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Novo Polo Track tem preço de Toyota Corolla e ainda traz motor proibido no Brasil

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 02/08/2024 às 06:30
Volkswagen. (Imagem: reprodução/ IA)
Volkswagen. (Imagem: reprodução/ IA)

Em um movimento que pegou muitos de surpresa, a Volkswagen lançou a linha 2025 do Polo Track no mercado argentino, gerando um misto de curiosidade e polêmica.

Enquanto no Brasil o modelo mantém suas especificações mais básicas, nossos vizinhos do sul receberam algumas novidades que deixaram os entusiastas do automóvel com sentimentos mistos. Qual será o impacto dessa decisão da Volkswagen no mercado brasileiro e argentino?

A principal novidade no Polo Track 2025 argentino é a central multimídia VW Play. Este item, que no Brasil é oferecido como opcional por R$ 1.590, vem de série no modelo argentino e inclui uma tela maior de 10 polegadas, além de duas luzes de leitura no banco dianteiro.

Em contrapartida, no mercado brasileiro, apenas a edição especial Rock in Rio oferece essa tela maior como padrão. Essa atualização tecnológica promete melhorar a experiência do usuário, mas será que é suficiente para justificar a diferença de preço?

Polo Track 2025
Polo Track 2025. (Imagem/ Divulgação)

Motor 1.6 MSI: permitido na Argentina, proibido no Brasil

Uma das diferenças mais notáveis entre o Polo Track brasileiro e o argentino está sob o capô. O modelo lançado na Argentina vem equipado com o motor 1.6 16V MSI de quatro cilindros aspirado, que entrega 110 cv de potência e 15,7 kgfm de torque.

Este motor, que roda exclusivamente com gasolina na Argentina, foi proibido no Brasil devido às rígidas regras de emissões. Em comparação, o Polo Track brasileiro é equipado com um motor 1.0 três cilindros aspirado flex, que atinge 84 cv e 10,3 kgfm com etanol. Ambos os modelos possuem câmbio manual de 5 marchas, mas a diferença de potência é significativa.

Reclamações e expectativas dos consumidores

De acordo com o site Motor1 Argentina, os consumidores não ficaram totalmente satisfeitos com as poucas mudanças introduzidas. A frustração se reflete em comentários como: “Não queríamos uma nova tela. Queríamos a nova configuração ‘Robust’ do Polo Track, que é fabricado e vendido no Brasil para uso em estradas rurais”.

A versão Robust, com sua suspensão elevada e interior mais simples, seria uma opção interessante para as muitas estradas de cascalho e chão batido da Argentina.

CaracterísticaPolo Track BrasilPolo Track Argentina
Motor1.0 três cilindros aspirado flex1.6 16V MSI de quatro cilindros aspirado
Potência84 cv (com etanol)110 cv
Torque10,3 kgfm (com etanol)15,7 kgfm
CombustívelFlex (gasolina e etanol)Gasolina
Central MultimídiaOpcional (R$ 1.590), tela menorDe série, tela de 10 polegadas
Itens de SérieRádio com Bluetooth, luzes de leitura adicionaisTela maior de 10″, luzes de leitura
CâmbioManual de 5 marchasManual de 5 marchas
PreçoN/A (não especificado)24.367.850 pesos argentinos (R$ 149,7 mil)
Versão EspecialRock in Rio (tela maior de série)N/A
Regulamentações AmbientaisAtende normas brasileiras de emissõesNão aplicável (motor mais potente permitido)

Comparação de preços: Polo Track versus Toyota Corolla

A maior polêmica, no entanto, reside no preço do Polo Track 2025 na Argentina. Com um valor anunciado de 24.367.850 pesos argentinos (R$ 149,7 mil), o modelo se posiciona em uma faixa de preço muito próxima ao Toyota Corolla XLi 2.0 CVT, a versão de entrada do sedã na Argentina, que custa 26.952.000 pesos (R$ 163,6 mil).

O Corolla oferece mais espaço, itens de série, equipamentos de segurança e performance, o que coloca o Polo Track em uma posição difícil no mercado.

Perspectivas para o futuro

A introdução da central multimídia VW Play e a manutenção do motor 1.6 MSI na Argentina levantam questões importantes sobre as estratégias da Volkswagen para diferentes mercados.

Conforme o site Motor1, a decisão de manter o motor mais potente na Argentina, apesar das proibições ambientais no Brasil, reflete as diferentes prioridades e regulamentações de cada país.

A discrepância de preços e especificações entre os dois países pode influenciar futuras decisões de compra dos consumidores, bem como a percepção da marca Volkswagen em cada mercado. Será que a introdução dessas mudanças tecnológicas e de motorização será suficiente para manter a competitividade do Polo Track na Argentina?

O que você acha das diferenças entre o Polo Track brasileiro e argentino? Você acha que a central multimídia VW Play justifica o aumento de preço? Deixe sua opinião nos comentários!

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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