Novo motor híbrido ‘stealth’ da Rolls-Royce promete revolucionar o setor militar. O novo motor para tanques de guerra funciona com bateria e promete deixar o veículo mais furtivo e com até 1.475 hp de potência.
Rolls-Royce revoluciona com motor híbrido ‘stealth’ para tanques de guerra: A Rolls-Royce revelou recentemente um novo conceito de motor híbrido ‘stealth’ a diesel, projetado para tornar tanques de guerra e veículos militares semelhantes mais eficientes e menos detectáveis pelos inimigos. Apresentado na edição 2024 da Eurosatory, uma das maiores feiras da indústria militar, este motor inovador promete aumentar a furtividade e a eficácia no campo de batalha, marcando um avanço significativo na tecnologia militar.
Novo motor da Rolls-Royce entrega até 1.475 hp de potência
A Rolls-Royce apresentou seu novo conceito de motor híbrido ‘stealth’ a diesel para veículos militares na feira Eurosatory 2024. A ideia melhora a eficiência e a furtividade de tanques de guerra, por exemplo.
Desenvolvido pela divisão Power Systems da Rolls-Royce, o novo motor para tanques de guerra é uma variante de dez cilindros da série MTU 199. Ele pode entregar mais de 1.475 hp e é desenvolvido para fornecer energia adicional aos veículos blindados para atuar em sistemas futuros (como lasers militares).
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O novo motor da Rolls-Royce híbrido, que tem uma unidade de propulsão elétrica a bateria, ocupa pouco espaço e reduz significativamente o consumo de combustível, o que melhora sua autonomia nas missões.
O principal destaque do novo motor híbrido ‘stealth’ é sua capacidade de operar de forma silenciosa e reduzir a assinatura de calor dos tanques de guerra. Assim, o propulsor deixa a detecção dos tanques mais difícil, o que aumenta a capacidade de camuflagem dos veículos, especialmente em baixas velocidades.
Rolls-Royce se pronuncia sobre a chegada do seu novo motor para tanques de guerra
O conceito de motor híbrido a diesel foi desenvolvido pela divisão Power Systems da Rolls-Royce. O novo propulsor é uma variante de dez cilindros da série MTU 199, usada pelas forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a mais vendida em sua classe de motores de tanque, segundo a Rolls-Royce.
Segundo o Chefe de Desenvolvimento de Motores e Sistemas Militares da Rolls-Royce Power Systems, Christian Wolf, em comunicado da empresa, esse novo motor para tanques de guerra expandirá as possibilidades operacionais dos futuros veículos blindados de uma forma que antes era quase inimaginável.
Para conseguir funcionar com a parte barulhenta a diesel desligada, é como se o novo motor híbrido ‘stealth’ fornecesse cobertura para o tanque de guerra. Nesses casos, os sistemas são alimentados por baterias em vez do motor em marcha lenta. Outra vantagem do novo motor para tanques de guerra é que, em altas velocidades, o acionamento elétrico junto com o diesel aumenta a aceleração.
Rolls-Royce também foca no setor de aviação
Além deste novo motor da Rolls-Royce para tanques, a empresa também desenvolveu um propulsor a jato movido a hidrogênio verde. Este propulsor, desenvolvido pela empresa em uma instalação militar nas planícies de Salisbury, na Inglaterra, pode um dia levar a grandes mudanças na indústria da aviação. Isso porque a unidade funciona com hidrogênio. E esta é a primeira vez que um motor de avião moderno funciona com o combustível verde.
A curto prazo, o foco dos engenheiros é demonstrar que é possível operar e controlar um motor a jato usando hidrogênio, em vez de combustíveis de aviação convencionais.
A longo prazo, o objetivo é que a energia proveniente do hidrogênio desempenhe um papel essencial para a indústria de aviação. Permitindo que o setor siga crescendo, porém reduzindo suas emissões de gases poluentes.