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Novo motor rotativo desperta curiosidade na indústria automotiva com potência 5 vezes maior que a dos modelos a diesel e peso inferior a 20 kg

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 27/05/2024 às 16:10
Novo motor rotativo desperta curiosidade na indústria automotiva com sua potência 5x maior que a dos modelos a diesel 
Foto: Motor Rotativo/dall-e

LiquidPiston desenvolve novo motor rotativo que promete revolucionar a indústria automotiva, sendo até 5 vezes mais potente que modelos a diesel que já existem no mercado.

O motor rotativo é uma das invenções mais fascinantes e inovadoras na história dos motores de combustão interna. No entanto, ele possui algumas desvantagens, como alto consumo de combustível, baixo torque, emissões elevadas e lubrificação complexa. Apesar desses desafios, há maneiras de superar essas limitações e criar uma nova geração de motores rotativos que possam superar os motores convencionais na indústria automotiva.

Motor rotativo da LiquidPiston pesa menos de 20 kg

A Liquid Piston é a empresa que está desenvolvendo e fabricando o novo motor rotativo chamado X-Engine. Se trata de um motor sem pistões que opera em um ciclo termodinâmico patenteado chamado ciclo híbrido de alta eficiência (HC).

Ao contrário dos motores convencionais, o motor X-Engine usa um único rotor que realiza tanto a compressão quanto a expansão do fluido de trabalho, resultando em maior eficiência e menores emissões.

A empresa afirma que seu novo motor XTS 210 é um avanço na tecnologia de motores rotativos da indústria automotiva que resolve os problemas de eficiência, lubrificação e tipo de combustível dos motores rotativos Wankel convencionais.

O XTS 210 é um motor sobrealimentado e refrigerado a líquido de dois tempos que alega ter cinco vezes mais potência do que um motor a diesel de tamanho ou peso equivalente e três vezes mais torque. Ele é destinado a aplicações militares comerciais e aeroespaciais, onde alta densidade de potência, eficiência de combustível e capacidade de uso de vários tipos de combustível são importantes.

O novo motor rotativo possui aproximadamente o tamanho de uma bola de basquete, pesa 19 kg e tem um deslocamento de 210 cm³. Ele pode funcionar com vários tipos de combustível, incluindo diesel e querosene de aviação.

Como funciona o novo motor rotativo?

A empresa tem como objetivo cerca de 20 kW e 29,4 Nm de torque, ambos a 6.500 Rotações Por Minuto. Segundo a Liquid Piston, esses números são comparáveis aos 18,8 kW e 63 Nm de pico do motor diesel coler KDW 13E 536A, que é aproximadamente cinco vezes o tamanho físico do XTS 210 e mais de quatro vezes o seu peso.

O design do XTS utiliza apenas duas peças móveis principais, um rotor e um eixo. O rotor tem uma forma trilobular que se encaixa dentro de uma carcaça com duas lobos, criando três câmaras de combustão que passam pelos quatro estágios do ciclo HC, sendo eles admissão, compressão, potência e exaustão.

Motor XTS em comparação aos motores a diesel tradicionais/Reprodução – youtube

O eixo está conectado ao rotor por um sistema de engrenagem planetária que permite que o rotor gire em uma velocidade diferente do eixo, otimizando o desempenho do novo motor rotativo da indústria automotiva.

No XTS 210 a câmara de combustão permanece estacionária e tem uma forma arredondada. Esse design tem uma vantagem única, é possível alcançar uma alta compressão simplesmente tornando a câmara menor. Além disso, como a câmara não se move, é possível injetar combustível diretamente nela, uma característica que o motor Wankel não podia oferecer. 

Motor rotativo deve chegar ao mercado ainda em 2024

O que é verdadeiramente notável é sua versatilidade para funcionar com uma variedade de combustíveis, incluindo diesel, gasolina, hidrogênio e propano.

Atualmente, a Liquid Piston está se concentrando em aperfeiçoar o novo motor rotativo com ênfase específica em sua compatibilidade com o combustível de jato JP8, que é de grande importância nos setores de defesa e aeroespacial.

Um marco significativo na jornada da Liquid Piston é seu contrato recente com o exército dos Estados Unidos, totalizando uma quantia substancial de 9 milhões de Dólares.

Esse contrato elevou seus ganhos totais com contratos militares para além da impressionante marca de 30 milhões de dólares. Com esse novo apoio, a Liquid Piston está se preparando para comercializar o novo motor rotativo e podemos esperar a entrega de um protótipo ainda em 2024.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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