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Esse é o trem da gigante CRRC que alcança 160 km/h, percorre 1.000 km com uma única carga de hidrogênio: sem poluição, sem fios, sem diesel

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 07/07/2025 às 18:15
China - trem movido a hidrogenio - trem
Fonte: IA
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China tem trem movido a hidrogênio com 1.000 km de autonomia e revoluciona o transporte urbano e regional com emissão zero de poluentes

A China aprova o funcionamento de um dos trens mais inovadores do mundo: um modelo movido exclusivamente a hidrogênio, capaz de atingir 1.000 km de autonomia com apenas um abastecimento. Desenvolvido pela estatal CRRC Changchun Railway Vehicles, o veículo simboliza um grande avanço na corrida por soluções sustentáveis para o transporte em larga escala.

Esse trem não precisa de fios aéreos nem de combustíveis fósseis. Em vez disso, utiliza células de combustível que convertem hidrogênio em eletricidade, com a única emissão sendo vapor d’água. Trata-se de um sistema limpo, silencioso e altamente eficiente — ideal para substituir trens a diesel em trechos ainda não eletrificados.

Como funciona a tecnologia do trem a hidrogênio

O sistema utiliza uma combinação de células de hidrogênio com supercapacitores, garantindo desempenho estável e confiável. O modelo foi aprovado após testes rigorosos de resistência, frenagem e operação em altas e baixas temperaturas.

Os principais diferenciais:

  • Energia limpa: emissão zero de carbono, sem ruído excessivo;
  • Autonomia de longa distância: supera a maioria dos trens regionais atuais;
  • Versatilidade operacional: pode operar em linhas não eletrificadas;
  • Eficiência energética: média de 5 kWh por quilômetro percorrido;
  • Velocidade: alcança até 160 km/h.

Esses fatores tornam o modelo um candidato ideal para redes suburbanas e intermunicipais em países emergentes ou em expansão ferroviária.

Tabela comparativa

CaracterísticaTrem a Hidrogênio (CRRC)Trem a Diesel (convencional)
Fonte de energiaCélulas de hidrogênioÓleo diesel
Emissão de poluentesZeroAlta
Autonomia1.000 km~600 km
Velocidade máxima160 km/h120 km/h
Infraestrutura necessáriaEstações de hidrogênioRede de abastecimento diesel
Custo ambientalMuito baixoElevado

Impacto global e possível uso no Brasil

Com a crescente pressão por descarbonização do setor de transportes, trens a hidrogênio se apresentam como uma solução viável e escalável. Países com longas extensões ferroviárias e baixa taxa de eletrificação, como o Brasil, poderiam se beneficiar fortemente com a adoção desse tipo de tecnologia — especialmente em linhas regionais ou de carga.

Imagine, por exemplo, a substituição de trens a diesel da região Norte ou Centro-Oeste por esse modelo: a economia ambiental seria gigantesca e os custos operacionais, consideravelmente menores a longo prazo.

Além disso, o modelo da CRRC pode abrir precedentes para exportação de tecnologia limpa e incentivo à produção de hidrogênio verde, algo que o Brasil tem enorme potencial para desenvolver com base em fontes renováveis como eólica e solar.

E você, acha que essa tecnologia daria certo no Brasil ?

Um trem urbano movido a hidrogênio circula em uma linha de teste em Changchun, província de Jilin, no nordeste da China, em 21 de março de 2024. (Foto: Xinhua)

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Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

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