1. Início
  2. / Economia
  3. / O Banco Central muda as regras do Pix para dar mais poder às vítimas de golpes, permitindo o rastreamento do dinheiro e a contestação direto pelo app
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

O Banco Central muda as regras do Pix para dar mais poder às vítimas de golpes, permitindo o rastreamento do dinheiro e a contestação direto pelo app

Escrito por Carla Teles
Publicado em 28/08/2025 às 17:32
O Banco Central muda as regras do Pix para dar mais poder às vítimas de golpes, permitindo o rastreamento do dinheiro e a contestação direto pelo app
Sofreu um golpe no Pix? Entenda as novas regras do Banco Central que facilitam a devolução do seu dinheiro com processo 100% digital e rastreamento. Saiba mais!
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Banco Central anuncia mudanças que tornam o processo de contestação de fraudes 100% digital e permitem o rastreamento de valores para outras contas do golpista.

O Banco Central (BC) publicou uma resolução que altera as regras do Pix. A medida aprimora o Mecanismo Especial de Devolução (MED). O objetivo é facilitar o retorno de recursos para vítimas de fraudes, golpes ou coerção. As mudanças incluem um processo totalmente digital e o rastreamento do dinheiro entre contas.

O que muda com a digitalização do Mecanismo Especial de Devolução (MED)?

A partir de 1º de outubro, a solicitação do MED será 100% digital. Isso elimina a necessidade de contatar o atendimento da instituição financeira por telefone ou outros canais. Todos os bancos participantes vão oferecer a função diretamente no ambiente Pix de seus aplicativos.

Dessa forma, a contestação de uma transação se tornará mais simples e rápida. Segundo o Banco Central, a agilidade do processo aumenta a chance de ainda haver recursos na conta do golpista, viabilizando a devolução do dinheiro para a vítima.

Rastreamento do dinheiro: um avanço contra os fraudadores

Outra mudança importante é a possibilidade de reaver o dinheiro de outras contas, não apenas daquela que recebeu o Pix fraudulento. Atualmente, os golpistas costumam transferir os valores rapidamente para outras contas, esvaziando a original e dificultando o ressarcimento.

Com as novas regras do Pix, o MED vai identificar os possíveis caminhos do dinheiro. Essas informações serão compartilhadas entre as instituições envolvidas. Isso permitirá a devolução dos valores em até 11 dias após a contestação. O BC espera que a medida ajude a identificar mais contas usadas para crimes e desincentive a prática de fraudes.

Quando as novas regras do Pix entram em vigor?

As mudanças serão implementadas em etapas. Confira as datas:

  • 1º de outubro: O autoatendimento digital do MED passa a funcionar.
  • 23 de novembro: A devolução a partir de outras contas se torna facultativa para os bancos.
  • Fevereiro do próximo ano: A devolução a partir de outras contas se torna obrigatória.

Atenção: em quais casos o MED não pode ser utilizado?

O Mecanismo Especial de Devolução existe desde 2021 e se aplica apenas a casos comprovados de fraude ou erro operacional do banco. A ferramenta não pode ser acionada para resolver:

  • Desacordos comerciais entre duas partes.
  • Casos envolvendo terceiros de boa-fé.
  • Envio de Pix para a pessoa errada por um erro do próprio usuário (como digitar a chave incorreta).

Informações de Agência Brasil.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Carla Teles

Produzo conteúdos diários sobre tecnologia, inovação, construção e setor de petróleo e gás, com foco no que realmente importa para o mercado brasileiro. Aqui, você encontra oportunidades de trabalho atualizadas e as principais movimentações da indústria. Tem uma sugestão de pauta ou quer divulgar sua vaga? Fale comigo: carlatdl016@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x