1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / O carro que fracassou em vendas como popular premium e se tornou o foguete de bolso mais cobiçado
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 8 comentários

O carro que fracassou em vendas como popular premium e se tornou o foguete de bolso mais cobiçado

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 10/06/2025 às 13:57
Atualizado em 11/06/2025 às 13:06
O paradoxo do VW Up!: o carro que fracassou em vendas e virou o "foguete de bolso" mais cobiçado do Brasil
O paradoxo do VW Up!: o carro que fracassou em vendas e virou o “foguete de bolso” mais cobiçado do Brasil
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
43 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Esta é a história dupla de um carro que fracassou em vendas em sua missão original, mas que, em uma de suas versões, tornou-se um dos “foguetes de bolso” mais desejados do país. Do lançamento à sua consagração no mercado de usados.

A trajetória do Volkswagen Up! no Brasil é um estudo de contrastes. Lançado com a ambição de redefinir o segmento de entrada, o compacto nunca atingiu o sucesso de vendas esperado.

No entanto, sua versão TSI conquistou um nicho fervoroso de fãs, tornando-se um ícone cult de performance.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Por que a Volkswagen apostou alto com o Up! no Brasil?

O Volkswagen Up! chegou ao Brasil em 2014 com uma proposta ousada: ser um “popular premium”. A estratégia era oferecer um carro de entrada com qualidade de construção e segurança superiores às de seus concorrentes diretos, justificando um preço mais elevado.

O grande trunfo do Up! no lançamento foi a segurança. Foi o primeiro carro produzido no Brasil a obter a nota máxima de cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP.

Com design europeu e um eficiente motor 1.0 MPI, a VW esperava que esses atributos convencessem o consumidor a pagar mais.

A recepção da imprensa foi positiva, mas o mercado se mostrou cético com o preço.

Um sucesso de crítica, mas um fracasso de vendas: os números do Up! no mercado

Esta é a história dupla de um carro que fracassou em vendas em sua missão original, mas que, em uma de suas versões, tornou-se um dos "foguetes de bolso" mais desejados do país. Do lançamento à sua consagração no mercado de usados.

Apesar de suas qualidades, o VW Up! pode ser considerado um carro que fracassou em vendas quando se analisa seu desempenho geral.

Ao longo de seu ciclo de vida (2014-2021), o modelo nunca conseguiu se firmar entre os líderes do segmento, ficando consistentemente abaixo de rivais como Chevrolet Onix e Hyundai HB20.

As vendas do Up! mostraram uma tendência de declínio ano após ano. Diversos fatores contribuíram para isso: o preço mais alto, a intensa concorrência, a “canibalização” interna com o popular VW Gol e a percepção de que era um carro pequeno, especialmente no porta-malas e no banco traseiro, limitando seu apelo para famílias.

A chegada do motor 1.0 TSI: o nascimento do foguete de bolso

Em 2015, a Volkswagen mudou a história do Up! com a introdução do motor 1.0 TSI. Esta versão com turbo e injeção direta transformou o compacto, criando uma nova identidade para o modelo.

O motor TSI entregava 105 cv e, mais importante, 16,8 kgfm de torque a apenas 1.500 rpm.

Essa mudança resultou em um desempenho impressionante. O Up! TSI acelerava de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos, um tempo muito inferior aos 12-13 segundos da versão com motor aspirado.

O carro deixou de ser apenas um city car competente, para se tornar um veículo genuinamente divertido e ágil de dirigir.

Por que o Up! TSI se tornou um ícone para preparadores?

Esta é a história dupla de um carro que fracassou em vendas em sua missão original, mas que, em uma de suas versões, tornou-se um dos foguetes de bolso mais desejados do país. Do lançamento à sua consagração no mercado de usados.

Especialistas e entusiastas automotivos rapidamente identificaram o potencial do Up! TSI. Seu status de ícone cult se deve a uma combinação única de fatores. A excelente relação peso-potência, com cerca de 970 kg, já garantia um comportamento dinâmico ágil.

Mas o grande segredo, segundo os especialistas, está na robustez e na capacidade de preparação do motor EA211 1.0 TSI. Ele se mostrou extremamente receptivo a modificações, especialmente a reprogramação da ECU (remap), que permite extrair ganhos significativos de potência e torque.

O fator “sleeper” – um carro de aparência discreta, mas com desempenho surpreendente – também contribuiu para o seu apelo. O resultado foi a formação de uma base de fãs leal, que transformou o Up! TSI no “foguete de bolso” preferido para projetos de performance.

O mercado de usados e o futuro do foguete de bolso

A produção do Volkswagen Up! no Brasil foi encerrada no início de 2021. A decisão foi motivada pelas novas normas de emissões (PROCONVE L7) e pela mudança de estratégia da VW, que passou a focar em SUVs e posicionou o Polo Track como seu novo carro de entrada.

Paradoxalmente, o fim da produção intensificou o apelo do Up! TSI no mercado de usados. O compacto turbinado se tornou um objeto de desejo ainda maior, com as versões mais raras e bem equipadas (como Speed Up! e Xtreme) demonstrando uma notável capacidade de reter valor.

Embora tenha sido um carro que fracassou em vendas quando novo, o Up! TSI reescreveu sua história, transformando-se em um sucesso duradouro no coração dos entusiastas.

Inscreva-se
Notificar de
guest
8 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Adriano
Adriano
13/06/2025 20:14

Escolhi o modelo pela segurança, já que viajava cerca de 1000km por semana!
de la pra cá, já estou no 3º, desta vez um Cross Up, faz tranquilo 17km/l na cidade e 21 km/l na estrada na alta !!!

Alexandre
Alexandre
13/06/2025 07:53

Tenho um 14/15 com mais de 260mil km, motor zerinho.. faço médias de 18 a 22 na cidade, e em uma viagem já fiz 29km/L tem como não amar?

Luciano
Luciano
12/06/2025 10:31

Volkswagen matou o projeto por causa da ganância

Tags
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x