Proprietários do novo Peugeot 2008 relatam falhas no motor 1.0 turbo, central multimídia, ar-condicionado e teto solar, levantando alertas sobre defeitos em SUV compacto fabricado na Argentina.
O novo Peugeot 2008 estreou no Brasil há quase um ano com a promessa de reposicionar a marca francesa no segmento de SUVs compactos.
Diferente da geração anterior, lançada em 2015, que passou praticamente despercebida, o modelo atual despertou grande interesse da crítica e do público.
O SUV combina design moderno e tecnologias compartilhadas entre os veículos do grupo Stellantis, buscando competir com os principais rivais do segmento.
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Sobre o novo Peugeot 2008
Fabricado na Argentina, o novo 2008 é baseado na plataforma CMP, usada também pelo hatch 208 e outros modelos do grupo.
O SUV manteve suspensões McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, mas recebeu atualização importante, incorporando novos equipamentos, motorização moderna e eletrificação em sua versão elétrica, importada da Europa.
O modelo passou a contar com motor 1.0 turboflex de três cilindros, com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.
Ele substituiu os antigos motores flex de quatro cilindros EC5 1.6 aspirado de 120 cv e THP 1.6 turbo de 173 cv, ambos com câmbio automático de seis velocidades.
O novo conjunto é acompanhado por transmissão CVT com sete marchas simuladas, mesma configuração presente em Fiat Pulse, Fastback e Strada.
O SUV também cresceu em dimensões: 15 centímetros a mais no comprimento em relação ao antecessor, além de 64 litros a mais de capacidade no porta-malas, que passou a comportar 419 litros.
Na cabine, foram incluídos painel digital, central multimídia de 10 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, carregador de celular por indução, ar-condicionado digital de duas zonas, freio de estacionamento eletrônico e sistemas de assistência à condução.
A versão mais completa ainda traz câmeras 360°, alerta de colisão frontal, frenagem automática, farol alto adaptativo, leitor de placas de velocidade, alerta de mudança involuntária de faixa, painel digital com efeito 3D e teto solar panorâmico.
Principais problemas do novo Peugeot 2008
Mesmo sendo um modelo recente no mercado brasileiro, o novo Peugeot 2008 já apresenta queixas de proprietários.
As reclamações são registradas em fóruns e no site Reclame Aqui, evidenciando falhas que vão desde componentes eletrônicos até problemas mecânicos.
Entre os relatos, os destaques ficam para o motor 1.0 turbo, central multimídia, ar-condicionado e ruídos no teto solar.
Falhas no motor 1.0 turbo
Este é o problema mais recorrente entre os donos do novo 2008. O motor apresenta interrupções no funcionamento mesmo com baixa quilometragem, comprometendo a utilização do veículo.
Um proprietário de Manaus relata que, com apenas 1.086 km rodados, seu carro apresentou alertas no painel relacionados ao motor, câmbio e freio de mão.
A análise técnica indicou defeito eletrônico no sensor de pressão da admissão, que impede a leitura correta da entrada de ar no corpo de borboleta.
Apesar da substituição do componente, as falhas persistiram, caracterizando um vício de origem fabril.
Outro caso registrado em Palmital (SP) mostra que o veículo apresentou problemas após rodar apenas 800 km.
O dono relata ter sido obrigado a recorrer a transporte alternativo, como Uber, e considera a possibilidade de judicializar a situação devido à falta de solução imediata pela concessionária.
“A verdade é que passados 30 dias após pagar quase R$ 130 mil num carro novo, eu e minha família estamos tendo que usar Uber para ir à escola, trabalho e demais atividades. Ninguém resolve nada. Infelizmente vou ter que judicializar”, relatou no Reclame Aqui.
Problemas na central multimídia
Usuários relatam travamentos, falhas de conexão com Android Auto e Apple CarPlay, além de respostas lentas em comandos.
O problema afeta a experiência de uso do sistema, que é uma das principais ferramentas de entretenimento e conectividade do veículo.
Falhas no ar-condicionado e ruídos no teto solar
Alguns donos relatam mau funcionamento do sistema de climatização, com dificuldade em manter temperatura adequada na cabine.
Ruídos no teto solar panorâmico também foram citados, causando desconforto durante deslocamentos e chamando atenção por se tratar de defeito em um item de conforto premium.
Relatos de proprietários
O caso de Manaus exemplifica a gravidade de algumas falhas: alertas de sistema do motor, câmbio e freio de mão apareceram já nos primeiros mil quilômetros.
O diagnóstico realizado via sistema DIAGBOX apontou defeito no sensor de pressão da admissão, peça essencial para o arranque do motor. Mesmo após a substituição, o problema não foi completamente resolvido.
Em Palmital, o relato mostra impacto direto na rotina dos usuários: a falha no motor tornou o veículo inutilizável, obrigando a família a recorrer a transporte alternativo.
Esses casos evidenciam que, embora novos, alguns modelos estão saindo da fábrica com problemas que afetam o uso diário e exigem atenção técnica imediata.
Problemas na central multimídia, ar-condicionado e teto solar, embora menos graves que falhas no motor, também prejudicam a experiência do usuário e geram insatisfação entre os proprietários.
Faça sua reclamação
Proprietários devem registrar todas as ocorrências junto à concessionária ou pelo site Reclame Aqui. A formalização ajuda a garantir atendimento e manutenção corretiva, principalmente em casos de vícios de fábrica.
Além disso, é importante que donos fiquem atentos a recalls e atualizações emitidas pela fabricante. Todas as intervenções devem ser realizadas em centros autorizados, garantindo que os reparos sejam feitos conforme os padrões da Peugeot.