Novo motor V8 elétrico da Xiaomi pode chegar ao mercado automotivo em 2025. O propulsor terá capacidade de entregar 578 cv de potência e alcançar 35 mil RPM.
Após o lançamento do seu primeiro carro elétrico, o Berlina SU7, que perde cerca de 10 mil euros em cada unidade comercializada, ao que se junta uma queda significativa nos prazos de entrega, a Xiaomi anunciou que está desenvolvendo um novo motor V8 elétrico capaz de alcançar uma potência de 578 cv às 27.200 RPM. A estimativa é que até o final do projeto o propulsor consiga atingir 35 mil RPM.
Conheça o novo motor V8 elétrico da Xiaomi
O novo motor V8 elétrico da Xiaomi chegará para se juntar aos propulsores V6 e V6s da família HyperEngine, estreados no SU7, que buscam substituir os motores de combustão a gasolina nesta nova era de modernos carros elétricos.
A referência a motores de seis e oito cilindros em V, que transmitem para o universo de automóveis a combustão, apesar de serem cada vez menos populares, até pode fazer sentido. Os motores utilizados no carro elétrico da Chinesa, disponíveis nas configurações de tração traseira e integral, possuem uma potência de 230 kW (299 cv) e 275 kW (374 cv), respectivamente. O V6 disponibiliza um torque de 400 Nm e usa uma arquitetura de 400V.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
O V6s, por sua vez, possui um aumento de torque para 500 Nm, mas já recorre a uma arquitetura de 800V. Em ambos os casos, o regime máximo é alcançado às 21 mil RPM.
O carro elétrico da Xiaomi promete uma velocidade máxima de 265 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,78 segundos. Voltando ao motor V8 elétrico da Xiaomi, segundo o site espanhol “Diário Motor” afirmam que a chinesa planeja iniciar a produção do propulsor em 2025, o qual será introduzido em seus novos carros elétricos.
Motor V8 elétrico da Xiaomi poderá alcançar 35 mil RPM
A Xiaomi lançará o seu motor V8 elétrico ainda mais avançado, seguindo o exemplo da Tesla com os seus rotores com motores de carbono. O fabricante norte-americano desenvolveu uma técnica para aplicar um revestimento de carbono no motor por meio de uma malha, o que permitirá criar rotores de alta resistência, capazes de alcançarem maiores velocidades de rotação e mais potência. A expectativa é que o motor V8 elétrico da Xiaomi alcance as 35 mil RPM.
Vale destacar que, além do sedan SU7, a Xiaomi anunciou em setembro do último ano o SSC SC-01, um carro elétrico esportivo com características de modelos clássicos a combustão.
Em chinês, o sedan elétrico é chamado de XiaoPaoChe, que na tradução livre é algo semelhante ao pequeno esportivo. O veículo pesa apenas 1.370 kg devido ao seu chassi de aço tubular. Desta forma, os 431 cavalos de potência e a tração integral oferecida pelos dois motores elétricos são suficientes para levarem o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos.
Novo motor revolucionário de 500 cavalos
Além deste novo motor V8 elétrico da Xiaomi, uma empresa chamada Equipmake, sediada em Norfolk, Reino Unido, desenvolveu o motor HPM-400, um novo motor elétrico de apenas 40 kg, mas com uma potência excepcionalmente alta, marcando um potencial avanço na indústria automotiva global.
Com 30 kg de motor e 10 kg de inversor de carboneto de silício, possui capacidade para entregar um máximo de 400 kW, o equivalente a 544 cavalos de potência e 250 Nm, ao mesmo tempo em que gira até às 20 mil RPM. Com uma densidade de potência extraordinária, o motor HPM-400 é reconhecido como o mais potente do mundo e foi apresentado na conferência “Future Propulsion”, realizada no último ano no Reino Unido.