yucatán. A região tem águas extremamente rasas, o que impede que navios de grande porte cheguem perto da costa. Para resolver esse problema, foi necessário estender o píer para alcançar águas mais profundas, onde os navios podem ancorar com segurança.
Isso também significa que quem deseja atravessar o píer precisa caminhar cerca de 40 minutos a uma hora para percorrer toda a sua extensão. Por isso, passageiros de cruzeiros geralmente desembarcam na ponta do píer e pegam um ônibus até a cidade.
Um ponto turístico e estratégico
Além de ser uma peça essencial para o comércio marítimo e o turismo, o píer de Progreso se tornou uma atração turística única. Todos os anos, mais de 150 mil turistas passam por ali, aproveitando a vista panorâmica sobre o Golfo do México.
Outro destaque é a sua engenharia inovadora. O píer foi a primeira estrutura de concreto do mundo a ser reforçada com aço inoxidável contendo níquel, o que aumenta sua resistência contra a corrosão.