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Novo trem entre cidades da Bahia custará quase 3 BILHÕES pode beneficiar 4 MILHÕES de pessoas

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 20/10/2024 às 14:50
O projeto de novo trem entre Salvador e Feira de Santana promete revolucionar o transporte na Bahia. Será que vai sair do papel? (Imagem/ Ilustração/ IA)
O projeto de novo trem entre Salvador e Feira de Santana promete revolucionar o transporte na Bahia. Será que vai sair do papel? (Imagem/ Ilustração/ IA)

Trem entre Salvador e Feira de Santana pode beneficiar 4 milhões de pessoas. Será que o investimento de R$ 2,6 bilhões vai resolver os problemas de transporte na Bahia?

O Governo Federal está prestes a revolucionar o transporte ferroviário de passageiros no Brasil com um investimento bilionário.

Porém, o que chama atenção é a promessa de quase 4 milhões de passageiros que serão diretamente beneficiados por um sistema que ainda está nos planos.

Será que essa proposta vai realmente sair do papel?

Enquanto muitos aguardam ansiosamente pela modernização do transporte público, o projeto ferroviário entre Salvador e Feira de Santana, na Bahia, já está nos holofotes.

Mas o que está por trás desse desenvolvimento? E será que essa obra realmente vai melhorar a vida de tantos brasileiros?

A Infra S.A., empresa que atua sob o comando do Ministério da Infraestrutura, assinou contratos para a realização de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), com o objetivo de estudar novos eixos ferroviários pelo país.

Os estudos abrangem diversas regiões, principalmente aquelas que já possuem uma certa infraestrutura para suportar um trem.

Novas rotas em estudo

Entre as regiões contempladas estão: Salvador (BA) – Feira de Santana (BA), São Luís (MA) – Itapecuru Mirim (MA), Fortaleza (CE) – Sobral (CE), Brasília (DF) – Luziânia (GO), Rio Grande (RS) – Pelotas (RS) e Londrina (PR) – Maringá (PR).

Segundo o site Bahia Econômica, o trecho entre Salvador e Feira de Santana deve ser o primeiro a ter seus estudos finalizados, marcando uma nova fase na expansão do transporte ferroviário brasileiro.

Esses estudos são um passo crucial, pois fornecem informações essenciais sobre a viabilidade técnica, econômica e ambiental de cada projeto.

De acordo com as autoridades, as primeiras audiências públicas devem ocorrer ainda em 2025, com o objetivo de ouvir a população e ajustar os detalhes.

Impacto do projeto na Bahia

Espera-se que o sistema ferroviário entre Salvador e Feira de Santana atenda cerca de 4 milhões de pessoas, uma população significativa que vive tanto nas duas cidades quanto nos municípios ao redor.

Segundo estimativas, isso não só facilitaria o deslocamento de passageiros, mas também impulsionaria o desenvolvimento econômico da região.

Parceria público-privada à vista?

O projeto de ferrovia ganhou ainda mais relevância quando a CCR, empresa conhecida pela sua atuação no setor de infraestrutura, apresentou uma Manifestação de Interesse Público (MIP).

Essa proposta busca firmar uma parceria público-privada (PPP) para que a empresa assuma tanto a construção quanto a operação do novo sistema de transporte.

Conforme a CCR, o custo estimado para a construção da linha férrea é de R$ 2,6 bilhões, e, uma vez que o sistema esteja em operação, o custo anual de manutenção giraria em torno de R$ 280 milhões.

O contrato de concessão sugerido pela empresa prevê uma duração de 30 anos, período no qual a CCR seria responsável pela gestão completa do modal ferroviário.

Expectativa para o futuro

Se tudo correr conforme o planejado, em poucos anos, os moradores da Bahia poderão desfrutar de um transporte ferroviário moderno e eficiente.

Entretanto, muitas perguntas ainda pairam no ar sobre o novo trem: será que o projeto vai ser executado dentro do orçamento previsto? Ou os custos podem ultrapassar as expectativas?

A viabilidade econômica de um projeto dessa magnitude não pode ser subestimada.

Ainda assim, a iniciativa surge em um momento em que a população clama por melhorias no transporte público e por alternativas sustentáveis que reduzam a dependência de veículos individuais.

A resposta definitiva para essas questões só virá após a conclusão dos estudos e, principalmente, se o projeto conseguir atrair o interesse do setor privado para fazer parte dessa grande transformação.

Com a promessa de beneficiar milhões de pessoas e reduzir os problemas de transporte entre Salvador e Feira de Santana, esse novo sistema ferroviário tem tudo para transformar a vida de quem vive na região.

Mas, como em todo grande projeto de infraestrutura no Brasil, a dúvida persiste: esse trem vai chegar a tempo, dentro do orçamento, ou ficará apenas na promessa?

E você, acredita que esse projeto ferroviário vai realmente atender a demanda e transformar o transporte na Bahia? Ou será mais um caso de grandes promessas que ficam no papel? Deixe seu comentário!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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