A Ford delineou seus planos para lançar mais veículos elétricos na Europa, revelando uma nova unidade do novo SUV elétrico da Ford, chamada Ford Model e, que entregará três novos SUVs elétricos até 2024.
A plataforma de veículo elétrico MEB da VW formará a base para ambos os modelos, um novo SUV elétrico da Ford para cinco passageiros e um crossover esportivo. Eles serão construídos na fábrica da empresa em Colônia, que atualmente está passando por uma reforma de £ 1,5 bilhão para uma fábrica de carros elétricos com uma fábrica de montagem de baterias no local. Outro novo EV será uma versão elétrica do crossover Puma.
Conheça o novo SUV elétrico da Ford
O novo SUV elétrico da Ford de tamanho médio pode ser semelhante em tamanho ao VW ID.4 e compartilhar os mesmos fundamentos tecnológicos. A arquitetura MEB pode acomodar até uma bateria de 77kWh, e a marca diz que o modelo pode viajar 311 milhas com uma única carga.
A plataforma também está disponível em configurações de tração traseira ou integral, com potências variando de 146 cv a 295 cv para as variantes de tração integral mais potentes. O SUV será apresentado ainda este ano antes de ser colocado à venda em 2023. O nome do veículo ainda não foi confirmado até que o carro seja revelado, mas nossas imagens exclusivas revelam como ele será.
- Revelado o novo SUV que chegou no Brasil por R$ 1,35 milhão de reais: com 1200 cv e autonomia de 1.000 km, o carro da BYD flutua na água, gira 360º e superou a maior duna do planeta!
- Supercarro submerso: como um Lamborghini Aventador foi resgatado do fundo de um lago e funcionou!
- Ford promove retorno triunfal de modelo icônico da marca com motor 1.5 turbo e 169 CV
- RAM contra-ataca e surge com novo motor de 547 cv para destruir a rival F-150, ser absoluta no Brasil e dominar o mercado automotivo
O novo SUV elétrico da Ford terá um visual robusto diferente da linha atual da empresa, com uma linha de capô alta, novo emblema iluminado por LED e uma grade fechada. Quando o novo SUV chegar, poderá nos dar um primeiro vislumbre da nova linguagem de design elétrico da Ford e terá uma pegada menor do que o Mustang Mach-E.
Novo SUV elétrico da Ford será mais esportivo
O segundo modelo elétrico de Colônia, previsto para 2024, é descrito pela marca como um “crossover esportivo” e apresentado com outro novo emblema iluminado. Como o VW ID.5, é provável que seja posicionado como uma versão mais elegante de seu irmão SUV.
Apesar do raciocínio comum, Stewart Rowley, chefe da Ford da Europa, acredita que esses novos SUVs se diferenciam das ofertas da Volkswagen na estrada: “Deixe-me garantir a você, esses produtos parecem e dirigem absolutamente como os carros da Ford”.
Após os dois EVs dedicados, haverá uma versão elétrica do crossover Puma mais vendido da marca, dos quais 130.000 foram vendidos na Europa em 2020. Será construído na Romênia, assumindo as capacidades do crossover EcoSport, que será lançado em breve.
Nenhum detalhe técnico foi confirmado ainda, mas mais de 200 milhas de alcance seriam necessários para rivalizar com o Peugeot e-2008. Além do anúncio do carro de passeio, a Ford também confirmou que lançará quatro veículos comerciais elétricos de última geração na Europa até 2024.