1. Início
  2. / Construção
  3. / O governo de Sergipe está apoiando a construção de um gasoduto que conectará o estado às redes de gás natural da região
Localização SE Tempo de leitura 3 min de leitura

O governo de Sergipe está apoiando a construção de um gasoduto que conectará o estado às redes de gás natural da região

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 07/02/2023 às 18:55
O governo de Sergipe está apoiando a construção de um gasoduto
O governo de Sergipe está apoiando a construção de um gasoduto (Foto/divulgação)

O CDI aprovou, em sua última reunião, o incentivo fiscal para aquisição dos tubos fabricados em aço carbono de liga especial para a construção de 25 quilômetros do gasoduto que ligará o terminal GNL da Eneva à malha de transporte da TAG. A decisão foi tomada visando impulsionar o desenvolvimento econômico da região.

O projeto de incentivo à aquisição de materiais para a construção do gasoduto da Eneva reduzirá os custos e o valor do investimento, o que resultará em uma tarifa de transporte mais competitiva, além de favorecer a atração de operações para seu terminal. A Spiecapag Intech Engenharia está conduzindo as obras de construção no município de Barra dos Coqueiros. O projeto envolve a fabricação e entrega de aproximadamente 2.400 tubos, com 12 metros de extensão e 24 polegadas de diâmetro.

O Projeto de Suprimento de Gás Natural (PSDI) é uma iniciativa do Governo do Estado para expandir o mercado de gás natural e ampliar o acesso dos brasileiros a essa importante fonte de energia. O projeto foi implementado sob a liderança do Secretário da Sedetec e Vice-Presidente do CDI, Valmor Barbosa, que enfatiza a importância da gestão estadual para o sucesso dessa iniciativa.

O Terminal FRSU Nanook e a Usina Termelétrica Porto de Sergipe I (UTE) são importantes projetos de infraestrutura para a região Nordeste do Brasil. O terminal tem capacidade de regaseificação de 21 milhões m³/dia, enquanto a UTE consome 6 milhões m³/dia. 

O gasoduto de conexão entre os dois terá capacidade de 14 milhões m³/dia e permitirá a importação de GNL. O custo da operação na UTE será mantido em 25 anos, o que tornará Sergipe mais competitivo e permitirá atrair uma parcela significativa das importações de GNL.

Gasoduto

O gasoduto de interligação terá 25 quilômetros de extensão e ligará os municípios de Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas e Rosário do Catete. O projeto prevê que o gasoduto esteja em plena operação comercial até abril de 2024.

Laércio Oliveira anunciou que o estado viverá um novo momento de desenvolvimento econômico graças às grandes iniciativas de investimento em petróleo e gás

O deputado federal e senador eleito Laércio Oliveira, PP, acredita que o Estado de Sergipe viverá um novo momento a partir dos investimentos nas áreas de petróleo e gás. Ele tem trabalhado para atrair novos investimentos para o estado por meio de eventos como o Sergipe Day e propondo projetos de lei para ampliar as fronteiras do estado para os investidores.

Além disso, Laércio também está buscando prorrogar o prazo dos incentivos oferecidos pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) por mais 10 anos, permitindo que novos empreendimentos sejam impulsionados.

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos