1. Início
  2. / Automotivo
  3. / O famoso Hyundai HB20 com motor 3 cilindros da Hyundai tem dado dores de cabeça a muitos motoristas devido a um problema recorrente no cabeçote
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 139 comentários

O famoso Hyundai HB20 com motor 3 cilindros da Hyundai tem dado dores de cabeça a muitos motoristas devido a um problema recorrente no cabeçote

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 17/10/2024 às 18:50
Atualizado em 19/10/2024 às 11:21
O famoso Hyundai HB20 com motor 3 cilindros da Hyundai tem dado dores de cabeça a muitos motoristas devido a um problema recorrente no cabeçote
Com todos esses detalhes, fica claro que o Hyundai HB20 com motor 3 cilindros da Hyundai tem um defeito crônico que requer atenção especial. (Imagem: Representação)

Quando você pensa que já viu de tudo, surge um cliente trazendo seu Hyundai HB20 para a oficina pela terceira vez, com o mesmo problema de sempre: o cabeçote. Sim, três vezes o mesmo defeito, e o pior, com o motor 3 cilindros da Hyundai ainda fervendo como se fosse um caldeirão. Parece até uma novela, mas é a realidade de muitos motoristas que enfrentam esse defeito crônico.

O Hyundai HB20, com seu moderno motor 3 cilindros da Hyundai, tem conquistado muitos brasileiros por seu design e eficiência. No entanto, um defeito crônico no cabeçote tem deixado proprietários frustrados e com constantes visitas à oficina. O CPG (Click Petróleo e Gás) ouviu especialista da High Torque para entender por que o carro continua enfrentando esse problema e o que pode ser feito para evitar mais dores de cabeça.

O modelo Hyundai HB20 com o motor 3 cilindros começou a apresentar essa configuração a partir da segunda geração, lançada em 2019. Esse defeito crônico no cabeçote tem sido mais comum nos veículos produzidos a partir desse ano, especialmente nos modelos com o motor 1.0 de 3 cilindros.

O defeito crônico: o cabeçote e o motor 3 cilindros do Hyundai HB20

A primeira vez que o cliente levou seu Hyundai HB20 à oficina, ele já estava com um novo cabeçote instalado. No entanto, o carro continuava a ferver, e os problemas se agravaram. Segundo o mecânico da High Torque, esse defeito é comum no motor 3 cilindros da Hyundai. “O cabeçote parece ter uma tolerância muito baixa para falhas, e qualquer pequeno erro na montagem pode resultar em vazamento de água ou superaquecimento”, explica o especialista.

Cabeçote feito três vezes: o que deu errado?

O primeiro problema detectado foi um excesso de cola na junta do cabeçote. A solução improvisada, com silicone vermelho, acabou entupindo o radiador e causando mais problemas no sistema de arrefecimento. “A cola não só entupiu o radiador como também causou falhas no cabeçote, forçando uma segunda troca”, acrescenta o mecânico. Mesmo após a substituição, os problemas não cessaram. O cliente teve que levar o carro novamente à oficina para realizar uma plaina no bloco do motor, pois o empenamento era evidente.

Vazamento de água: um problema crônico no Hyundai HB20

Além dos problemas no cabeçote, o motor 3 cilindros da Hyundai apresentou um vazamento de água crônico, principalmente no cano que liga ao radiador. Segundo o especialista da High Torque, esse tipo de vazamento é muito comum nos modelos HB20, tanto que até veículos de funcionários da oficina apresentaram o mesmo problema. “Esse cano de água original tem um defeito de fábrica, e o vazamento é inevitável com o tempo”, alertou o mecânico.

Soluções para o problema: dicas para evitar mais dores de cabeça

Para quem está enfrentando o mesmo problema com seu Hyundai HB20, o especialista sugere algumas dicas importantes para evitar a substituição constante do cabeçote. “Use sempre uma junta de fibra ao invés de metal para evitar o aumento da compressão, o que pode agravar os problemas”, explica. “Além disso, troque o cano de água regularmente, especialmente se ele for o original, para evitar vazamentos inesperados”.

Quando o bloco empena: o que fazer?

Outro problema recorrente no motor 3 cilindros da Hyundai é o empenamento do bloco, especialmente em motores de alumínio. “Blocos de alumínio empenam com muito mais facilidade do que os de ferro”, alerta o especialista. Nesse caso, a única solução é desmontar o motor e realizar a plaina no bloco. Caso contrário, o carro continuará a apresentar problemas de superaquecimento e falhas no cabeçote.

Com todos esses detalhes, fica claro que o Hyundai HB20 com motor 3 cilindros da Hyundai tem um defeito crônico que requer atenção especial. Desde o excesso de cola na junta do cabeçote até o vazamento no cano de água, são problemas que podem ser evitados com as dicas corretas e cuidados constantes.

Agora, a pergunta que fica: Você já enfrentou problemas semelhantes com o seu Hyundai HB20? Como resolveu? Deixe nos comentários!

Inscreva-se
Notificar de
guest
139 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x