Quando você pensa que já viu de tudo, surge um cliente trazendo seu Hyundai HB20 para a oficina pela terceira vez, com o mesmo problema de sempre: o cabeçote. Sim, três vezes o mesmo defeito, e o pior, com o motor 3 cilindros da Hyundai ainda fervendo como se fosse um caldeirão. Parece até uma novela, mas é a realidade de muitos motoristas que enfrentam esse defeito crônico.
O Hyundai HB20, com seu moderno motor 3 cilindros da Hyundai, tem conquistado muitos brasileiros por seu design e eficiência. No entanto, um defeito crônico no cabeçote tem deixado proprietários frustrados e com constantes visitas à oficina. O CPG (Click Petróleo e Gás) ouviu especialista da High Torque para entender por que o carro continua enfrentando esse problema e o que pode ser feito para evitar mais dores de cabeça.
O modelo Hyundai HB20 com o motor 3 cilindros começou a apresentar essa configuração a partir da segunda geração, lançada em 2019. Esse defeito crônico no cabeçote tem sido mais comum nos veículos produzidos a partir desse ano, especialmente nos modelos com o motor 1.0 de 3 cilindros.
O defeito crônico: o cabeçote e o motor 3 cilindros do Hyundai HB20
A primeira vez que o cliente levou seu Hyundai HB20 à oficina, ele já estava com um novo cabeçote instalado. No entanto, o carro continuava a ferver, e os problemas se agravaram. Segundo o mecânico da High Torque, esse defeito é comum no motor 3 cilindros da Hyundai. “O cabeçote parece ter uma tolerância muito baixa para falhas, e qualquer pequeno erro na montagem pode resultar em vazamento de água ou superaquecimento”, explica o especialista.
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Cabeçote feito três vezes: o que deu errado?
O primeiro problema detectado foi um excesso de cola na junta do cabeçote. A solução improvisada, com silicone vermelho, acabou entupindo o radiador e causando mais problemas no sistema de arrefecimento. “A cola não só entupiu o radiador como também causou falhas no cabeçote, forçando uma segunda troca”, acrescenta o mecânico. Mesmo após a substituição, os problemas não cessaram. O cliente teve que levar o carro novamente à oficina para realizar uma plaina no bloco do motor, pois o empenamento era evidente.
Vazamento de água: um problema crônico no Hyundai HB20
Além dos problemas no cabeçote, o motor 3 cilindros da Hyundai apresentou um vazamento de água crônico, principalmente no cano que liga ao radiador. Segundo o especialista da High Torque, esse tipo de vazamento é muito comum nos modelos HB20, tanto que até veículos de funcionários da oficina apresentaram o mesmo problema. “Esse cano de água original tem um defeito de fábrica, e o vazamento é inevitável com o tempo”, alertou o mecânico.
Soluções para o problema: dicas para evitar mais dores de cabeça
Para quem está enfrentando o mesmo problema com seu Hyundai HB20, o especialista sugere algumas dicas importantes para evitar a substituição constante do cabeçote. “Use sempre uma junta de fibra ao invés de metal para evitar o aumento da compressão, o que pode agravar os problemas”, explica. “Além disso, troque o cano de água regularmente, especialmente se ele for o original, para evitar vazamentos inesperados”.
Quando o bloco empena: o que fazer?
Outro problema recorrente no motor 3 cilindros da Hyundai é o empenamento do bloco, especialmente em motores de alumínio. “Blocos de alumínio empenam com muito mais facilidade do que os de ferro”, alerta o especialista. Nesse caso, a única solução é desmontar o motor e realizar a plaina no bloco. Caso contrário, o carro continuará a apresentar problemas de superaquecimento e falhas no cabeçote.
Com todos esses detalhes, fica claro que o Hyundai HB20 com motor 3 cilindros da Hyundai tem um defeito crônico que requer atenção especial. Desde o excesso de cola na junta do cabeçote até o vazamento no cano de água, são problemas que podem ser evitados com as dicas corretas e cuidados constantes.
Agora, a pergunta que fica: Você já enfrentou problemas semelhantes com o seu Hyundai HB20? Como resolveu? Deixe nos comentários!
Comprei um hb20s turbo em uma garagem ele estava com baixa quilometragem, em pouco tempo tive problema de super aquecimento e estragou o ar condicionado, com o carro no elevador, o mecânico me disse que o motor já foi aberto, agora ele super aqueceu comigo tmb e queimou a junta do cabeçote, só vou arrumar e dar um jeito te trocar de carro.
Tive um hb20 1.6 2015, que chegou a dar problema da válvula termostática ainda na garantia. Resolveu na CCS e nunca mais voltei lá. Voltei lá hoje pra pegar o meu 1.0 TGDI e dei o anterior como parte do pagamento. Espero que me traga tanta traquilidade quanto o anterior.
Comprei o hb20s depois de dois anos descobri que já tinha cido feito o motor essa mangueira do radiador também precisou ser trocada , maior dor de cabeça estou a procura de um motor parcial o sonho virou pesadelo.