1. Início
  2. / Indústria
  3. / NUCLEP mantém as obras do reator do primeiro submarino nuclear brasileiro de vento em popa
Tempo de leitura 2 min de leitura

NUCLEP mantém as obras do reator do primeiro submarino nuclear brasileiro de vento em popa

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 26/06/2020 às 16:26
NUCLEP mantém as obras do reator do primeiro submarino nuclear brasileiro de vento em popa
NUCLEP mantém as obras do reator do primeiro submarino nuclear brasileiro de vento em popa

Comitiva do PROSUB visita a NUCLEP para acompanhar o projeto de desenvolvimento do protótipo do reator do primeiro submarino nuclear brasileiro

Uma comitiva do PROSUB (Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha) visitou no último dia 23/06 as instalações da NUCLEP para acompanhar a obra de fabricação do protótipo do reator nuclear que está sendo desenvolvido no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo para AMAZUL. Segundo a Petrobras preço do Gás Natural deve cair em agosto

Leia também

O projeto é chamado LABGENE (Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica) e foi concebido como um protótipo, em terra e em escala real, dos sistemas de propulsão que serão instalados no submarino.

O reator está em processo de fabricação, montagem e fornecimento do vaso (cilindro) e estruturas internas de contenção, além do tanque de blindagem primária.

O LABGENE da NUCLEP trabalha permitindo a simulação com segurança, ou seja, antes de sua instalação no submarino com propulsão nuclear, da operação do reator e dos diversos sistemas eletrônicos a ele integrados.

A comitiva foi recebida pelo presidente da empresa, C.Alte. (RM-1) Carlos Henrique Silva Seixas, e os diretores Industrial, CMG/EN Affonso Alves, e Comercial, Nicola Mirto Neto.

A comitiva do PROSUB foi formada pelos: diretor do Centro Tecnológico da Marinha de São Paulo (CTMSP), V.Alte Noriaki Wada, o Diretor de Desenvolvimento Nuclear da Marinha, V.Alte (EN) Guilherme Dionizio Alves, o Coordenador-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear, V.Alte (RM1/ EN) Sydney dos Santos Neves, o Diretor do Centro de Desenvolvimento de Submarinos, C.Alte Flávio Antoun Netto, o Gerente do Empreendimento Modular de Obtenção de Submarinos, C.Alte Celso Mizutani Koga, e o Gerente do Empreendimento Modular de Obtenção da Infraestrutura Industrial Naval de Itaguaí, C. Alte José Gentile.

Após visitarem o chão de fábrica  da empresa, assistiram a uma apresentação pela diretoria Industrial da NUCLEP, que detalhou as etapas e o andamento para a entrega do Bloco 40 à AMAZUL (Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.).

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos