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Esse é o trem da gigante CRRC que alcança 160 km/h, percorre 1.000 km com uma única carga de hidrogênio: sem poluição, sem fios, sem diesel

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 07/07/2025 às 18:15
China - trem movido a hidrogenio - trem
Fonte: IA
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China tem trem movido a hidrogênio com 1.000 km de autonomia e revoluciona o transporte urbano e regional com emissão zero de poluentes

A China aprova o funcionamento de um dos trens mais inovadores do mundo: um modelo movido exclusivamente a hidrogênio, capaz de atingir 1.000 km de autonomia com apenas um abastecimento. Desenvolvido pela estatal CRRC Changchun Railway Vehicles, o veículo simboliza um grande avanço na corrida por soluções sustentáveis para o transporte em larga escala.

Esse trem não precisa de fios aéreos nem de combustíveis fósseis. Em vez disso, utiliza células de combustível que convertem hidrogênio em eletricidade, com a única emissão sendo vapor d’água. Trata-se de um sistema limpo, silencioso e altamente eficiente — ideal para substituir trens a diesel em trechos ainda não eletrificados.

Como funciona a tecnologia do trem a hidrogênio

O sistema utiliza uma combinação de células de hidrogênio com supercapacitores, garantindo desempenho estável e confiável. O modelo foi aprovado após testes rigorosos de resistência, frenagem e operação em altas e baixas temperaturas.

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Os principais diferenciais:

  • Energia limpa: emissão zero de carbono, sem ruído excessivo;
  • Autonomia de longa distância: supera a maioria dos trens regionais atuais;
  • Versatilidade operacional: pode operar em linhas não eletrificadas;
  • Eficiência energética: média de 5 kWh por quilômetro percorrido;
  • Velocidade: alcança até 160 km/h.

Esses fatores tornam o modelo um candidato ideal para redes suburbanas e intermunicipais em países emergentes ou em expansão ferroviária.

Tabela comparativa

CaracterísticaTrem a Hidrogênio (CRRC)Trem a Diesel (convencional)
Fonte de energiaCélulas de hidrogênioÓleo diesel
Emissão de poluentesZeroAlta
Autonomia1.000 km~600 km
Velocidade máxima160 km/h120 km/h
Infraestrutura necessáriaEstações de hidrogênioRede de abastecimento diesel
Custo ambientalMuito baixoElevado

Impacto global e possível uso no Brasil

Com a crescente pressão por descarbonização do setor de transportes, trens a hidrogênio se apresentam como uma solução viável e escalável. Países com longas extensões ferroviárias e baixa taxa de eletrificação, como o Brasil, poderiam se beneficiar fortemente com a adoção desse tipo de tecnologia — especialmente em linhas regionais ou de carga.

Imagine, por exemplo, a substituição de trens a diesel da região Norte ou Centro-Oeste por esse modelo: a economia ambiental seria gigantesca e os custos operacionais, consideravelmente menores a longo prazo.

Além disso, o modelo da CRRC pode abrir precedentes para exportação de tecnologia limpa e incentivo à produção de hidrogênio verde, algo que o Brasil tem enorme potencial para desenvolver com base em fontes renováveis como eólica e solar.

E você, acha que essa tecnologia daria certo no Brasil ?

Um trem urbano movido a hidrogênio circula em uma linha de teste em Changchun, província de Jilin, no nordeste da China, em 21 de março de 2024. (Foto: Xinhua)

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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