O BYD eT18 é um caminhão elétrico semipesado que une força, silêncio e tecnologia, com recarga rápida e desempenho robusto para operações urbanas
O novo BYD eT18 acaba de ser apresentado oficialmente no Brasil com motor 100% elétrico, autonomia de 165 km mesmo carregado com 21 toneladas e uma promessa ousada: reduzir os custos de manutenção em até 70% em relação aos modelos a diesel. A era dos pesados silenciosos começa agora.
O futuro da logística urbana pesada acaba de ganhar um novo protagonista. O BYD eT18 não é só mais um caminhão elétrico, é um projeto que nasceu com DNA de eficiência. Com torque imediato de 450 Nm, potência de 180 kW e transmissão automática de 4 marchas, o modelo já começa a rodar em operações reais no Brasil, e promete fazer barulho… sem emitir um único som.
BYD eT18 entrega potência, economia e recarga em tempo recorde
Alimentado por dois packs de bateria com capacidade total de 229 kWh, o BYD eT18 impressiona por oferecer recarga completa em cerca de 1h20 quando conectado a dois carregadores de 100 kW. Para quem não tem infraestrutura de ponta, o veículo também aceita carregamento com apenas uma entrada, adaptando-se à realidade das operações brasileiras.
-
Quer uma moto nova e barata? Essas 6 motos 0 km são confiáveis, econômicas, oferecem bom desempenho e tecnologia; modelos como Honda CG 160 e Biz, Yamaha Fluo ABS e Factor DX, Bajaj Pulsar N150 e Dominar NS 160
-
Automotivo histórico: Skoda Superb a diesel roda quase 3.000 km e entra para o Guinness
-
2 carros ‘inquebráveis’ da Toyota e Honda que o brasileiro ama e continuam valorizados mesmo anos após o uso
-
Moto da Honda faz 45 km/l, tem sistema que desliga sozinha no trânsito e custa menos que muita bicicleta elétrica no Brasil; conheça a Honda Elite 125
A engenharia do BYD eT18 foi pensada para múltiplos usos: baús, compactadores de lixo, cestos aéreos e manutenção de redes elétricas. Com entre-eixos de 4,5 metros, tara de 7.700 kg e peso bruto total de 21 toneladas, ele entrega 13.300 kg de carga útil, sendo ideal para distribuição urbana e serviços públicos, especialmente em zonas com restrição a veículos poluentes.
Estrutura reforçada e componentes de fabricação própria
O chassi é fabricado com aço de alta resistência, produzido pela própria BYD, que também é responsável pelo motor, os inversores, o controlador eletrônico e o sistema BMS, que gerencia a saúde das baterias. A montagem final ocorre no Brasil, onde também é instalado o kit de tomada de força (PTO), essencial para aplicações com implementos hidráulicos.
A cabine do BYD eT18 é um show à parte. Estendida, com visual renovado e bancos pneumáticos tanto para o motorista quanto para o passageiro, oferece controle de tração, controle de estabilidade, assistência de partida em rampa, cruise control e direção eletro-hidráulica. O painel digital traz todas as informações essenciais de forma intuitiva, incluindo o nível de regeneração de energia, que funciona como um freio motor avançado e ainda recarrega as baterias em descidas.
O sistema de regeneração tem quatro níveis de intensidade, permitindo que o motorista escolha o modo de condução entre Eco ou Sport. A tecnologia transforma o BYD eT18 em um caminhão que entende o terreno, reduz consumo e oferece dirigibilidade sob medida para qualquer cenário, da serra à avenida movimentada.