1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Novo motor de 1 tempo de 500cc oferece eficiência e potência equivalente a um motor de 2000cc, quatro vezes superior aos motores tradicionais
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Novo motor de 1 tempo de 500cc oferece eficiência e potência equivalente a um motor de 2000cc, quatro vezes superior aos motores tradicionais

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 02/01/2024 às 23:44
Atualizado em 05/01/2024 às 19:39
Novo motor de 1 tempo de 500 cc oferece desempenho comparável a motores de 2000 cc
Foto: Reprodução/Youtube

Desenvolvimento de um revolucionário motor de 1 tempo de 500cc em andamento, oferecendo a eficiência e potência equivalente a um motor de 2000cc, quatro vezes superior aos motores tradicionais.

Em 2019, a INNengine, uma empresa inovadora da Espanha, anunciou o desenvolvimento de um revolucionário motor de 1 tempo. Embora este novo motor de 2000cc mantenha o uso de pistões e cilindros, ele se distingue por uma configuração única e a incorporação de várias tecnologias avançadas. Mais compacto e leve que os motores convencionais de pistões e cilindros disponíveis no mercado, ele se equipara em potência a um motor de 2000cc. Promete não apenas uma eficiência aprimorada, mas também um desempenho superior.

Empresa conta com dois conceitos de motor de 1 tempo

A INNengine patenteou e desenvolveu dois conceitos de motor de 1 tempo, sendo eles o e-REX e o REX-B. Os dois modelos contam com tecnologia de motor 1Stroke, patenteada pela marca. Desta forma, eles possuem 4 vezes mais potência do que um motor de quatro tempos convencional e duas vezes mais que um motor de dois tempos.

O propulsor E-REX, equivalente a um motor de 2000cc, foi desenvolvido para substituir os motores de 4 tempos convencionais e todas as aplicações atuais e muito mais.

A sua tecnologia de ponta reduz o consumo e as emissões de poluentes em comparação com qualquer motor de 4T moderno, ao mesmo tempo que é 4 vezes mais potente e compacto. Depois de centenas de horas de testes e de ter alimentado um carro de demonstração, o seu motor e-REX alcançou o TRL6 e está no caminho certo para atingir o TRL9.

Já o REX-B é uma simplificação do e-REX apenas em conceito, entretanto não em qualidade. Construído para satisfazer os padrões da indústria aeroespacial, o REX-B substituirá os motores 2Stroke nas aplicações onde a potência bruta, a simplicidade, a ultracompacidade e o custo são apenas desejáveis, mas não fundamentais.

Novo motor de 1 tempo é 70% mais leve 

Segundo a empresa desenvolvedora, se o cliente pudesse escolher um motor dos sonhos para aplicações de longo alcance, ele deveria ser leve e pequeno para deixar espaço extra para baterias e motores, teria vibração 0 para não interferir na experiência elétrica suave. E como os carros elétricos já são suficientemente caros, teriam de ser simples e baratos de se produzir.

O novo motor de 500cc, equivalente a 2000cc, é tudo isso e muito mais, sendo mais eficiente que um motor tradicional, entretanto, menor e duas vezes mais potente que um motor de 2 tempos.

Sem cambota, válvulas, sem árvores de cames ou cabeça de cilindro, o novo motor de 1 tempo é 55% mais pequeno e 70% mais leve do que qualquer outro motor. As partes móveis do propulsor e o equilíbrio o tempo todo e em todos os três planos fazem a retirada da vibração.

Utilizações do novo motor de 500cc

Atualmente, a empresa está atuando com o CMT da Universidade de Valência para desenvolver o e-REX para satisfazer o padrão europeu de emissões (EU7) quando for implementado em 2025. Olhando ainda mais longe, a empresa fará do novo e-REX, equivalente a um motor de 2000cc, o motor de hidrogênio verde perfeito para atingir 0 emissões.

Apesar do objetivo a médio prazo ser o EU7 Ready, há diversas aplicações onde a empresa espera implementar o e-REX mais cedo. Entre elas estão:

Aviação: Seu tamanho, peso e compactação de potência, assim como a falta de vibração, fazem dele um motor perfeito para alimentar drones e aeronaves, suprimindo a necessidade de turbina extra.

Gerador de Energia: Toda nova geração de geradores portáteis, ultraeficientes e ultraleves, projetados especificamente para atender aos requisitos mais exigentes nos locais e menos acessíveis. 

Marítimo: A empresa também implementou sua solução aos sistemas hidráulicos de iate/barco. Além das vantagens já mencionadas, o motor também funciona bem de cabeça para baixo, protegendo contra qualquer mau funcionamento em caso de capotamento.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x