1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Novo motor V8 elétrico da Xiaomi! Propulsor será capaz de atingir potência de 578 cv a 35 mil rpm para substituir motores a combustão
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 1 comentários

Novo motor V8 elétrico da Xiaomi! Propulsor será capaz de atingir potência de 578 cv a 35 mil rpm para substituir motores a combustão

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 30/04/2024 às 23:44
Atualizado em 02/05/2024 às 08:59
Novo motor V8 elétrico Chineses estão trabalhando em propulsor capaz de atingir potência de 578 cv a 27.200 rpm
Foto: Motor V8 elétrico da Xiaomi/Divulgação

Novo motor V8 elétrico da Xiaomi pode chegar ao mercado automotivo em 2025. O propulsor terá capacidade de entregar 578 cv de potência e alcançar 35 mil RPM.

Após o lançamento do seu primeiro carro elétrico, o Berlina SU7, que perde cerca de 10 mil euros em cada unidade comercializada, ao que se junta uma queda significativa nos prazos de entrega, a Xiaomi anunciou que está desenvolvendo um novo motor V8 elétrico capaz de alcançar uma potência de 578 cv às 27.200 RPM. A estimativa é que até o final do projeto o propulsor consiga atingir 35 mil RPM.

Conheça o novo motor V8 elétrico da Xiaomi

O novo motor V8 elétrico da Xiaomi chegará para se juntar aos propulsores V6 e V6s da família HyperEngine, estreados no SU7, que buscam substituir os motores de combustão a gasolina nesta nova era de modernos carros elétricos.

A referência a motores de seis e oito cilindros em V, que transmitem para o universo de automóveis a combustão, apesar de serem cada vez menos populares, até pode fazer sentido. Os motores utilizados no carro elétrico da Chinesa, disponíveis nas configurações de tração traseira e integral, possuem uma potência de 230 kW (299 cv) e 275 kW (374 cv), respectivamente. O V6 disponibiliza um torque de 400 Nm e usa uma arquitetura de 400V.

Novo motor V8 elétrico Chineses estão trabalhando em propulsor capaz de atingir potência de 578 cv a 27.200 rpm
Foto: ilustração do Motor V8 elétrico da Xiaomi/Divulgação

O V6s, por sua vez, possui um aumento de torque para 500 Nm, mas já recorre a uma arquitetura de 800V. Em ambos os casos, o regime máximo é alcançado às 21 mil RPM.

O carro elétrico da Xiaomi promete uma velocidade máxima de 265 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,78 segundos. Voltando ao motor V8 elétrico da Xiaomi, segundo o site espanhol “Diário Motor” afirmam que a chinesa planeja iniciar a produção do propulsor em 2025, o qual será introduzido em seus novos carros elétricos.

Motor V8 elétrico da Xiaomi poderá alcançar 35 mil RPM

A Xiaomi lançará o seu motor V8 elétrico ainda mais avançado, seguindo o exemplo da Tesla com os seus rotores com motores de carbono. O fabricante norte-americano desenvolveu uma técnica para aplicar um revestimento de carbono no motor por meio de uma malha, o que permitirá criar rotores de alta resistência, capazes de alcançarem maiores velocidades de rotação e mais potência. A expectativa é que o motor V8 elétrico da Xiaomi alcance as 35 mil RPM.

Vale destacar que, além do sedan SU7, a Xiaomi anunciou em setembro do último ano o SSC SC-01, um carro elétrico esportivo com características de modelos clássicos a combustão.

Em chinês, o sedan elétrico é chamado de XiaoPaoChe, que na tradução livre é algo semelhante ao pequeno esportivo. O veículo pesa apenas 1.370 kg devido ao seu chassi de aço tubular. Desta forma, os 431 cavalos de potência e a tração integral oferecida pelos dois motores elétricos são suficientes para levarem o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 3,5 segundos.

Novo motor revolucionário de 500 cavalos

Além deste novo motor V8 elétrico da Xiaomi, uma empresa chamada Equipmake, sediada em Norfolk, Reino Unido, desenvolveu o motor HPM-400, um novo motor elétrico de apenas 40 kg, mas com uma potência excepcionalmente alta, marcando um potencial avanço na indústria automotiva global.

Com 30 kg de motor e 10 kg de inversor de carboneto de silício, possui capacidade para entregar um máximo de 400 kW, o equivalente a 544 cavalos de potência e 250 Nm, ao mesmo tempo em que gira até às 20 mil RPM. Com uma densidade de potência extraordinária, o motor HPM-400 é reconhecido como o mais potente do mundo e foi apresentado na conferência “Future Propulsion”, realizada no último ano no Reino Unido.

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x