1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / O estado do Ceará conta agora com um laboratório petroquímico que vai atender a indústria do petróleo, certificando e inspecionando exportações de combustíveis, metais e minerais para os mercados brasileiro, americano, europeu e asiático
Localização CE Tempo de leitura 3 min de leitura

O estado do Ceará conta agora com um laboratório petroquímico que vai atender a indústria do petróleo, certificando e inspecionando exportações de combustíveis, metais e minerais para os mercados brasileiro, americano, europeu e asiático

Escrito por Luciana Ramalhao
Publicado em 24/11/2022 às 01:04
Ceará, petroquímico, indústria do petróleo
FONTE: Assessora de imprensa do Bureau Veritas

O líder mundial em testes, inspeção e certificação (TIC), Bureau Veritas, abriu o Laboratório OPM (Oil, Petrochemicals, and Minerals) em Fortaleza, Ceará. O novo laboratório garante a qualidade dos produtos petrolíferos, bem como inspeciona o volume de cargas importadas e exportadas pelo Brasil e outros países da América do Norte, Europa e Ásia no primeiro semestre de 2022.

No Ceará, as distribuidoras de combustíveis venderam mais de 576.700 metros cúbicos de combustível no primeiro semestre de 2022, 5,8% a mais do que no primeiro semestre de 2021, apesar dos altos preços no estado. O aumento no consumo de gasolina e o aumento no consumo de diesel foram de 5,8% e 0,38%, respectivamente, em comparação com 2021.

“O Bureau Veritas tem trabalhado para construir um mundo mais confiável através de rigorosos procedimentos de controle de qualidade em diferentes indústrias por quase 200 anos. Nossas certificações são reconhecidas internacionalmente, dando maior segurança aos negócios. O laboratório em Fortaleza vem atendendo a uma crescente demanda da região por maior eficiência na amostragem e inspeção, bem como pela melhoria da eficiência das cargas que entram e saem dos portos de Fortaleza e do Porto de Pecem”, afirma Guilherme Cauduro, diretor executivo de Agribusiness & Commodities do Bureau Veritas.

Para garantir que seus produtos atendam às normas nacionais e internacionais, o novo Laboratório OPM do Bureau Veritas realiza ensaios e testes de laboratório de alta precisão.

Os requisitos da ANP para combustíveis como diesel, gasolina, etanol e outros, bem como metais preciosos como ouro, prata e platina, bem como ferro, manganês, alumínio e outros materiais-chave, são atendidos na região de Fortaleza.

A região do Mucuripe, cidade central do Ceará, é onde empresas nacionais e internacionais das indústrias petrolífera, petroquímica, mineral e metalúrgica confiam no laboratório para garantir que sua carga seja de alta qualidade e quantidade. Para cumprir essa função, a unidade de Fortaleza operará ininterruptamente na região de Mucuripe, garantindo que todos os itens importados ou exportados estejam de acordo com as normas nacionais e internacionais.

No primeiro semestre de 2022, mais de 6.000 amostras foram analisadas, certificadas e inspecionadas para reduzir os riscos e aumentar a confiabilidade na cadeia de produção.

O Bureau Veritas possui mais oito laboratórios OPM próximos aos principais portos do Maranhão, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paranaguá, Espírito Santo e Pará. Somente no primeiro semestre de 2022, mais de 6.000 amostras foram analisadas, certificadas e inspecionadas.

Sobre o Grupo Bureau Veritas

Com faturamento global de 4,9 bilhões de euros, o Bureau Veritas é a principal organização mundial de Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Desde 1828, o Grupo tem prosperado em mais de 140 países, servindo 400.000 clientes. 5 mil brasileiros são empregados pelo Bureau Veritas, fornecendo um portfólio completo de serviços e soluções inovadoras para garantir que ativos, produtos, infraestrutura e processos estejam de acordo com as normas e regulamentos de qualidade, saúde e segurança.

FONTE: Assessora de imprensa do Bureau Veritas

Luciana Ramalhao

Arquiteta e Urbanista e Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Urbano Regional. Conhece inúmeros projetos distribuídos em quase 20 países pelos quais já visitou. Além da construção civil, atua como pesquisadora científica e copywriter. Atualmente mora no Canadá, onde está fazendo mais uma especialização.

Compartilhar em aplicativos